Chioro chama de “atentado” o projeto do PSDB para proibir médicos cubanos

Jornal GGN – O ministro Arthur Chioro disse nesta sexta-feira (27) que o PSDB tentar barrar a introdução de médicos cubanos no programa Mais Médicos é um “atentado contra a população” por “motivação política”. Com um projeto de decreto legislativo, senadores tucanos querem anular a contratação de 11,4 mil profissionais da Ilha, que ajudam no atendimento básico à saúde dos brasileiros. 

“É lamentável. Na prática, acaba com o Mais Médicos. (…) Aqueles que diziam nas eleições passadas que não acabariam com o programa agora mostram a sua verdadeira face”, disse o ministro da Saúde. Durante a eleição de 2014, o então candidato Aécio Neves afirmou que não acabaria com o projeto, mas apresentaria “melhorias” e reduziria o poder do governo Cubano sobre o programa.

Ainda segundo Chioro, “questionar a relação do Brasil com uma instituição centenária como é a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), braço da Organização Mundial de Saúde, e tornar nulo o convênio do Brasil com a OPAS que permite que mais de 11,4 mil médicos cubanos possam atuar na região de floresta, nas aldeias indígenas, nos quilombolas, no semiárido, nas regiões mais críticas do País, é um atentado contra a população e contra as próprias prefeituras do PSDB, já que 65% delas participam do Mais Médicos, inclusive com médicos cubanos.”

O projeto de decreto foi apresentado por Cassio Cunha Lima (PB) e Aloysio Nunes Ferreira (SP), líder e vice-líder do partido de oposição no Senado. Indignado, Chioro disse não entender “como é que alguém comprometido com a saúde pública pode propor isso”.

Com informações do Estadão

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Aécio você tem plano de saúde

    Aécio você tem plano de saúde o povo não! Será que o democrático Tancredo faria isso, acho que não!?

  • É isso. A mesma elite que

    É isso. A mesma elite que obriga os nossos cursos de medicina praticamente só formar para atender esse até com cirurgias plásticas por pura vaidade  e ser atendidas em luxuosos hiospitais, o povão só pode contar com os médicos cubanos. Deeveeri todo mundo ser obrigado só ter como ser atendido em posto de saúde pública e lá da periferia

     

  • Cada pessoa que morrer no

    Cada pessoa que morrer no local onde os médicos cubanos atendiam, caso passe esse projeto, deverá ser debitado na conta do PSDB. 

    Espero que as familias processem o PSDB.

    • Isso é exatamente o que a

      Isso é exatamente o que a presidente deveria dizer em rede nacional, com todas as letras e de forma firme e clara. Ah, esqueci, Dilma Rousseff não é Cristina Kirschner. Lamentável.

  • O Brasil é um avião e a

    O Brasil é um avião e a oposição um co-piloto alemão, que, junto como PMDB trancou a presidenta do lado de fora da cabine.

  • A tentativa de sangar o

    A tentativa de sangar o governo, para utilizar a palavra do Aloysio Nunes, já está atingindo tons de crueldade. Nada mais a acrescentar.

  • é o sucesso do programa...

    o que mais aflige os representantes tucanos dos planos de saúde particulares e cada vez mais caros não são os pontos discutíveis do mais médicos, é o seu sucesso, é a boa saúde dos grupos que passaram a ter um tratamento decente, barato e muito mais eficiente do que os de grandes hospitais e clínicas particulares

    o que aflige realmente os tucanos não são os problemas antigos do Brasil, é o Novo Brasil sem problemas

  • Para que médicos? para que

    Para que médicos? para que dentistas? Para que Saúde da Família? Vamos acabar com essa mordomia de saúde para todos. Quem quiser que banque sua doença, né não? O PSDB quer assim, e o congresso vai apostar no cancelamento da saúde?

  • CHIORO ... É SÓ O PT TRABALHAR!

    Cobra dos parlamentares PetistaS (deputados e senadores) a defesa do Projeto. É só subirem na Tribuna do Congresso, do Senado, e falar o que o PSDB tá armando... É só os deputados petistas "grudarem"  esse atentado no PSDB. A história acaba rapidinho. Tem que dar nome aos bois (Aécio, Cassio, Aloysio, Caiado etc)  Agora, com essa lentidão, essa falta de coragem dos Petistas de brigarem na Tribuna. Aí fica difícil... Os caras da oposição não estão dormindo pra arranjar um jeito de prejudicar o PT no outro dia de manhã. Agora que tem um monte de parlamentares do PT dormindo até tarde, isso tem Chioro. Aí complica, né? 

  • Mais médicos

    Nada menos que isto poder-se-ia esperar do tucanato. Que se danem as pessoas que são atendidas pelos médicos vindos de Cuba e também de outros países (em menor quantidade). Diga-se que vieram porque os nossos médicos formados em nossas universidades, (estou dizendo dos recemformados porque os outros já devem ter se estabelecido) não se dignaram a ir para os recantos mais longíncuos e inóspitos desta Terra Brasilis. Mas o povão que se dane. Isto é de uma covardia sem tamanho; colocar questões partidárias e ideológicas à frente das necessidades das pessoas que mais precisam. Será que é medo do VIRUS do comunismo escondido por baixo dos jalecos cubanos? Hem seu Cassio Cunha Lima e Aloysio Nunes Ferreira? E por falar em Aloysio Nunes Ferreira, foi você mesmo que foi exilado por ter idéias subversivas? Onde? Que idéias? Você era de esquerda? Era? Não diga... Ah, me lembrei, o muro de Berlim caiu e junto com ele a máscara de muitos. Agora entendi.

Recent Posts

Governo federal organiza força-tarefa para trabalho no RS

Escritório de monitoramento em Porto Alegre vai concentrar dados sobre ações a serem tomadas por…

3 horas ago

Justiça anula votação e interrompe venda da Sabesp

Decisão afirma que Câmara dos Vereadores de São Paulo aprovou texto sem realizar audiência pública…

4 horas ago

União e Espírito Santo rejeitam proposta da Vale/Samarco

Oferta de compensação apresentada pelas mineradoras “não representa avanço em relação à proposta anterior (...)”

6 horas ago

Concurso Nacional Unificado é adiado por estado de calamidade do RS

"O nosso objetivo, desde o início, é garantir o acesso de todos os candidatos", disse…

7 horas ago

Ministro Alexandre de Moraes determina soltura de Mauro Cid

Ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro assinou acordo de colaboração premiada; militar estava preso desde…

7 horas ago

A pequena recuperação da indústria, por Luís Nassif

Em 12 meses, a indústria geral cresceu 2,27%. E, em relação ao mesmo período de…

7 horas ago