Categories: DesenvolvimentoSaúde

Dois norte-americanos e um alemão-americano levam Nobel de medicina

Jornal GGN – O Prêmio Nobel de Medicina foi anunciado nesta segunda-feira (7), e os vencedores são os médicos norte-americanos James Rothman, de 62 anos, da Universidade de Yale; Randy Schekman, de 64 anos, da Universidade da Califórnia, e Thomas Sudhof, de 57 anos, da Universidade Stanford, nos EUA (Estados Unidos). O trio levou o prêmio de US$ 1,2 milhão para a pesquisa sobre como pequenas bolhas chamadas vesículas atuam como cargas portadoras no interior das células, trabalho que envolve uma das atividades mais importantes na comunicação entre células do cérebro e a liberação de insulina.

As descobertas dos vencedores do Nobel aconteceu nas décadas de 1970, 1980 e 1990, e desde então têm ajudado os médicos a diagnosticar uma forma grave de epilepsia e de doenças de imunodeficiência em crianças. No futuro, os cientistas esperam que a pesquisa possa levar ao desenvolvimento de medicamentos contra os tipos mais comuns de epilepsia, diabetes e outras deficiências de metabolismo.

Schekman foi o responsável pela descoberta de um conjunto de genes necessários para o transporte de vesículas, enquanto Rothman revelou, em trabalho que perdurou as décadas de 1980 e 1990, como as vesículas liberavam suas cargas para os lugares certos nas células. Nos anos 90, foi a vez da contribuição de Sudhof, que identificou o mecanismo que controla quando as vesículas liberam mensageiros químicos de uma célula cerebral, permitindo que uma se comunique com a outra.

Enquanto Schekman e Rothman são norte-americanos de nascimento, Sudhof nasceu na Alemanha, mas se mudou para os EUA em 1983, época em que também teve sua cidadania norte-americana aceita. Rothman e Schekman já haviam ganhado o Prêmio Albert Lasker em 2002 por conta de suas pesquisas – premiação muitas vezes vista como uma precursora de um Nobel. Já Sudhof ganhou o prêmio Lasker este ano.

O Prêmio Nobel deve anunciar, ainda nesta semana, os vencedoras na categoria de Física, Química, Literatura, Paz e Economia. Cada prêmio está no valor de 8 milhões de coroas suecas (US$ 1,2 milhão). A premiação faz referência ao industrial sueco Alfred Nobel. Os prêmios são oferecidos pelos comitês em Estocolmo e Oslo desde 1901. Os vencedores sempre recebem seus prêmios em 10 de dezembro, aniversário da morte de Nobel, em 1896.

Os vencedores do Nobel de Medicina do ano passado foram o britânico John Gurdon e o japonês Shinya Yamanaka por suas contribuições à ciência celular.

Com informações da AP

Redação

Redação

Recent Posts

Moody’s muda perspectiva da nota de crédito soberano do Brasil

Agência coloca prognóstico em patamar positivo; caso mudança de nota de crédito se confirme, país…

9 horas ago

“Cuidar da floresta é mais rentável que derrubar árvores”, afirma Lula

Presidente fala sobre temas que interessam ao Brasil e ao Japão às vésperas da visita…

10 horas ago

Presidente Lula sanciona mudanças na tabela do Imposto de Renda

Isenção tributária chega a quem recebe até dois salários mínimos no mês; em SP, presidente…

10 horas ago

Estratégia federal vai aumentar uso da bactéria wolbachia contra a dengue

Soltura de mosquitos infectados está programada para ocorrer em julho; objetivo é reduzir casos a…

12 horas ago

Sindicatos seguem em luta contra privatização da Sabesp

Vereadores discutem mudar legislação para que capital paulista seja inclusa no plano de venda da…

12 horas ago

Em defesa prévia, Moro diz que CNJ está gastando “dinheiro público inutilmente” para investigar seus abusos

Trabalho da Corregedoria do CNJ pode abrir caminho para ação na esfera penal contra o…

12 horas ago