Dez dias após protestos, Beto Richa anuncia saída de Francischini

Jornal GGN – Dez dias após a repressão violenta dos protestos de professores e outros servidores públicos grevistas, o governo do Paraná, capitaneado por Bito Richa (PSDB), anunciou nesta sexta-feira (8) a saída de Fernando Francischini (Solidariedade) da Secretaria de Segurança do Estado. Nesta quinta-feira, após entrar em rota de colisão com Francischini, o então comandante-geral da Polícia Militar, coronel Cesar Vinícius Kogut, entregou o cargo a Richa. 

O delegado da Polícia Federal Wagner Mesquita, que atuava como coordenador da Área de Inteligência da Secretaria de Segurança, assumirá o cargo de Francischini, segundo informações do G1.

Kogut e Francischini protagonizaram um embate público após os protestos do dia 28 de abril, contra a votação de um projeto de Beto Richa que altera a previdência dos servidores públicos para ajudar o Estado a pagar suas contas. A ação repressiva da Polícia Militar foi pautada por violência, e deixou cerca de 200 feridos, a maioria professores.

Kogut, na saída, agradeceu ao efetivo da Polícia Militar pelo apoio, e afirmou que sai de cabeça erguida. O coronel, dias antes, revelou que Francischini foi avisado “inúmeras vezes” de que a operação contra os manifestantes poderia resultar em inúmeros feridos. O ex-secretário de segurança, entretanto, disse que a responsabilidade era toda da corporação e lamentou o descontrole da ação policial.

A saída de Francischini é a terceira baixa no Estado governado por Richa após os protestos. Essa semana, a professora Ana Seres Trento – ligada ao presidente do PSDB do Paraná, que disse que a greve dos professores é coisa do PT – assumiu a Secretaria de Educação no lugar de Fernando Xavier Ferreira. 

Leia mais:

Nova secretária de Educação do Paraná apoiou tucano que desqualificou greve

A política se Segurança Pública de Beto Richa e Francischini

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Dias contados não, horas contadas...

    Ele já entregou a carta de demissão pro Rixa - http://glo.bo/1JvYESE

    (Não errei o nome do governador, não. Ele tem rixa com os professores mesmo)

    Governo do Paraná anuncia saída de Fernando Francischini da Segurança

    Anúncio foi feito nesta sexta (8); Francischini estava no cargo desde janeiro.
    Delegado da Polícia Federal Wagner Mesquita assume interinamente.

     

    Adriana Justi e Thais KaniakDo G1 PR

    FACEBOOKFrancischini sai do cargo em meio à crise
    (Foto: RPC/Reprodução)

    O Governo do Paraná anunciou, nesta sexta-feira (8), a troca do secretário de Segurança Pública – sai Fernando Francischini e entra Wagner Mesquita interinamente. A mudança ocorre em meio à crise envolvendo a Polícia Militar (PM) que entrou em confronto com os professores, deixando mais de 200 pessoas feridas em Curitiba. De acordo com o governo estadual, Franscischini pediu demissão.

    Mesquita é delegado da Polícia Federal e atuava como coordenador da Área de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública. Francischini havia sido nomeado para o segundo mandato do governandor Beto Richa (PSDB), que começou em janeiro deste ano.

    Na quinta (7), o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná César Vinícius Kogut  entregou o cargo. O coronel Carlos Alberto Bührer Moreira, chefe do Estado Maior da PM, vai assumir as funções de Kogut interinamente.

     

  • Ja era hora

    Cairam o comandante da PM, como praxe, e o Secretario de Segurança, o sanguinario Francischini. E agora, como o Nero do Parana tera moral para continuar seu governo? E a questão das pensões dos funcionarios publicos do Estado? Tudo que li desde o ataque aos manifestantes, é que o governo paranaense esta falido...

    • Pois é, Gão!

      Nada como um dia atrás do outro! Enquanto "eles", e aí incluo alguns da justiça, vivem nesse mar de lama, nossa Presidenta trabalha, e muito, ignorando e se apartando dentro do possível, das injustiças a ela cometidas, por medíocres inconformados, que nada agregam ao nosso país. Viva Dilma!  E fora os que são contra o povo, e que levem junto seus pitbuls!

  • Quem tem que sair é o RICHA ,

    Quem tem que sair é o RICHA , pô !! Os caras estavam comemorando e torcendo pelos gorilas da PM quando houve o massacre dos professores. Tem até vídeo na Internet, e agora o Secretário vai pagar o pato sozinho !?!?! È o fim do mundo !!! E o DOMÌNIO DO FATO, como fica !?!  

     

    Já sei, só vale para o PT ....

     

    "O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES - O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS" 

  • Delegado da PF assumindo o

    Delegado da PF assumindo o cargo de Francischini? Hummm... nesta terra de Richas e Moros não se sabe mais até aonde começam os deveres e terminam os direitos... 

    • Sempre no mesmo meio...

      Onde começam e onde terminam uns e outros  não se sabe, mas é certo que estão sempre entremeados e contaminados de politicagens partidarias das mais abjetas e ilegítimas.

Recent Posts

Tarcísio usou operação contra o PCC para acelerar privatização da Sabesp

Presidente da Câmara era contrário ao projeto, mas voltou atrás ao ser citado como testemunha…

7 horas ago

Governo federal suspende dívida do Rio Grande do Sul por três anos

Isenção dos juros incidentes sobre o estoque da dívida vai liberar mais R$ 11 bi…

8 horas ago

Lula vai anunciar novas medidas de apoio aos cidadãos do Rio Grande do Sul

Vítimas das enchentes devem receber auxílio financeiro imediato, além da inclusão no programa Bolsa Família

8 horas ago

Ex-advogado de Trump confirma pagamento de propina a atriz pornô

Em meio ao julgamento de ex-presidente, Michael Cohen diz que pagou US$ 130 mil do…

10 horas ago

TV GGN Justiça discute estratégias para recuperação financeira no RS

Medidas como a liberação do FGTS e a suspensão de prestações habitacionais amenizam os desafios…

10 horas ago

As margens não são plácidas: um dia tudo transborda, por Maria Betânia Silva

O fenômeno da manipulação de fatos e produção de mentiras se instaurou como a nossa…

10 horas ago