Outros estados abdicam de doses da vacina para enviar ao Amazonas

Jornal GGN – Governadores de outros estados brasileiros decidiram abrir mão de doses de vacinas para disponibilizar ao Amazonas, que enfrenta hoje uma crise sanitária sem precedentes, pela falta de oxigênio e aumento no número de internações por Covid-19.

Os representantes dos outros estados fecharam o acordo para que o Ministério da Saúde não envie as doses que iriam receber nos próximos dias e sejam dirigidas ao estado do Amazonas. A decisão foi tomada no Fórum de Governadores, coordenado pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT).

Eles chegaram a um acordo de 5% de todas as futuras doses das vacinas Coronavac e AstraZeneca que seriam enviadas aos demais estados, o que signitica cerca de 300 mil doses.

“Tivemos aprovação por parte dos governadores para que na distribuição desse novo lote de vacinas de mais de 6 milhões de doses a gente possa tirar uma fatia maior, cerca de 5%, para que a gente possa viabilizar a vacinação em Manaus e nesses municípios mais afetados, inclusive na divisa com outros Estados”, informou o governador.

Em resposta, o governador do Amazonas, Wilson Lima, agradeceu: “Amigo Wellington e demais governadores, nossa situação é de fato muito preocupante e logo irá atingir outros Estados. Agradeço o apoio nesse sentido.”

Além do Amazonas, os governadores também decidiram incluir nesses repasses adicionais de vacinas os municípios do Pará que fazem fronteira com o Amazonas.

“Concordo (com a proposta) e peço ajuda para incluir o Pará, estou no Oeste do Estado (área divisa), aqui a segunda onda chegou”, alertou o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).

O alerta feito por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz Amazônia é de que a doença disseminada em Manaus e demais cidades do estado foi provocada por uma mutação do vírus, mais contagioso e fatal que o primeiro que atingiu o país.

 

Redação

Redação

View Comments

  • Pois é.
    AM negou evidências, apostou na estupidez de rebanho, manteve tudo-como-se-nada-houvesse de errado, e agora vai dividir as já quase nenhumas vacinas dos outros.
    Solidariedade ou prêmio aos irresponsáveis?

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

11 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

12 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

12 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

13 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

13 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

13 horas ago