A malandragem viária de João Dória Jr, por Luis Nassif

Atualizado às 17h45
João Dória Jr não é um político esperto. Sua última jogada será desvendada em três tempos pela imprensa – que há muito deixou de blindá-lo.
Dória deu dois aumentos para as empresas de ônibus.
O explícito, foi o aumento da passagem para R$ 4,00.
O sub-reptício foi um remanejamento das linhas de ônibus e dos prazos de validade do bilhete único. Foi um aumento pelo avesso. As empresas rodarão menos e, certamente, receberão o mesmo.
Valeu-se do período escolar e da cidade meio esvaziada para implementar seu plano. Agora, os passageiros começaram a montar o quebra-cabeças. Na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, por exemplo, os alunos começaram a mapear as linhas que sumiram.
Dado o primeiro grito de alerta, se seguirá uma atoarda infernal de uma população que se sentirá enganada.
Em Minas costuma-se dizer que o excesso de esperteza engoliu o homem.
É o caso de Dória
A assessoria da SPTrans entrou em contato para se defender. Segue resposta na íntegra:
“Em atenção à matéria publicada pelo Jornal GGN, com o título “A malandragem viária de João Dória Jr”, a SPTrans esclarece que:
O reajuste na tarifa de ônibus foi feito após dois anos de congelamento. O valor atual de R$ 4 ficou abaixo da inflação acumulada no período. O aumento não tem qualquer reflexo na remuneração das operadoras do sistema municipal de transporte público coletivo. As empresas recebem de acordo com uma cesta de índices, que inclui custos como mão-de-obra, manutenção, material rodante, combustível, entre outros. Já a receita proveniente da tarifa é utilizada para cobrir os custos do sistema. Mais: o novo edital de licitação, que está em consulta pública, prevê que as empresas receberão por serviço prestado. Será a primeira vez em que a opinião do passageiro será levada em conta no cálculo da remunerarão das empresas.
Sobre as mudanças de linhas incluídas no edital de licitação, vale lembrar que o documento não é definitivo e está disponível para receber dúvidas e críticas da população. As sugestões de melhorias de trajetos estão sendo feitas para tornar o sistema mais racional e eficiente para os passageiros, reduzindo a sobreposição de linhas e, consequentemente, o intervalo entre os ônibus. As mudanças que forem efetivamente implantadas serão feitas de forma gradativa, em até três anos após a assinatura dos novos contratos.
Especificamente sobre a Cidade Universitária, qualquer eventual mudança proposta manterá o atendimento atual de transporte público no local. Nenhum ponto será desatendido.
Não houve qualquer mudança na validade do Bilhete Único durante o ano de 2017. Além disso, as empresas operadoras não tem qualquer gerência ou influência no funcionamento do sistema de bilhetagem eletrônica que é todo administrado pela SPTrans.”
Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

    • Contra mão.

      O  "paulistano" sabe votar tanto quanto votam nas outra capitais. Ou seja: vota mal, usa critérios burros de escolha.

      Tão "normal" aqui eleger um Dória quanto no Rio eleger um Crivella.

      O brasileiro é terrivelmente despolitizado, na contra mão dos outros povos de América Latina.

      A ignorância tem origens sim. E secularmente cultivada, com esmero, por que de interesse..

  • "Aquilo que é tem muita força"

    Nassif, certamente você conhece essa famosa sentença de Guimarães Rosa, de seu livro mais famoso. Uso-a constantemente, por acreditar nela!  O ser humano não pode jamais "driblar" por muito tempo o seu "aquilo-que-é", é sua verdade, afinal, um dia as máscaras dos demagogos e cínicos caem, e sua face verdadeira é revelada.  Nos mais afoitos, caso de Dória Jr., vaidoso e arrogante como poucos, isso é quase natural.  Poucas vezes vi um homem público se queimar diante de todos com tanta rapidez e intensidade, um suicídio político e pessoal.

