A Grande Crise

Amado por quem? O desmonte da cultura em São Vicente e no Brasil, por Danilo Nunes

Amado por quem? O desmonte da cultura em São Vicente e no Brasil

por Danilo Nunes

Não é de hoje que as tentativas em desmontar as políticas públicas de cultura fazem parte da pauta de governos conservadores que se apoderam, ora por mentiras e fake news, ora golpeando nossas conquistas e democracia. O massacre das mais autênticas expressões e manifestações populares da cultura em nome das “pessoas de bem” e da família tradicional” completam o percurso e estratégia dos que tentam, a todo custo, fazer da máquina pública armas para atentar contra a população.

Um dos primeiros atos desse (des)governo bolsonarista, foi acabar com o Ministério da Cultura, descartando todos os avanços que as políticas públicas tiveram para atender não apenas os próprios artistas, como toda a população por meio da valorização das diversidades culturais presentes no país. Recentemente, o alvo vem sendo a primeira vila do país: São Vicente, município do litoral do estado de São Paulo.

No ano de 2020, o prefeito Kaio Amado (PODEMOS), rapaz novo, simpático, cheio de energia  e  uma intensa disposição para atender o município vicentino, apareceu se mostrando como opção para assumir o posto de grande gestor e administrador da cidade. Pois bem, Amado foi eleito com amplo apoio, inclusive do setor cultural, quando por meio de reuniões e falas de efeito, assumiu compromissos importantes. Mas, o que vimos foi um prefeito despreparado, sem escrúpulos e mentiroso, usando as mesmas práticas eleitoreiras e enganadoras que a população já conhece bem.  

Um jovem que em muitos discursos se mostrava progressista e realmente preocupado com a população, na primeira oportunidade passou a flertar com o fascismo bolsonarista e a imparcialidade de um juiz que se mostrou capaz de passar por cima de tudo em detrimento de sua ambição. Aquele mesmo jovem que trouxe e alimentou esperança em seus eleitores, hoje se mostra um menino mimado, despreparado, ignorante e sem nenhum estofo político e gestor para dirigir uma cidade como São Vicente.

As informações chega do próprio Movimento Cultural de São Vicente que se mantém ativo e em protesto contra esse golpe covarde:

São Vicente, 1ª Vila do Brasil.

Às vésperas de completar 490 anos de sua fundação, a cidade  sofreu um duro golpe da Gestão Municipal e do Legislativo, articulado pelo prefeito Kayo Amado (PODEMOS).

Em 11 de novembro, o chefe do Executivo encaminhou ao Legislativo Municipal o Projeto de Lei Complementar que extingue a Secretaria de Cultura e cria a Secretaria da Cultura, do Esporte e da Cidadania, relegando assim a Cultura a uma coordenadoria ou departamento dentro da estrutura de governo municipal.

Nós trabalhadoras e trabalhadores da Cultura de São Vicente fomos golpeados duramente,  em primeiro momento pelo governo federal, depois estadual e  agora municipal.

Além de não admitirmos este retrocesso tão absurdo, estamos na luta para que a Secretaria de Cultura tenha seu protagonismo de sempre e continue como uma pasta única.

Nesse momento, após quase 2 anos de pandemia do Covid-19, sem podermos exercer nossas atividades, nosso ofício, nosso trabalho, em que  perdemos companheiros e muites estão com sequelas, onde através da solidariedade estamos sobrevivendo, precisamos mais do que nunca de um governo que entenda nossas demandas e que exerça  a escuta para com os trabalhadores e seus territórios.

Em audiência com o prefeito no dia com o prefeito vários e representativos representantes dos trabalhadores da cultura, Conselho de Cultura da Cidade, Conselho do Patrimônio Histórico, o Prefeito Kayo Amado, não aceitou nenhuma das defesas para manutenção da SECULT SV. Deixando muito bem observado que é uma prerrogativa dele e que ia sim manter sua postura de extinguir a SECULT SV e criar a Secretaria de Cultura, Esportes e Cidadania.

#FicaSecultSV

Vivemos um momento perigoso no Brasil e em toda a América Latina, onde o espírito fascista que assombrou o mundo por diversos momentos na história, reaparece para colocar nossa democracia sob ameaça,  buscando fazer suas vítimas e reféns. O que eles querem? Um povo sem cultura. O que eles conseguirão? A resistência de um movimento que é vanguarda nas lutas por direitos e justiça social.

Eles acreditam que podem, seja com Renatas, Alvaros ou Moros, silenciar a Cultura, mas responderemos com a mais forte resistência e luta. Enquanto “Eles, Podemos”, nós faremos luta com a arma que temos: A Arte.

E para o prefeito café com leite, alertamos:

  • Amado, você nunca foi e nunca será! Você já era, você cairá no esquecimento e na vergonha da história junto com os bossais com que flerta.

Danilo Nunes é músico, ator, historiador e pesquisador de cultura popular brasileira e latinoamericana

Instagram: @danilonunes013

Facebook: @danilonunesbr

Este texto não expressa necessariamente a opinião do Jornal GGN

Redação

Redação

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

4 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

5 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

6 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

6 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

6 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

7 horas ago