Ritmo do crescimento de mortes por Covid-19 aumenta em estados como MA, RS e SE

da Fiocruz

Ritmo do crescimento de mortes por Covid-19 aumenta em estados como MA, RS e SE

Um novo indicador para monitorar o andamento da epidemia de Covid-19 – que vem sendo utilizado pela equipe de pesquisadores do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict), da Fiocruz – revelou que, na última semana, o Brasil apresentou uma pequena redução no ritmo de crescimento do total de óbitos causados pelo novo coronavírus. Porém a situação em alguns estados é bem diferente: o aumento de óbitos vem ocorrendo de forma mais acelerada, especialmente no Rio Grande do Sul, Sergipe, Maranhão, Amazonas, Alagoas, Pará, Paraíba, Pernambuco, Espírito Santo, Piauí e Rondônia.

O indicador utilizado é o tempo que o país e os estados brasileiros levam, em dias, para duplicar o total de óbitos. Ou seja, quanto maior o tempo para duplicar o total de óbitos, mais lento é o crescimento da epidemia. Para chegar a essa e outras conclusões, os pesquisadores do Icict estão usando a ferramenta online MonitoraCovid-19, desenvolvida no próprio instituto, e que está aberta ao público. Leia a nota técnica.

Desde que o Brasil registrou o primeiro óbito por Covid-19, em 20 de março, o total de mortos pelo novo coronavírus vinha dobrando a cada cinco dias. Porém, na última vez que duplicou o total de casos o país apresentou um prazo maior: sete dias. Esse número é similar ao da França, que, no entanto, tem mais tempo de epidemia (seu primeiro caso foi registrado duas semanas antes do Brasil). Na média desde o primeiro caso, o Brasil, com duplicação a cada cinco dias, tem um ritmo de crescimento similar aos Estados Unidos e está com aceleração mais acentuada que França, Espanha, Reino Unido, Irã e Itália.

Nos estados

Utilizando esse mesmo indicador para analisar a situação dos estados brasileiros, a equipe do Icict constatou que o estado que apresenta o maior ritmo de crescimento do total de óbitos é o Maranhão, onde a duplicação de casos vem ocorrendo em média a cada cinco dias. Em seguida, vem Amazonas, Alagoas, Pará, Paraíba, Pernambuco e Rondônia, onde a duplicação de óbitos é registrada em média a cada seis dias.

Em 27 de abril, entretanto, percebe-se que dois estados aumentaram bruscamente o ritmo de aceleração no total de óbitos: Rio Grande do Sul e Sergipe. O tempo para duplicação de vítimas fatais da doença caiu à metade, em relação à média, no último registro nesses dois estados. O Rio Grande do Sul apresentava duplicação a cada 16 dias, em média, mas, na última verificação, o indicador caiu para oito dias. No caso de Sergipe, o estado passou da média de 12 dias para apenas seis dias na última duplicação.

Entre os estados com menor média de duplicação, registrou-se maior aceleração no total de óbitos no último registro em Alagoas (da média de seis para quatro dias na última duplicação), Rondônia (de seis para quatro dias) e Pará (de seis para cinco dias). Outros estados que chamam a atenção pelo maior crescimento do total de óbitos verificado no último registro são Espírito Santo (de oito para cinco dias), Piauí (de sete para cinco dias) e Rondônia (de seis para quatro dias).

Por outro lado, alguns estados vêm aumentando o tempo para duplicar os casos. Os que mais se destacam são o Paraná (de uma média de 10 dias para 15 dias na última duplicação), o Amazonas (de seis para 10), o Amapá (de sete para 10 dias), Paraíba (de seis para oito dias) e Rio de Janeiro (de sete para nove dias).

Em São Paulo, o estado com maior população do Brasil e com maior número de mortes, houve uma pequena melhora no ritmo de crescimento, de uma média de oito para nove dias na última duplicação. Em Minas Gerais, estado com a segunda maior população do Brasil (quase 21 milhões de pessoas), o ritmo de crescimento do total de óbitos aumentou um pouco, da média de 13 dias para 12 dias na última duplicação.

A comparação entre estados deve levar em conta que cada governo estadual tem suas próprias medidas de contenção da epidemia – ou seja, políticas diferentes que podem gerar resultados distintos. De acordo com a última nota técnica do MonitoraCovid-19, “a aceleração ou desaceleração do crescimento pode ocorrer em função de diversos fatores, tais como: o estabelecimento de medidas mais ou menos restritivas para as atividades econômicas; redução da oferta ou mesmo proibição de linhas de transporte inter e intramunicipais; e a capacidade de diagnóstico clínico e laboratorial, entre outros”.

Interiorização

Existe uma tendência à interiorização da epidemia, que está chegando de forma acelerada aos municípios de menor porte do país. A pandemia iniciou sua propagação inicialmente em grandes metrópoles, ligadas por linhas aéreas. Nas últimas semanas, a quase totalidade das grandes cidades (mais de 100 mil habitantes) apresentou casos da doença. Cerca de 44% das cidades médias (20 mil e 50 mil) já possuem casos e a tendência é a emergência de ciclos de transmissão em cidades pequenas.

O avanço do Covid-19 em direção às cidades menores revela uma situação preocupante em razão da sua menor disponibilidade e capacidade dos serviços de saúde. Isso implica na busca pelo atendimento direcionada aos centros urbanos de referência para o tratamento da doença, o que tende a ampliar a pressão sobre os serviços de saúde nas grandes cidades. Esse já é um quadro preocupante em cidades polo, como Manaus, que atende não só os moradores do município, mas também de pessoas vindas de um conjunto de pequenas cidades e vilas situadas ao longo de rios.

Redação

Redação

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

7 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

8 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

8 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

9 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

9 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

9 horas ago