Acampamento Lula Livre, de Curitiba, é atacado a tiros

Jornal GGN – O acampamento Marisa Letícia, que fica no bairro Santa Cândida, em Curitiba, e onde dormem integrantes da mobilização Lula Livre, foi atacado por tiros na madrugada deste sábado, 28. Foram mais de 20 tiros disparados contra os manifestantes. O atentado ocorreu por volta das 4h. Duas pessoas ficaram feridas, uma delas está hospitalizada. Segundo os relatos, na frente do local, havia movimentação de pessoas gritando palavras de ordem a Jair Bolsonaro.
Jeferson Lima de Menezes, de São Paulo, foi encaminhado ao hospital com um tiro no pescoço. Segue internado.
A polícia está no caso, mas a autoria do atentado a tiros não foi identificada até o momento.

“Muito grave o atentado nesta madrugada ao acampamento da vigília democrática de solidariedade ao Lula. Companheiro Jeferson, de São Paulo, baleado no pescoço, corre risco de morte. Esperamos providência rigorosa por parte das autoridades de segurança”, denuncia a senadora Gleisi Hoffmann, presidente do PT. Em vídeo, Gleisi conta como foi o ataque, relatando que foram mais de 20 tiros disparados contra o acampamento.
Gleisi se solidarizou com Jeferson, familiares, amigos e todos os manifestantes e pontuou que “a intolerância e covardia dos que apostam na violência não nos tirarão da lula por Lula, pela democracia e pelo povo brasileiro”.
Leia a seguir a nota da Vigília.
Nota da Vigília Lula Livre:
A vigília Lula Livre e as diversas organizações que a integram repudiam de forma veemente o ataque a tiros contra o acampamento Marisa Letícia, ocorrido na madrugada de hoje (28) e que resultou em duas pessoas feridas, uma delas de forma grave, com um tiro no pescoço.
A sorte de não ter havido vítimas fatais não diminui o fato da tentativa de homicídio, motivada pelo ódio e provocação de quem não aceita que a vigília é pacífica, alcança três semanas e vai receber um Primeiro de Maio com presença massiva em Curitiba. Não nos intimidarão!
No fundo, é uma crônica anunciada. Desde o dia quando houve a mudança de local de acampamento (17), cumprindo demanda judicial, integrantes do movimento social haviam sido atacados na região. Desde aquele momento, a coordenação da vigília já exigia policiamento e apoio de viaturas, como foi inclusive sinalizado nos acordos para mudança no local do acampamento.
“Nós desmanchamos o acampamento cumprindo ordem oficial. Fizemos a opção de ir para um terreno e seria garantida a segurança. Agora o que cobramos da Secretaria de Segurança Pública é investigação, que identifique o atirador”, enfatiza Dr Rosinha, presidente do PT estadual e integrante da coordenação da vigília.
Seguiremos com nossas atividades, lutas, programação e debates da vigília. A cada dia vai se tornando cada vez mais impressionante como, mesmo preso, a figura do ex-presidente Lula, a força moral que ganha, as denúncias contra a injustiça de sua prisão, tudo isso causa desespero nos seus algozes.
Por isso, estamos no caminho certo e venceremos! Em repúdio contra a violência, realizamos o trancamento da rua na região e seguiremos lutando.
Convocamos a sociedade e as pessoas que prezam pela democracia, pelo livre direito à expressão, pela diversidade de vozes na política, que somem-se a nós na vigília. Não aceitaremos tentativas de retrocesso que já nos custaram muitas lutas e vidas.
Vigília Lula Livre, 28 de abril de 2018.
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

View Comments

  • A culpa é exclusiva da mídia
    A culpa é exclusiva da mídia que incentivou esses grupos extremistas.....
    Até hoje fazem uma campanha feroz contra Lula e o PT, o sonho dessa turma é varrer Lula do mapa como outrora na inquisição....

  • Autoria...

    Se as pedradas, chicotadas e tiros na Caravana de Lula pelo sul do país tivessem sido punidas, estes tiros no acampamento Marisa Letícia não teriam existido.

    As chicotadas têm autoria conhecida, assim como algumas das pedradas – alguns apedrejadores gabaram-se publicamene, e nada foi feito. A investigação sobre o tiroteio a que a Caravana foi submetida no dia 27 de março, no interior do Paraná, teve um delegado afastado, pois seu relato (de que era um atentado) não foi do gosto do beto rixa, ao mesmo tempo em que um pessoalzinho do psdb (como o de nildo leitão, líder dos tucanos na Câmara Federal) e de bolsonaro disseram, com grande estardalhaço da mídia, que os tiros eram uma armação do PT. Os tiros de agora são consequência lógica disto, com a situação tendendo a piorar...

  • Ditadura é assim mesmo,

    Ditadura é assim mesmo, ué.

