Em cidade do Rio, prefeitura cria empresa pública de transporte e zera tarifa

Enviado por Leo V

Da Revista Fórum

Maricá institui tarifa zero no transporte público

A prefeitura de Maricá (RJ), comandada por Washington Quaquá (PT), instituiu a Tarifa Zero no transporte público a partir da criação da Empresa Pública de Transportes (EPT). O transporte coletivo com tarifa zero iniciou a sua operação no último dia 18 com funcionamento 24h. O prefeito Quaquá declarou que o modelo deve servir de “exemplo” para o Brasil.

Na cidade de Maricá, que fica na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, há 40 anos apenas uma empresa controla o transporte público. Agora, com a EPT, os moradores podem optar pelas linhas gratuitas, totalmente custeadas pela Prefeitura. Moradores ou não poderão utilizar as quatro linhas (dez veículos).

“A tarifa zero é um benefício ao povo e incentivo ao desenvolvimento econômico da cidade, já que novos empreendedores poderão abrir negócios na cidade e não terão mais despesas com vale-transporte dos funcionários. Seremos um exemplo para o Brasil. A segunda parte do projeto prevê a integração do transporte gratuito às vans”, disse o prefeito de Maricá, Washington Quaquá, no ato que marcou a inauguração da EPT.
 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • As cidades do Estado do Rio

    As cidades do Estado do Rio sempre sofreram nas mão dessas máfias de transporte. A grande maioria tem somente uma o duas empresas prestando um serviço de péssima qualidade.

    No entanto, faltam mais informações sobre os estudos que embasaram essa decisão em Maricá. Que não seja uma iniciativa de "curto alcance" do Pefeito - que tem pretensões polítcas maiores. Quais as garantias, por exemplo, de que em pouco tempo a frota não estará sucateada e a qualidade deixando a desejar.

    Só para lembrar, em Porto Real, município com um pouco mais de 15 000 habitantes, onde foram instaladas recentemente montadoras de veíiculos, o que gerou um bom aumento de arrecadação, o transporte também é bancado pela prefeitura; ninguém paga tarifa. Isso foi lembrado pelo pessoal do "passe livre" em 2013.

  • O Prefeito Quaquá é um dos

    O Prefeito Quaquá é um dos exemplos da ótima qualidade do quadro de políticos  Petistas  .

     

     

  • durar

    Esta empresa deve durar ate um opositor dele ser eleito, e veremos este empreendimento ser sucateado e esquecido, como os brizoloes.

     

  • $$ Royalties dão e sobram

    Leo V,

    Na chamada Costa Azul, todas as prefeituras deveriam proporcionar transporte gratuito aos seus munícipes.

    Os $$$ royaties do petróleo dão e sobram, para Maricá em 2014 rondam os R$ 200 mihões, uma dinheirama que dispensa qualquer tipo de explicação ou justificativa para a sua aplicação, portanto, resta aguardar para vermos quais daqueles afortunados municípios seguirá o exemplo de Maricá. 

    Em municípios que não dispõem de royalties, a conversa é outra.

    • Interessante que vc

      Interessante que vc naturaliza nossa arrecadação e distribuição de impostos.

      Sem pressão a burguesia e a banca não abrem o cofre.

      Já dizia o Pochmann que a grande luta é pelo orçamento.

       

      • $$$ farto e mal gasto

        Leo V,

        Em municípios daquela região, com royalties de petróleo, não é preciso pressionar ninguém.

        O governo, mediante contrato paga às empresas de ônibus um determinado valor mensal e oferece a gratuidade. O que as pessoas de toda aquela região deveram pedir, seria a demonstração das receitas e despesas com royalties do petróleo.

        Maricá, ao meu ver, trabalha muito mal a $$$ dos royalties, foram uns 200 milhões pro bolso em 2014 e não se sabe para onde foram aqueles milhões - ou seja, exatamente como todos os beneficiados com os royalties.

        Se você conhece a região, viu como funciona aquilo lá, a quantidade de escolas técnicas na região, de bons hospitais, municípios que ainda não têm maternidade decente ( se constrói uma com uns 10 ou 15 milhões ), e a $$$ do petróleo jorrando sem parar. 

  • Belo exemplo.
    Mas não devemos

    Belo exemplo.

    Mas não devemos esquecer que Marica é uma cidade pequena com 140 mil habitantes.

    Talvez esses onibus não gastem uma hora para circular por toda cidade.

    Agora, imaginem um municipio como RJ e SP, reparem municipio, com milhões de habitantes, como um projeto como esse seria implantando a custo zero para o cidadão.

    Tenho minhas dúvidas se a médio prazo o caixa da prefeitura iria aguentar.

    Levando em consideração é claro toda transparência possível.

     

    • Gasta mais que uma hora sim,

      Gasta mais que uma hora sim, tranqüilamente . Maricá é um município imenso, com ruas esburacadas e pavimentação precária. Não moro mas freqüento o município há décadas. Vi os ônibus recentemente , sao novos, passam numa freqüência razoável e não vi superlotação. Quaqua está querendo fazer uma vitrine para alçar vôos mas altos numa próxima eleição. Existem aspectos que a administração dele deixa muito a desejar: coleta de lixo irregular, saneamento básico inexistente, falta de conservação de praças, pontes e ruas. Obviamente , estou citando o que ocorre na região que conheço, pode haver locais mais bem cuidados. Em suma, este parece ser um caso típico do político que faz uma coisa bem chamativa e boa para a população visando criar uma boa imagem, ao passo que deixa muito a desejar naquilo que não dá voto.

  • O Leo publica isso só como crítica indireta a Haddad...

    Quer ajudar o MPL a tocar fogo de novo na cidade. Como se fazer isso em Sao Paulo ou em Maricá fosse a mesma coisa. Mas cuidado, Leo, vc tá elogiando um prefeito do PT... (rs, rs)

    • Eu elogio prefeito de

      Eu elogio prefeito de qualquer partido que faça coisa boa.

      Não é bonito ver um prefeito do PT honrando a sigla? Com coragem de enfrentar empresariado pelo benefício da classe trabalhadora?

      Está aí o horizonte de possibilidades. Não precisa nem sair do PT.

       

Recent Posts

Os ridículos da Conib e o mal que faz à causa judia, por Luís Nassif

Conib cismou em investir contra a Universidade Estadual do Ceará, denunciada por uma postagem na…

14 minutos ago

O STF e os guardas da porta do presídio, por Luís Nassif

Se CNJ e CNMP não enfrentarem os desafios no horizonte, desaparecerá o último bastião institucional:…

14 minutos ago

A curiosa história do “cavalo de pau” na cassação do senador Seif, suspeito de favorecimento por Luciano Hang

Acusação diz que Hang colocou recursos à disposição da campanha de Seif, que acabou esmagando…

20 minutos ago

“Transe”, filme que mistura ficção e documentário sobre a polarização de 2018, chega aos cinemas nesta semana

Filme rodado durante a eleição de 2018 conta a história de Luisa, uma jovem que…

2 horas ago

Planos de saúde pressionam por cirurgias menos custosas, influenciando resultados dos pacientes

Seguradoras impactam o cuidado cirúrgico através da definição de quais procedimentos são cobertos e quais…

2 horas ago

Lula: abandone a austeridade, por Paulo Kliass

Haddad adota o “bordão do trilhão”, imagem que se tornou moeda corrente nas falas de…

2 horas ago