Destino de Lula: abandono e solidão, por Aldo Fornazieri

Destino de Lula: abandono e solidão

por Aldo Fornazieri

Lula está politicamente abandonado. O abandono político de Lula, principalmente por parte do PT, se prenunciava quando o partido não fez uma campanha de mobilização nem para se contrapor à sua condenação, nem para se contrapor à sua prisão e nem para exigir a sua libertação. Ocorreram atos isolados aqui e acolá, é verdade. Mas não atos que se inscrevessem no contexto de campanhas organizadas e sistemáticas. O processo da campanha eleitoral impôs a Lula a consumação do abandono político, sacramentado no pós-eleições. O seu depoimento à juíza Gabriela Hardt simbolizou o abandono político efetivo do ex-presidente: nenhuma mobilização, nenhum ato de apoio, nenhum protesto nas proximidades do tribunal. O que se viu no depoimento foi um Lula envelhecido, triste e cansado, acompanhado apelas pelos advogados que até agora não obtiveram nenhuma vitória jurídica.

O que era de se esperar é que, com o fim da campanha eleitoral, o PT já tivesse uma campanha planejada de mobilização pela liberdade de Lula. Mas as suspeitas que não se veria nada disso se confirmaram. Muitos petistas, perguntados acerca da situação de Lula, respondem que “não há o que fazer”. Este conformismo derrotista é a confirmação do abandono.

Quando foi adotada a tática de levar a candidatura Lula até as últimas consequências esperava-se que as elites e o Judiciário pagassem um preço alto pela exclusão do líder das pesquisas, do político mais popular da história do Brasil, junto com Getúlio Vargas. Mas para que este preço fosse pago, evidentemente, alguém haveria de cobrá-lo. O preço seria uma parcela significativa da sociedade mobilizada para exigir a candidatura Lula.

Dificilmente bases sociais se mobilizam sozinhas. É preciso direção, comando e coragem para que haja mobilizações. Não havia nada disso quando Lula foi interditado, confirmando que o PT, que havia perdido as ruas desde 2013, mas, principalmente, durante o processo de impeachment que levou ao golpe, não foi capaz de recuperá-las nem para defender seu maior líder – um líder de milhões de brasileiros.

Qual foi o preço pago pelas elites e pelo Judiciário pelo encarceramento e pela exclusão de Lula das eleições? Nenhum. Ficaram no lucro com a vitória de Bolsonaro, com principal algoz de Lula premiado com o Ministério da Justiça e com um criminoso e escandaloso aumento de 16,38% nos salários dos juízes. Mas como as esquerdas vivem de ilusões, anunciando vitórias que nunca vêm e que, ao fim e ao cabo das coisas se traduzem em derrotas, agora já vaticinam o fracasso do governo Bolsonaro à espera de apanhar o fruto sem plantar a árvore, para lembrar uma frase de Sérgio Buarque de Holanda.

No seu abandono, o que Lula tem pela frente é a perspectiva de novas condenações. O ambiente político adverso com a vitória de Bolsonaro, a pressão de generais que não querem Lula livre e o alinhamento das altas Cortes do Judiciário com os militares reforçam ainda mais a perspectiva de novas condenações e de alguns longos anos na cadeia.

Na medida em que o tempo passa e que nada de excepcional acontece em torno de Lula e de sua prisão (a não ser novas condenações), a ideia de Lula preso vai sendo naturalizada não só pelos petistas, mas pela consciência democrática em geral. A passividade é uma forma de aceitação, é uma memória triste e impotente do que poderia ser diferente mas não foi. A passividade é também uma forma de esquecimento. No caso, do esquecimento de que Lula está preso. O incômodo dessa lembrança só virá às mentes pelas notícias negativas das mídias.

O abandono e o esquecimento de Lula o retirarão também da memória coletiva e ele será lembrado como uma coisa boa para os muitos pobres e uma coisa ruim para os mais ricos. Mas ele será cada vez mais uma lembrança que vai empalidecendo. Na medida em que as pessoas precisam viver e continuar a vida, as suas expectativas se deslocam para novos líderes, para novos embates ou para novas frustrações.