    Os responsáveis pela CF "cidadã" não anularam os ditadores em '85 / '88, os ditadores só estavam esperando uma brecha para voltarem à ação. Se militares criminosos e principalmente empresários civis que entregaram nosso patrimônio nacional aos emissores e controladores do dólar - os mesmos que entregam até hoje -, tivessem sido punidos, nada disso estaria acontecendo. Até que valha como lição, continuaremos sendo vitimados.

  • PT ACORDA!!!!!!

    Mais uma NOTA DO PT denunciando para NINGUÉM. Mais tiros, mais feridos, logo gente inocente vai morrer. Imaginem a segurança do Lula num lugar como esse. De repente eles invadem aquilo lá assassinam o presidente e ninguém sabe quem foi. e o PT distribuindo NOTAS! O PT, pasmem, ainda não percebeu que o páis não tem mais comando é um salve-se quem puder. Numa situação dessas com o presidente correndo seríssimos riscos de vida o Ministério da Justiça se houvesse já deveria ter se mobilizado. O STF se houvesse já deveria ter tomado alguma atutude mais séria uma vez que Curitiba não dá condições de segurança ao presidente. O PT precisa criar URGENTE uma comitê de crise sem covardes para pedir arreglo e tomar uma decisão IMEDIATA e eficaz, ou serão cúmplices por omissão pelo que vier acontecer de grave com Lula. 

  • O "mito" nem precisou liberar

    O "mito" nem precisou liberar as armas e já tem vários "cidadãos de bem" "defendendo suas famílias" contra os "terríveis comunistas".

  • Eram adoradores do Bolsonaro?

    Eram adoradores do Bolsonaro? Muito provavel. Mas tenho receio em focar a origem dessa violência política apenas no discurso do dito cujo. 

    Há um visível movimento no sentido de colocar para a opinião pública que os dois grupos, os "do Lula e os "do Bolsonaro" são extremistas beligerantes. Só estão esperando e torcendo para que o lado do PT reaja. 

    Para mim, esses bandidos do Bolsonaro apenas apertam o gatilho, o que por um lado é muita coisa. Mas as condições criadas para que um boçal desse o faça, são criadas pelo pig e os lavajateiros. 

    Na verdade os dois grupos, os trogloditas e os "civilizados" estão empenhados na mesma missão. Eliminar o PT, movimentos sociais e a esquerda de maneira geral. O que difere é o método. 

    Que nem difere tanto assim. O que o Moro e a sua juizinha carcereira fazem com o Lula é uma tentativa de assassinato, não apenas político, mas psicológico e físico mesmo. Só que de forma mais lenta. Não deixar o médico visitá-lo deixou essa estratégia clara. 

    Enfim, hoje temos milícias no lugar de corporações do estado. Liderado por outra milícia cuja arma é a manipulação das notícias. Ela mesma a Globo. Que por sua vez é cumplice de alguém mais poderoso, o Tio Sam, isso precisa ser dito sempre

  •  
     O escracho já começou lá

     

     O escracho já começou lá atrás, com aqueles tiros no ônibus, Na sanha de abafar a violência, Bolsonaros&cia e até gente do PSDB lançaram a narrativa da armação. No caso de agora, como vão fazer? Dizer que foi uma armação visceral?  

  • as bolsonetes dando motivo pro cancelamento das eleições!

    as bolsonetes dando motivo pro cancelamento das eleições!

  • Caro Nassif
    Tem que fazer um

    Caro Nassif

    Tem que fazer um rodizio de governadores, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos vereadores, no acampamento.

    Ele terão que abandonar os gabinetes e irem para as ruas.

    Como que chega um grupo e disparam sem ninguém estar de guarda, sabendo o momento vivido???!!!

    Vamos ficar mais espertos.

    Saudações

Recent Posts

Correios amplia pontos de doações ao Rio Grande do Sul em mais 5 estados e DF

Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco e Distrito Federal também começam a…

28 minutos ago

Brasil registra 4,4 milhões de casos prováveis de dengue

Número de mortes confirmadas pela doença chegou a 2.246. Desde janeiro, nove Estados e o…

53 minutos ago

Haddad se encanta com o neoliberalismo, por Fernando Castilho

O ministro já vem se movimentando no sentido de reduzir o déficit da Previdência começando…

1 hora ago

Com previsão de temporal, Inmet alerta “grande perigo” no sul do RS

Subiu para 90 o número de mortos pelas enchentes causadas pelas fortes chuvas no estado,…

1 hora ago

Madonna, 1º de Maio e RS: espasmos da realidade, por Wilson Ferreira

Seria como se o cosmos, em seus movimentos de pulsação e ressonâncias, quisesse nos alertar…

1 hora ago

Gestão do RS colocou estado à venda e permitiu deterioração ambiental

Os efeitos do aquecimento global são uma realidade e tendem a ser cada vez mais…

2 horas ago