    É mais uma ação a desmascará-lo, mais um vexame, mais uma decepção para seu eleitorado.  Não fosse São Paulo o que é, arriscaria dizer que nunca mais se elegeria para nada. Abraço!

    • Se me permite complementar

      Se me permite complementar seu comentário, minha opinião é que uma das misturas mais explosivas existentes é a combinação da arrogância com a ignorância; na vida pública é devastadora, com custo altíssimo para a sociedade. Doria é, para mim, exemplar nos quesitos. Péssimo para São Paulo, que mais uma vez resolveu apostar no desvario. Mas, enfim, como diz meu irmão: a boa educação custa caro. Vai que os paulistanos resolvem aprender dessa vez. Abraço

      • é uma combinação explosiva,

        é uma combinação explosiva, sim...  Só não tenho muita esperança que os paulistanos aprendam tão cedo! Abraço!!!!

  • Constatei isso esta semana

    Pesquisei no GOOGLE MAPS e fui atras da linha de onibus COHAB FAZENDA DO CARMO no terminal de onibus itaquera , para chegar até o local onde precisava ir , e quando cheguei ao terminal fui informado que a linha não existe mais. 

    Como no caso da RAÇÃO HUMANA , onde a proposta é conceder incentivos fiscais a empresas que fornecem comida estragada - as quais seriam jogadas no lixo de qualquer forma , isto é , representam um prejuizo para as empresas - DORIA mais uma vez se mostra um excelente gestor. 

    GESTOR do lucro privado sustentado com dinheiro publico . 

  • E o tal do MPL não percebeu
    E o tal do MPL não percebeu isso? Assim como não se manifestou tb nos aumentos de tarifas nas gestões de serra/Kassab, Kassab/serra desde 2003, ano este acredito de fundação do MPL. Eu já havia postado isso aqui em 2013. Ou seja, o MPL levou 10 anos pra se indignar com o aumento de tarifas justamente em um governo petista. E neste período de 10 anos o aumento de tarifa nominal foi alto, assim como o aumento indireto, afinal o tempo do bilhete era de 4 horas, reduzido pra 2, pelo.serra, além de tirar o benefício do usuário de não considerar as horas do bilhete nos terminais de ônibus, forçando assim de utilizarmos o.bilhete em até 2 horas tb, com isso os ônibus nos terminais saiam lotados,pois não se poderia arriscar em esperar o próximo e expirar.as.2 horas do bilhete.

  • O contrário do gestor. É um INdigestor inábil. Vai ter de recuar

    E manchar mais seu curriculum de político. Dória é da geração do marketing de enganação que ainda acredita que ter uma carinha bonita muda tudo. É mesma mentalidade mesquinha que quer fazer comida velha e de venda recusada nos supermercados, virar farofa para alimentar pobre. 

  • a malandragem....