Com Lula abandonado e esquecido na prisão, a sua força mítica tende a se enfraquecer. Aqueles que querem que essa força se enfraqueça ou morra tenderão, ao máximo, fazer verossímeis as acusações e aqueles que gostariam que ela continuasse viva não têm força e nem coragem para fazê-la viver. O que se verá, se nada for feito, é a desencantadora consumação da força extraordinária de um autêntico líder do povo. E o povo, que é o verdadeiro abandonado, não terá essa força mítica como conforto de suas angústias, como energia ativa de suas lutas e como referência de combate. O enfraquecimento da figura mítica de Lula se expressará como enfraquecimento da própria energia combativa do povo, pois este acreditará que nada vale a pena já que o seu destino será a pobreza e a derrota.

Lula sempre foi muito ativo politicamente, alegre, afetivo, comunicativo, brincalhão. Em que pese ter muitas visitas na prisão, parece óbvio que o tolhimento de sua liberdade faz com que lhe pese a solidão. Essa pode ser ainda maior porque o seu encarceramento o impede de viver essa essência, essa natureza afetiva, expansiva e comunicativa. Não se trata apenas da solidão de passar horas e dias sozinho, mas da solidão da falta de perspectivas de exercitar a sua liberdade com plenitude. Trata-se da solidão diante de um país que lhe negou a possibilidade de ele doar-lhe o que tem de melhor. Trata-se da solidão de ver envelhecer-se mergulhado no abismo de quatro paredes.

Certamente, Lula já terá refletido muito acerca do caráter efêmero do poder e acerca da precariedade da vida humana. Até ontem ele era um dos presidentes mais festejados do mundo e, hoje, vê-se na aterradora condição de um encarcerado. A situação de Lula é um retrato vívido da precariedade e da fragilidade das coisas humanas. A situação de Lula é uma lição dolorida que todos os políticos deveriam aprender: o poder não pode ser arrogante, mas deve ser exercido com prudência, humildade e humanidade. Somente este tipo de poder merece ser glorificado e somente os líderes que assim o exercem se tornam heróis cuja, sua memória, sua lembrança e sua invocação são como uma setas que atravessam os tempos.

Somente nós, mas principalmente o PT, os movimentos sociais, as esquerdas e os líderes políticos que têm poder de convocação poderão atenuar a dor da solidão de Lula: mostrar, através de uma campanha organizada, em atos e mobilizações, que ele não está só. Dizer que “não há o que fazer” é enfiar um punhal na já dilacerada solidão de Lula. Mas, talvez, o destino de Lula seja o de confirmar, tristemente, uma afirmação de Schopenhauer: “A solidão é a  sorte de todos os espíritos excepcionais”.

Aldo Fornazieri – Professor da Escola de Sociologia e Política (FESPSP).

 

Aldo Fornazieri

Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.

Aldo Fornazieri

Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.

View Comments

  • LULA PRESO

    Bom dia a todos e todas

    Belo texto do Prof.  Aldo.

    Infelizmente, o Prof. Aldo acerta no que tange às perspectivas para Lula.

    Além do absurdo processo e sentença referente ao apartamento, outras condenções virão. Sem provas mesmo. Então, quando a soma das penas chegar a uns 50 anos, os antipetistas fanatizados e ignorantes dirão: bem feito, quem mandou roubar!

    Dos tribunais nada de bom se pode esperar. Nem de stj e stf. Os integrantes dessas cortes estão lá para cumprir o papel de favorecer os interesses da elite, muito embora, no caso do último, vários de seus integrantes devam sua nomeação a Lula e Dilma. E pouco importa que tipo de argumentação seja aprsentada pelos advogados. O  que conta, agora, é a força bruta da mentira e da sordidez.

    Sou crítico de muitas das decisões adotadas por Lula. Que, de certa maneira, levaram à presente situação. Mas a injustiça no caso da prisão dele é clamorasa e não pode ser aceita por nenhum democrata. Lula é um preso político.  Na ditadura, tiveram que decretar o AI-5 para acabar com o habeas corpus. Agora, na chamada "democracia", o próprio stf diz que esse recurso continua na Constituição mas não se aplica a Lula.

