Coronavírus: Merkel enfrenta oposição de parlamentares às novas medidas

Jornal GGN – Angela Merkel enfrentou gritos e protestos no parlamento alemão esta manhã, enquanto delineava os planos de seu governo para um segundo bloqueio “suave”, escreve Philip Oltermann , chefe do escritório do Guardian em Berlim.

A partir de segunda-feira, bares, restaurantes, teatros, piscinas e academias de ginástica fecharão por um mês, e as reuniões públicas serão limitadas a duas famílias ou até dez pessoas. Viagens desnecessárias são desencorajadas e os hotéis são aconselhados a não hospedar turistas. Escolas, creches e lojas permanecerão abertas, no entanto.

Merkel disse na manhã de quinta-feira que a Alemanha estava em uma “situação dramática” ao entrar na estação fria. Com o número de pacientes Covid-19 em terapia intensiva dobrando nos últimos dez dias, disse o chanceler, os hospitais ficariam sobrecarregados “em semanas”, a menos que novas medidas fossem tomadas para conter a disseminação do vírus.

Mas o bloqueio “quebra-ondas” de Merkel foi recebido com gritos de desespero, especialmente dos setores de gastronomia. Apesar das garantias de novos subsídios estatais, restaurantes, bares e hotéis serão duramente atingidos pelos novos fechamentos, apesar de muitos proprietários afirmarem que atenderam de bom grado aos pedidos de novas medidas de higiene até agora. Há poucos dados que sugerem que restaurantes e bares onde os hóspedes usam máscaras tenham causado o recente aumento de infecções.

A extrema direita Alternative für Deutschland (AfD) e o Partido Democrático Livre (FDP) lideraram a acusação contra o segundo bloqueio de Merkel no Bundestag. “Consideramos a paralisação de Merkel do setor de cultura e gastronomia, praticamente toda a vida de lazer de nossos cidadãos, excessiva e inadequada”, disse o co-líder da AfD, Alexander Gauland.

Nem Gauland nem o líder do FDP, Christian Lindner, ofereceram propostas concretas para um plano alternativo, como o fechamento de escolas. Merkel justificou a manutenção de creches e escolas abertas “tendo em vista o significado supremo da educação”.

A agência de controle de doenças da Alemanha registrou na quinta-feira um novo recorde de 16.774 novas infecções nas últimas 24 horas, embora por enquanto a taxa de infecção na Alemanha ainda seja consideravelmente mais baixa do que em países vizinhos como França ou Bélgica.

Com informações do The Guardian.

Redação

Redação

Recent Posts

Justiça anula votação e interrompe venda da Sabesp

Decisão afirma que Câmara dos Vereadores de São Paulo aprovou texto sem realizar audiência pública…

7 segundos ago

União e Espírito Santo rejeitam proposta da Vale/Samarco

Oferta de compensação apresentada pelas mineradoras “não representa avanço em relação à proposta anterior (...)”

2 horas ago

Concurso Nacional Unificado é adiado por estado de calamidade do RS

"O nosso objetivo, desde o início, é garantir o acesso de todos os candidatos", disse…

2 horas ago

Ministro Alexandre de Moraes determina soltura de Mauro Cid

Ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro assinou acordo de colaboração premiada; militar estava preso desde…

3 horas ago

A pequena recuperação da indústria, por Luís Nassif

Em 12 meses, a indústria geral cresceu 2,27%. E, em relação ao mesmo período de…

3 horas ago

Após privatização, tarifas de água aumentaram mais de 100% em comparação à Sabesp

Confira o levantamento comparativo com as tarifas do Rio de Janeiro, após privatização

3 horas ago