    A maior lavanderia de dinheiro de Prefeituras por todo o Brasil. Não à toa a reação violenta, imediata, raivosa contra Aplicativos de Transporte. O que já havia acontecido contra Lotações Suburbanas que ousaram tentar quebrar o monopólio do crime no Transporte Público. Mas o melhor serviço, mais limpo, mais rápido ao menor preço não deveria ser o norte das políticas  públicas de locomoção? Lotações foram um fenômeno de gente da periferia, Brasileiros natos. Foi fácil jogar a perseguição da burocracia, a Polícia, o Poder Judiciário, Indústria de Multas, sobre gente da periferia. Aplicativos, geralmente  internacionais, podem movimentar bons Advogados e a mídia. A conversa então é outra. Mas a ABERRAÇÃO: Ficou escrachado entre o Governador do RJ, Prefeituras, Ministros de STF, Desembargadores, Asssembleías Legislativas,...que o monopólio do Transporte Público, no caso os Ônibus de Baratas, paga regiamente ao Poder Público para defender seus interesses e monopólios. A extorsão e corrupção ficaram descaradas. Como descaradas ficaram que tarifas de ônibus são infladas em mais de 80% do seu valor, para este propósito ( a fila da mamata do transporte público é longa, não é mesmo Gilmar Mendes?!). Quer dizer, a miséria do Povo Brasileiro, que tantos dizem querer resolver, já seria em muito resolvida, com transporte público que poderia custar cerca de 1 real a passagem. Se a tal passagem é praticamente idêntica em todo o país, é muito fácil entender (até para Nós Brasileiros) que o crime e a mamata são iguais, inclusive em São Paulo. Fala aí Dória, é diferente? Em São Paulo ainda existe outro agravante, fora a extorsão de passagens tão absurdamente caras, a Prefeitura ainda diz investir R$ 2.500.000.000,00 (Dois bilhões e quinhentos milhões de reais) em subvenção para o transporte continuar funcionando. Se não o serviço quebraria a um preço tão módico !!!!  Como a política e ações para elevar preços dito controlados em serviços públicos é tão eficaz e ráoida? Como as desculpas são sempre tão fáceis? Como inflação tão absurda, inflada por estes preços, são sempre contrabalanceadas pela miséria de agricultura familiar com tomates, batatas, pepinos, que estes tais Progressitas, juravam que defenderiam. Então Estatisticas Inflacionárias dizem o que seus Torturadores, querem ouvir: INFLAÇÂO BAIXA !!!  O Brasil é de muito fácil explicação.     

    • Nos EUA, de San Francisco a

      Nos EUA, de San Francisco a Nova York, o transporte publico por onibus é estatal, é considerado serviço publico.

      Se é para ser privado, existem no Brasil companhias de concessões de aeroportos, portos, rodovias, poupa tempo, de capital aberto e administração moderna que pela logica teriam interesse em transporte coletivo MAS nem chegam perto porque é campo minado. com o que seis grandes grupos controlam empresas de onibus desde Belem até Porto Alegre em um sistema

      nada claro, de participações cruzadas e onde a base do negocio é o acordo com os Prefeitos, porisso companhias modernas

      não entram no negocio, que movimento masi que todas as concessões de aeroportos e rodovias somadas.

    • a...

      Caro Leo V, esta correto quanto à Haddad que ainda inventou a subvenção ao transporte de ônibus que este ano será de R$ 2.500.000.000,00 (Dois bilhões e quinhentos milhões de reais), caso contrário a passagem não poderia ser 'tão barata'. De 'tão Barata', o RJ está naquela latrina, também. Mas o que considero mais inacreditável em 40 anos redemocratizantes. A modesta cidade de São Paulo tornou-se uma Megalópole interligada por ferrovias que faziam o Transporte Público. Nada disto foi recuperado, mesmo com a capaciade de investimentos multuplicado mil vezes.  As vias Marginais Tiête e Pinheiros interligam toda a capital, de extremo a extremo. Grande parte da Marginal Pinheiros tem ferrovia fazendo transporte público. Onde é mais crucial, na interligação com a Marginal Tiête e por toda sua extensão não existe o mesmo serviço. É inacreditável. Como inacreditável é que tais vias absolutamente planas, como as Marginais, não tenham CICLOVIAS por toda sua extensão que resultaria em 120 Kms de liberdade, cidadania, mobilidade, exercicio, lazer. Do Aeroporto Internacional de Guarulhos, passando por Parque Ecol. Tiête, USP/Leste, Parque Piqueri, Corinthians, Shoppings, Term. Rodov. Tiête, Canindé, Sambódromo, Campo de Marte, Club de Baseball, Policia Federal, Ceagesp, USP/Butantâ, Hebraica, Jóquei Clube, Casa do Bandeirante, Represa Guarapiranga, Autódromo de Interlagos,...Tudo de Bicicleta. O Brasil é muito simples. Suas discussões e soluções também. Só ao atraso e ao crime, interessam complicar. 