    E o Prof. Aldo toca em um ponto que eu gostaria de salientar. A questão nunca foi a lei ou a justiça. Lula foi condenado não pelos seus eventuais erros, mas por seus acertos e por seu carisma popular. É fundamental para a elite lançar a todos os "de baixo"  a seguinte mensagem: "pobre tem que calar a boca e aceitar o governo dos poderosos; pobre tem saber qual é o seu lugar". Em outras palavras, devem trabalhar sem direitos e ficar nas senzalas, quietos, durante a noite.

    Mobilizaçãoes em prol de Lula não acontecerão. Se acontecerem, serão tão pequenas que passarão despercebidas.

    Talvez o maior engano de Lula e da direção do PT nos anos do poder tenha sido acreditar que um acordo com a elite é possível. 

    Um abraço e vmos à luta 

     

     

     

    • ihh  ..o que tem de "critico

      ihh  ..o que tem de "critico de LULA" por ái, tipo você  ..nem te falo, perdi a conta !!

      DIGA, objetivamente, pesando PRAGMATISMO, o possível e o factível, SENDO ADULTO de pés no chão, diante da IMENSA OBRA deixada e dos passivos herdados, pesando com eventuais equivocos ou "estratégias" pra se mitigar e abrandar as oposições, DIGA objetivamente, SABIO do Sei-não, aonde LULA errou em seu mandato e contrariou os quase 90% que aprovaram sua administração ?

      Quanto ao PT  imaginar que seria possível aceditar  ..convenhamos, com MAMA VANA como presidANTA ? recém trazida à época dos quadros do PDT ? fala francamente, aquilo ali não negociava com ninguém ..não era política, era candidata a ditadora tb ..aliás, bem possível,  ela sim foi o MAIOR e mais verdadeiro erro político do GRANDE LÍDER, diante da FALTA de opções

      olha, falar é fácil, queria ver estar lá pra fazer o que LULA fez, vindo de onde veio e tendo toda sorte de obstáculos que teve

      LULA foi um presidente LIMPO, não enricou como PROVOU A LAVA JATO, não deu passa moleque, nem golpe, não traiu seu eleitor  ..querer mais do que ele nos deu, seria querer compará-lo ao mito de Jesus Cristo

       

      • Aldo deveria escrever no Antagonista
        Esse cara só tem críticas para Lula e o PT. É um poço de ressentimento, não sei o porquê. Ele não escreve contra a direita, só sabe detonar o PT. A quem serve esse tipo de discurso ? É a pergunta inevitável.

  • Não abandonaremos JAMAIS

    Não se deixa de lado um sonho,

    não se relega o amor,

    não se ignora uma paixão,

    não se foge de um colo aconchegante.

     

    Não se deixa pra trás um lider,

    não se deixa perder a referência,

    não se desvia de um caminho seguro,

    não se perde o apoio de uma mão forte.

     

    Largar pelo trajeto o mapa,

    Um plano de vôo,

    Lar da nossa família,

    Amor de todos nós.

     

    NÃO ABANDONAREMOS JAMAIS

     

  • As bancadas do PT estão muito

    As bancadas do PT estão muito ocupadas defendendo o direito a aposentadorias e pensões milionárias integrais dos funcionários públicos, especialmente de juizes, promotores, militares e outros encostados nos cofres públicos! 

  • O Brasil nunca mereceu um

    O Brasil nunca mereceu um líder como Lula. Na situação atual apenas uma revolta armada poderia libertá-lo (Justiça brasileira? quá quá quá), mas a esquerda brasileira é covarde demais para fazer isso.

    Vocês estão duplamente na lama porque os agressores fingem respeitar as leis e os agredidos estupidamente acreditam que as leis estão sendo respeitadas.

  • Esse Aldo tá estressado  ..O

    Esse Aldo tá estressado  ..O caso LULA deve estar sendo negociado nos bastidores (espero, torço e rezo) 

    ..o NEO adesista verde Oliva - TOFFOLI - já disse que não coloca a re analise da prisão em 2a instancia antes de março/19

    ..o STF nem cogita analisar o mérito da condenação (que não pode, constitucionalmente - uma FARSA) 

    ..ontém mesmo o STJ, na figura de Felix, deu uma pisada na bola ..assim, acelerou a pressão pra que o próprio STF analise eventuais "inconstitucionalidades" nele contidas (como coercitivas, condenação sem provas = embora aqui tb tenha o mensalão a desmerecer a tese, quando lhes interessa), tem os CRIMES de MORO a contar pró LULA etc)

