América Latina/Caribe

Conflito entre ministros pode gerar crises energética e política na Argentina

A Argentina corre o risco de enfrentar uma crise importante no abastecimento de gás no país nos próximos meses, em função de um conflito entre os dois ministros responsáveis por esse setor: Darío Martínez (Energia) e Martín Guzmán (Economia).

A desavença tornou-se de domínio público depois que o meio digital Infobae divulgou uma carta oficial de Martínez a Guzmán, na qual ele reclama que seu ministério recebeu apenas 21% dos recursos prometidos para conter os efeitos que a Guerra da Ucrânia poderiam gerar sobre o preço do gás. A carta também foi encaminhada ao presidente Alberto Fernández e ao chefe de gabinete da Casa Rosada, Juan Luis Manzur.

Segundo o documento, o governo de Fernández teria destinado 309 bilhões de pesos argentinos (cerca de R$ 14,5 bilhões) para fim, somente no mês de março, mas o Ministério da Economia repassou apenas 66 bilhões de pesos (R$ 3,1 bilhões) à sua pasta.

Além disso, Martínez reclama a Guzmán que esse corte em seu orçamento seria uma medida baseada em um teto de gastos que seria imposto à Argentina em função do recente acordo que o governo desse país fez com o FMI (Fundo Monetário Internacional) para reajustar o pagamento da dívida de 44,5 bilhões de dólares adquirida em 2018, durante o governo do conservador Mauricio Macri.

“No exercício das minhas funções como ministro de Energia, ciente das necessidades que devem ser atendidas durante o corrente mês para manter os serviços básicos essenciais e atividades críticas vinculadas à minha área, rejeito o corte imposto pelo teto de gastos, alertando sobre as consequências desastrosas que isso pode significar para o país”, disse Martínez.

A situação pode desencadear diferentes problemas para o governo de Alberto Fernández, não apenas uma crise energética, no caso de um possível efeito no abastecimento de gás no país, como também uma crise política, já que o acordo com o FMI precisa ser aprovado pelo Congresso argentino, e sua discussão está acontecendo justamente nesta semana.

Redação

Redação

Recent Posts

Governo federal organiza força-tarefa para trabalho no RS

Escritório de monitoramento em Porto Alegre vai concentrar dados sobre ações a serem tomadas por…

12 horas ago

Justiça anula votação e interrompe venda da Sabesp

Decisão afirma que Câmara dos Vereadores de São Paulo aprovou texto sem realizar audiência pública…

13 horas ago

União e Espírito Santo rejeitam proposta da Vale/Samarco

Oferta de compensação apresentada pelas mineradoras “não representa avanço em relação à proposta anterior (...)”

15 horas ago

Concurso Nacional Unificado é adiado por estado de calamidade do RS

"O nosso objetivo, desde o início, é garantir o acesso de todos os candidatos", disse…

16 horas ago

Ministro Alexandre de Moraes determina soltura de Mauro Cid

Ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro assinou acordo de colaboração premiada; militar estava preso desde…

16 horas ago

A pequena recuperação da indústria, por Luís Nassif

Em 12 meses, a indústria geral cresceu 2,27%. E, em relação ao mesmo período de…

16 horas ago