Frentes, por que e pra quê?, por Francisco Celso Calmon

Frentes, por que e pra quê?

Francisco Celso Calmon*

 

A pandemia Covid-19 colocou na pauta internacional a contradição entre a vida e a economia de mercado.

Enquanto a covid-19 acelera a mortandade de brasileiros, a economia desacelera e produz desemprego e miséria.  Bolsonaro e Paulo Guedes continuam a desprezar a vida e pressionam pelo relaxamento da quarentena, em pleno pico, e se negam a injetar dinheiro novo e a taxar àqueles que detém a maior parte da riqueza do país em prol da saúde.

Os bolsonaristas se aproveitam dos que seguem a orientação da OMS, de quarentena, e ocupam as ruas. O terrorista virótico, Bolsonaro, faz ameaças de repressão policial às manifestações dos movimentos que se insurgem contra o bolsonarismo. Prega o confronto. O que fazer? Temer? O medo é da natureza humana, mas o medo que imobiliza, não é só medo, é covardia.

A nação brasileira está sob o jugo de um Estado Policial, de natureza ideológica nazifascista, mantido por alguns militares, policiais, milicianos e togas deformadas, cada vez mais autoritário e subserviente aos interesses do capital financeiro e dos EEUU.

Até mesmo a direita já reconhece que o fascismo bolsonarista avança sobre a sociedade e as instituições, debilitando a democracia, emparedando o STF e o Legislativo, e o mais perigoso: incitando as Forças Armadas a romperem com a Constituição que juraram cumprir.

Ainda não é tarde, mas já é emergente, darmos um basta a esse governo, comandado ideologicamente pelo presidente e filhos, pelo pseudofilósofo Olavo de Carvalho, e alguns militares que pensam mais no bolso e privilégios do que na nação.

“Mas como pode alguém dizer a verdade sobre o fascismo, a menos que esteja disposto a falar contra o capitalismo, que o traz à tona?

Aqueles que são contra o fascismo sem serem contra o capitalismo, que lamentam a barbárie que sai da barbárie, são como pessoas que desejam comer carne de vitela sem matar o bezerro”. (Bertolt Brecht)

Não há neutralidade diante do fascismo, assim como não há fascismo mais ou fascismo menos, soft ou hard, não importa a forma ou intensidade, a história já o condenou, por isso se diz: fascismo não se discute, combate-se!

Frente ao fascismo só há um caminho: o de combatê-lo até a sua completa destruição, preferencialmente arrancando suas raízes, para que nunca mais ouse germinar.

O fascismo é a face do capitalismo sem maquiagem.

As tentativas de formar frentes contra a “cadela que não sai do cio”, são válidas e importantes, contudo, contribuir para que o povo se organize e se levante contra o bolsonarismo, promotor desse fascismo nativo, é fundamental, especialmente se o objetivo for derrotá-lo, sem nublar a visão histórica de que o bolsonarismo é produto do lavajatismo.

Não é necessária uma única frente para destituir Bolsonaro da presidência. Mas é essencial que se estabeleça o compromisso com o depois. O depois não deve ser o bolsonarismo sem Bolsonaro.

As frentes servem para unir, para somar, e por isso são necessárias. Mas, para quê? Unir e somar para anular as eleições e devolver o poder à soberania popular é uma frente que agrega muitas forças. Unir e somar para tirar Bolsonaro e manter o governo bolsonarista não contempla a toda a esquerda, embora não se exclui que impedir Bolsonaro de continuar pode ser um início e não o fim desse pandemônio que tornaram o Brasil.

A liberdade de expressão, que alguns  militares bolsonaristas defendem de forma torta e sem pudor, pois não têm moral para sequer pronunciar a palavra liberdade, enquanto não reconhecerem as atrocidades que cometeram na ditadura militar e pedirem perdão à nação brasileira, é primado da democracia, mas dentro dos marcos constitucionais.