    ..no plano internacional DIZEM que a ONU irá se pronuunciar sobre o MÈRITO da condenação em 2019 (a TROCA do triplex) ..e aqui, bom lembrar, a "justiSSa" FASCISTA corre pra condenar novamente o líder no caso do sítio, e em N outros casos descabidos de conteúdo (mas ricos em manchete)

    ..DIZEM ainda que LULA tem chances de ganhar o prêmio NOBEL (torço muito, mas duvido mais ainda)

    Sobre ir pras ruas  ..realmente, com uma sociedade JOVEM em que 35% dos eleitores não sabem quem foi LULA, e a outra parte dividida pela péssima lembrança de MAMA DILMA 

    ..mais, saindo dum processo eleitoral que ainda ninguém sabe dizer pra onde vai, OU, ou desgastado pelas próprias perdas de liderança, de contato com as bases e de divisão das ditas forças progressistas

    ..convenhamos, por tudo, é cedo pra prognosticar o destino de LULA (INESQUECÍVEL) ..embora reconheça que o MALDITO TEMPO pesa desgraçadamente contra este MAGNIFICIO LÌDER, este cidadão brasileiro, inigualável em nossa história política de TODOS os tempos, eu diria

    • Que nada !!!! É a turma da

      Que nada !!!! É a turma da Auto-Crítica que quer deixar Lula mofando lá dentro, inclusive o cínico autor do texto.

      Não há negociação nenhuma. Deixa-se Lula morrer na cadeia e os que estão solto comandam o PT.

      Esse é a negociação que existe.

  • Manifestações podem até acontecer
    Mas não serão noticiadas, como não foram as do #elenao, e serão manipuladas, com inserções de marchas das vadias ou de vandalismos para colar nos defensores do Lula a pixa de baderna.

    Penso que Lula deveria ter pedido asilo e empunhado a bandeira de Eleição sem Lula é fraude até o fim, sem outro candidato a presidente. Talvez ganhasse outro de esquerda com quem o PT poderia compor, na linha do que Temer fez, ganhando com Bolsonaro sem o povo se dar conta.

    Enfim o PT no poder perdeu a capacidade de mobilização. Sou filiado e durante a campanha não recebi UM email, whatsapp, nenhum convite para ir pra rua, ou mesmo meme para compartilhar como fazem os grupos pró direita, BS incluido

    O partido precisa aprender muito

    Serão pelo menos 10 anos de Temer até BS sair do poder, só em 2026 talvez tenhamos outra chance. Mas não sem trabalho de base, mostrando as maldades da direita insistentemente e de forma clara. E uma vez no poder, sem republicanismo ingênuo.

  • "Lula está politicamente

    "Lula está politicamente abandonado. O abandono político de Lula, principalmente por parte do PT, se prenunciava quando o partido não fez uma campanha de mobilização nem para se contrapor à sua condenação, nem para se contrapor à sua prisão e nem para exigir a sua libertação. Ocorreram atos isolados aqui e acolá, é verdade. Mas não atos que se inscrevessem no contexto de campanhas organizadas e sistemáticas. O processo da campanha eleitoral impôs a Lula a consumação do abandono político, sacramentado no pós-eleições. O seu depoimento à juíza Gabriela Hardt simbolizou o abandono político efetivo do ex-presidente: nenhuma mobilização, nenhum ato de apoio, nenhum protesto nas proximidades do tribunal. O que se viu no depoimento foi um Lula envelhecido, triste e cansado, acompanhado apelas pelos advogados que até agora não obtiveram nenhuma vitória jurídica."

    EXATAMENTE o que o site Duplo Expresso e o Rui Costa Pimenta,  presidente do PCO, vem apregoando há praticamente um ano.

    Eu acho que após a morte do Lula, algo desejado ardentemente pelo judiciário brasileiro que vem se empenhando ao máximo para executar, o PT se tornará um partido nanico, se não for liquidado antes pelo judiciário.

    Estes esquerdistas de luxo que dirigem o partido hoje vão entender de repente que eles não são merda nenhuma e o que PT era o Lula.

