Categories: Ciência

A evolução do cérebro dos primatas

Da Revista Galileu

“Somos apenas grandes primatas”

por Suzana Herculano-Houzel, Neurocientista do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ

O que nos torna especiais e nos distingue dos outros animais? Desde meados do século 19, quando a ciência passou a aceitar que a mente é fruto do funcionamento do cérebro, biólogos, psicólogos e neurocientistas se empenharam em encontrar maneiras de obter características distintivas do cérebro humano que justificassem nossa “superioridade”. Foi nessa mesma época que Darwin nos tirou do berço esplêndido. Se a diversidade animal na face da Terra é fruto da evolução a partir de um ancestral em comum, então nós, humanos, autoclassificados como “os que vêm primeiro” (significado da palavra “primata”), somos feitos à imagem de… outros primatas. Mas, então, por que somos especiais? 

Tamanho absoluto não funciona, pois elefantes e vários cetáceos possuem cérebros maiores que o nosso. Tamanho relativo também não: para o pequeno corpo de um camundongo, seu cérebro é enorme. O conforto chegou quando, nos anos 1950, o neuropaleontólogo Harry Jerison calculou o coeficiente de encefalização e demonstrou que, comparados aos demais mamíferos, “nosso cérebro é de 5 a 7 vezes maior do que o esperado para o tamanho do nosso corpo”. Considere que o tamanho do cérebro cresce junto com o tamanho do corpo na evolução e olhe para gorilas e orangotangos: donos de corpos até três vezes maiores que o humano, o cérebro deles é apenas um terço do nosso. Para o corpo relativamente diminuto que temos, nosso cérebro deveria ser menor que o dos gorilas. Mas não é. Assunto encerrado: somos especiais. 

Mas a ideia de que seríamos especiais não se encaixava com o que eu aprendera na biologia: por que as regras da evolução se aplicariam a todos os outros animais, menos a nós? Após cinco anos de pesquisas determinando e comparando números de neurônios entre espécies de mamíferos, chegamos aos humanos, graças a uma colaboração com a equipe do Banco de Cérebros da USP. Com 86 bilhões de neurônios, não 100, e sendo eles metade das células do cérebro, e não um décimo, mostramos que o cérebro humano é construído exatamente da maneira esperada para um cérebro “genérico” de primata em um corpo de 70 kg – não maior ou com mais neurônios do que o esperado. Sugerimos então que pontos fora da curva seriam não os humanos, mas gorilas e orangotangos, donos ao que tudo indica de cérebros igualmente “normais” de primata, mas corpos exageradamente grandes – o que é facilmente explicável por seu valor adaptativo.

Ou seja: as regras da evolução do cérebro de primatas também se aplicam a nós, como deveriam. Se algo nos torna especial, é a combinação de sermos primatas (e não, por exemplo, roedores, o que nos permite concentrar um grande número de neurônios em um volume pequeno) e, dentre os primatas, os felizes portadores do maior cérebro – e, portanto, do maior número de neurônios. Bons argumentos para Darwin responder aos seus detratores: “Sou primata, sim, e com muita honra”. 

Felizmente, as plateias atuais parecem aceitar bem a afirmação de que também eles, como Darwin e eu, são apenas primatas grandes. Também, pudera: há 150 anos que Darwin nos prepara o caminho.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Governo Federal anuncia repasse de recursos ao RS pela Defesa Civil

Prefeituras e governo estadual poderão cadastrar no sistema demandas para recuperar escolas, creches, hospitais, unidades…

27 minutos ago

Tirem as mãos da Previdência!, por Paulo Kliass

Lula ainda tem tempo para reconsiderar as opções do neoliberalismo que insistem em tomar conta…

2 horas ago

Orçamento de 2025 pode tirar R$ 600 milhões de verbas da Fapesp

Emenda constitucional prevê desvinculação de até 30% das receitas dos Estados, que podem destinar recursos…

2 horas ago

“Os civis já não sofreram mortes e destruição suficientes?”, questiona chefe da ONU, após Israel fechar passagem de ajuda humanitária em Gaza

Israel afirmou que assumiu o “controle operacional” da passagem de Rafah, na fronteira com o…

3 horas ago

Eleitores têm até amanhã para regularizar e transferir título eleitoral

Prazo para atualização de título acaba amanhã para votar nas eleições municipais de outubro de…

4 horas ago

Por que estamos em greve nas Universidades Federais?, por Graça Druck e Luiz Filgueiras

Esse é o quadro das Universidades Federais que levaram à deflagração da greve dos docentes…

4 horas ago