Não está protegido pelo Estado democrático de direito atentar contra qualquer dos poderes, propagar o ódio, a discriminação, o racismo, e muito menos pedir intervenção militar, pois é equivalente a pregar a destituição de todos ou de alguns dos poderes. É, enfim, atentar contra a Carta Magna.

Diante da tríplice crise, sanitária, econômica e política, a sociedade começa a externar a sua indignação, na virtualidade e na realidade das ruas.

Defenestrar o “bolsonarismo” do poder é um ato de legítima defesa da Constituição de 88. É um ato de defesa do país, antes que liquide com o Brasil. É sobretudo um movimento legítimo de defesa da democracia.

Juntos em defesa da Constituição que estão arrombando, juntos pelo respeito e obediência ao primado da soberania popular, juntos pelo Estado social estabelecido pelo artigo III da Lei Maior.

Em 10/06/2019 escrevi neste blog “É preciso dar um basta ao bolsonarismo” e no artigo afirmei: A via da cassação da chapa, via TSE, razões e provas não devem faltar para comprovar que a eleição foi eivada de fraudes e financiamentos de origem comprometedora.

Os vícios da eleição presidencial contaminaram as eleições gerais de 2018.

Faz escuro, mas cantamos, faz frio e mesmo sem agasalho nos aquecemos nas trincheiras da defesa da vida. Somos pela quarentena e somos pela ocupação das ruas, obedientes às normas da OMS.

Lutar pelo Brasil, lutar pela democracia, lutar por saúde, moradia, comida e trabalho, é direito e dever de todo brasileiro – nessa frente estamos juntos e daremos um basta ao governo bolsonarista.

Eleições gerais é o caminho para recompor o primado da soberania popular. Viável? Depende da acumulação de forças populares.

 

*Francisco Celso Calmon é Advogado, Administrador, Coordenador do Fórum Memória, Verdade e Justiça do ES; ex-coordenador nacional da RBMVJ; autor dos livros  Sequestro Moral e o PT como isso? e Combates pela Democracia (2012), autor de artigos nos livros A Resistência ao Golpe de 2016 (2016) e Comentários a uma Sentença Anunciada: O Processo Lula (2017).

Francisco Celso Calmon

Francisco Celso Calmon, analista de TI, administrador, advogado, autor dos livros Sequestro Moral - E o PT com isso?; Combates Pela Democracia; coautor em Resistência ao Golpe de 2016 e em Uma Sentença Anunciada – o Processo Lula.

Francisco Celso Calmon

Francisco Celso Calmon, analista de TI, administrador, advogado, autor dos livros Sequestro Moral - E o PT com isso?; Combates Pela Democracia; coautor em Resistência ao Golpe de 2016 e em Uma Sentença Anunciada – o Processo Lula.

View Comments

  • Se racismo, misoginia, homofobia e xenofobia são crimes, o fascismo também é. Porque até hoje no mundo inteiro, não se votou uma lei de que fascismo é crime?

  • Achei muito infeliz Juca Kfouri dizer que concorda com Lula, mas não poderia colocar a questão do Golpe de 2016 para não afastar o apoio de parcelas da direita.
    A mensagem é, a esquerda, vítima no processo, tem que ser subserviente no processo para não melindrar a direita cheirosa.
    #ExercitoApoiaBandidos.
    #PoliciaApoiaBandidos.

  • Eu sei que o TSE não vai cassar a chapa presidencial. Na verdade, eu tenho certeza disso.
    No entanto é preciso que os ministros compreendam que é preciso haver ao menos um voto favorável e bem fundamentado neste sentido. Quisera mais de um.
    Isso porque o TSE não pode passar a ideia de que as fakes news no processo eleitoral serao toleradas sob pena de inviabilizar sua atuação.

    Quem puder leve minha sugestão para a corte.

  • Eu assinaria um manifesto e apoiaria uma frente com apenas uma pauta: novas eleições. Ponto quanto mais pontos na pauta, mais difícil um acordo com gente tão diferente.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

3 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

4 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

5 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

5 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

5 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

5 horas ago