    Aliás, se o judiciário se empenhasse do mesmo jeito - que se empenha para liquidar o Lula - em trabalhar para julgar processos sob sua responsabilidade não teríamos nenhum processo correndo na "justissa" por mais de 3 anos.

    Digo mais, muitos entram no judiciário JUSTAMENTE porque sabem que lá se ganha muito e trabalha-se muito pouco.

  • Esse Professor adora o PT.

    Esse Professor adora o PT. Não sei porque não fez fileira com o capetão e sua turma, também adoradores de Lula. Esquece Lula, já que não tem interesse na figura, muito menos no seu partido, o PT. Acha que Lula está preso por inação do PT, os que votaria Lulam era todos petistas? Glesi Hoffman, Lindeberg, e outras figuras também importantes do PT, os que estão acampados em Curitiba abandonaram Lula? Nesse momento de transição, a sacanagem de o golpe manter Lula preso, já definida a fraudulenta eleição  de Bolsonaro, cuja incompetência e despreparo para montar uma equipe de governo em favor do golpe, que o socorre com seus quadros (o mais importante o ex-juiz Sérigo Moro) deve ser atopelado por uma luta para libertar Lula, quando o golpe ainda não perdeu forças após o resultado eleitoral? 

    • Acampados?

      Bastou terminar as eleições que o acampamento de Curitiba foi desfeito. Mais um sinal de abandono. Os dirigentes petistas juraram que não se sairia de lá sem Lula livre. Mais uma fanfarronice. Tem gente cega.

  • Somos humanos e o inimigo também

    O PT não é um Deus que acerta sempre. Não acho que a militância ou o partido tenham abandonado Lula. Segundo Valter Pomar, que compõe a direção nacional do PT, em termos táticos, há 3 frentes que o partido deveria se engajar: Lula livre, derrota da reforma da Previdência e retorno às bases - https://goo.gl/T3uDMY

    Outra fragilidade é o campo da comunicação de massa. A principal derrota do PT foi aí e é aí que o partido deveria trabalhar a renovação. Kit gay, mamadeira erótica, culpa de Lula no triplex e no sítio, corrupção do PT são algumas das fakenews criadas com objetivo de gerar benefícios políticos no campo adversário. Uma hora isso tudo cairá por terra e as verdadeiras news aparecerão. Mas é preciso trabalhar ativamente para que isso aconteça.

    Acho também que sem aliados externos em outros países, o partido, a militância e o Brasil nos enfraqueceremos bastante, no curto prazo. A campanha para o Prêmio Nobel da Paz, por exempo, encerra-se em janeiro próximo para quem ainda não se engajou:

    https://www.change.org/p/premio-nobel-de-la-paz-para-lula-da-silva-pr%C3%AAmio-nobel-da-paz-a-lula-da-silva-nobel-peace-prize-to-lula-da-silva-friedensnobelpreis-an-lula-da-silva-premio-nobel-per-la-pace-a-lula-da-silva
     

    • Jesus também fez sua
      Jesus também fez sua autodelação, não é.....nem precisou do delator premiado por 30 dinheiros para ser condenado pela massa imbecilizada que, para aliviar o peso de consciência e de culpa, o divinizou, não é...

Recent Posts

Desoneração traz risco de nova reforma da Previdência, diz Haddad

Apesar da advertência, o ministro se disse confiante em um acordo para resolver o impasse…

13 minutos ago

Brasil soma mais de 4 milhões de casos de dengue em 2024

Nove estados e o Distrito Federal já decretaram emergência em decorrência da dengue. Minas Gerais…

19 minutos ago

Parece que uma anistia está sendo urdida, por Fernando Castilho

Muita gente já esqueceu as centenas de milhares de mortes pela Covid-19, a tentativa de…

23 minutos ago

A Lei de Alienação Parental no Brasil, por Salvio Kotter

Entre a Tutela da Justiça e a Proteção da Infância, nem manter nem revogar, reformar…

42 minutos ago

O Direito de Julgar no vale tudo do mundo, por Marcelo Henrique

Com que “direito” têm estas inúmeras e incontáveis, pessoas, iguais a nós, de declararem suas…

56 minutos ago

Concessão de terras e combate ao MST foram fake news do Bolsonaro

Ceres Hadich conta à TVGGN que concessão de 420 mil terrenos foi apenas um contrato…

1 hora ago