FNDE: a ‘caixa preta’ do MEC

Se tem algum lugar no governo aonde se pode chamar pejorativamente como ‘caixa preta’, porque tudo acontece ali, mas ninguém fica sabendo, é esse Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), sobretudo na área de TI.

É dali que saem bilhões em recursos para a área de Educação e para as compras de TI e telecom, mas tudo é feito quase sem publicidade e é a maior dificuldade depois em se obter informações.

A resposta ali é sempre padrão: “Não temos nada a informar ou não sabemos nada sobre isso”. E essa resposta é sempre dada por pessoas que atendem profissionalmente como “jornalistas”.

Mas é justamente ali em que empresas de informática do cartel de Brasília – que respondem a processos por fraude em licitações – mamaram anos e anos, com o apoio interno de servidores pouco interessados com a chamada “coisa pública”.

A última novidade veio do site Telesíntese, que por sua importância no jornalismo especializado em TI e Telecom, dispensa apresentações.

O site publicou uma reportagem, na qual o MEC estaria preparando um “censo” – que tem mais cara de “auditoria interna” – “para avaliar em todas as escolas com quem mantém programas o uso de tecnologia”, diz a reportagem.

Segundo ainda o Telesíntese , a informação teria partido de uma fonte credenciada no governo e que o objetivo seria “saber a efetividade, por exemplo, do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) e do Um Computador por Aluno (UCA), entre outros”.

E que um projeto piloto começará em outubro em Brasília. “Serão entrevistados professores, diretor e coordenador pedagógico. Se aprovado o piloto, o censo passará a ser nacional, se tudo correr bem, já no início de 2013″, informa Telesíntese.

A metodologia dessa pesquisa com cara de auditoria será “desenhada pelo FNDC”, na metodologia da pesquisa TIC Educação, do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

O Telesíntese procurou o FNDE para obter maiores informações e detalhes sobre o novo censo. Mas, para variar, recebeu a resposta padrão de quem tem pouco interesse em informar sobre o que realmente faz com bilhões de reais da Educação Barsileira:

“A assessoria de imprensa do FNDE informou que não tem conhecimento de nenhum planejamento do órgão para pesquisar recursos tecnológicos nas escolas brasileiras, financiados pelo MEC”.

* O ministro Mercadante ainda terá um longo percurso, antes que consiga desmontar essa caixa preta.

Matéria referenciada no Telesíntese: http://telesintese.com.br/index.php/plantao/20636-mec-avaliara-programas-de-tecnologias-nas-escolas

Fonte: http://www.capitaldigital.blog.br/?p=13652

Redação

Redação

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

11 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

11 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

12 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

12 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

12 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

13 horas ago