      • herança
        ze sergio, tudo o que vc acabou de mencionar é consequência de uma política urbana e de mobilidade que se mantém a mesma há muito tempo. Os interesses que formaram tal política ainda são dominantes.
        Obviamente a ideologia do rodoviarismo é o que norteia essa política. Isso ocorre desde o plano de avenidas do pref. Prestes Maia mas se intensificou depois da instalação das montadoras no ABC e, principalmente, com a ditadura militar, que representou mais fielmente os interesses dessas empresas, unidos com o típico elitismo paulista excludente.
        As grandes vias expressas da capital são obras que datam dessa época - Marginais, 23 de Maio, Elevado João Goulart, foram inauguradas entre o fim dos anos 60 e o inicio dos 70, junto com uma série de outras. Vendia-se a idéia de que o crescimento econômico alguma hora atingiria todas as classes e a sociedade brasileira seria motorizada como a estadunidense. Porém tal disparidade só fez aumentar nos anos 70, ao mesmo tempo em que o poder público sucateava os investimentos em transporte público, cancelava os bondes e se concentrava no Metrô que já atrasava suas obras. A situação do sistema de ônibus no fim dos anos 80, a julgar pelos videos e fotos disponíveis, era de chorar.
        Na minha opinião, apesar da mesquinharia neoliberal que gerou esse modelo terrível das concessionárias, os governantes da era democrática, de uma forma ou de outra pressionados pelos eleitores, foram obrigados pelo menos a fingir uma melhoria nos ônibus. Isso ocorreu especialmente nos governos petistas. Haddad, por exemplo, surfou em uma tendência global para aumentar o espaço viário dedicado aos ônibus e às bicicletas. Mas estruturalmente a cidade ainda roda toda em função dos carros.

        • herança....

          Caro Luis Fuji: anos 60, 70, 80 ? Isto é outro século. Isto é antes de Redemocratização. Constituição Cidadã, Governos Pseudo-Progressistas. Estou falando de 2018. Quem nasceu e andou de ônibus neste seu tempo mencionado já é avô. Onde estão os resultados de mais de 40 anos? Fatalismo? Culpar Regime Militar? Falta de democracia? Esta conversa fiada de medíocres não tem mais eco. O que funciona´ainda é exatamente aquilo feito nestas décadas passadas. Na redemocratização só incompetências e tragédias. O que é absolutamente lamentável. De desculpas o Povo Brasileiro cansou. As ruas estão dizendo isto. Fora Medíocres !!!!     

  • chocado mas não surpreso

    Nada de nov o no reino do DorianGray.

    Quando alguns colunistas do PIG e os alucinados do PSDB vendiam o Dorian como potencial candidato da "grande esperança branca" eu já escrevia neste blog que 2 anos seriam tempo demais para desmascarar o Dorian.

    Dito e feito.!!!

    O  homem é oco por dentro!

Recent Posts

Total de sindicalizados atinge menor patamar da história

Total de pessoas ligadas a sindicatos caiu de 16,1% para 9,2% em dez anos; em…

1 hora ago

Lula no 1º de Maio: Trabalhadores esperam postura sobre greve da Educação

Neste Dia do Trabalhador, centrais sindicais esperam postura do presidente sobre greve da educação federal…

4 horas ago

Seif teria prometido a Moraes não mais atacar ministros do STF; relator surpreende com produção de provas para decidir sobre cassação

Apuração sugere que houve acordão nos bastidores para abrir caminho para a não cassação do…

4 horas ago

Parlamentares brasileiros propõem à OEA criação de grupos para crimes contra a democracia e milícias

Proposta foi feita à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, vinculada à Organização dos Estados Americanos)

5 horas ago

Ultradireita dos EUA ressuscita audiência articulada por Eduardo Bolsonaro para falar de “democracia”

Evento contará com o jornalista americano que publicou o "Twitter Files" atacando Moraes e o…

6 horas ago

Após quase 2 anos, PF busca responsáveis por estupro coletivo de mulher em cruzeiro

Em 2022, uma mulher de 28 anos teria sido violentada, desacordada, por 3 homens em…

6 horas ago