Futebol: ópio ou alegria do povo?, por João Sucata

Esporte Bretão

Futebol: ópio ou alegria do povo?

por João Sucata

A Folha destacou  em manchete neste domingo que a a Caixa ajudou a Odebrecht com R$ 350 mi para construir o Itaquerão. Parece notícia requentada  e repetir não é noticiar, mas formar opinião. A Lava Jato já ensaiou ir atrás do Timão. Irá? Ainda nestes dias o jornal requentou a notícia que a verba dos blogs de esquerda tinham sido cortadas. Agora a grana e muito mais grossa, nada de trocados, irá para as mídias que dão notícias de interesse  público, neutras, como a Veja e a Globo, por exemplo. Há ainda de interessante o Otavinho Frias dizendo da necessidade de um partido de centro esquerda, talvez porque o existente ele está  ajudando a liquidar.

O fato é que por envolver a construção da arena do Timão, sendo verdade (aguardemos) nem por isso deve deixar de receber críticas. Houve evidente exagero na construção de estádios pelo país. O dinheiro público estaria mais bem aplicado se fosse para educação e saúde. A cidade de São Paulo estaria muito bem servida por um único estádio, tal como acontece no Rio. Afinal, não ocorre, a polícia nem admite, mais que um clássico em um mesmo dia, em uma mesma cidade. Ainda hoje o Santos anuncia que construirá um estádio. Se tivéssemos feito um único estádio na Capital,  bem servido por transportes públicos, inclusive trens que pudessem andar a cem kms horário, não precisaria ser trem bala ou sofisticado, também os santistas poderiam jogar nesse único estádio. O Itaquerão e o Morumbi resolveriam boa parte da questão de habitação na cidade.

Justo meter o pau nessas construções exageradas feitas pelo país. Até em Manaus e Brasília, onde os times locais não levam cinco mil pessoas aos jogos, se fez  mega-estádios, pirâmides do século XXI. O futebol é hoje,  uma espécie de anestesia do povão, de panis et circensis.

Abro o domingo fazendo esta crítica, mas saibam os leitores que já sinto um frisson, sabendo que hoje teremos alguns jogos do brasileirão e entre seleções da Europa. Ontem sábado, sem um único que fosse interessante, foi uma chatice.

Portanto, tudo bem que tenhamos visão política, que nos ativemos por nossas causas, mas que me perdoem os sectários, praticar ou ver futebol é um dos melhores prazeres da vida. Alias, melhor com uma cachacinha, seguida de uma cerva do lado. Não deixem que  o Moro nos tire até o gosto por esses pequenos prazeres.

João Sucata

Redação

Redação

View Comments

  • Tavinho quer um partido de

    Tavinho quer um partido de centro esquerda fundado de cima para baixo, comandado por "gente de bem" que faça parte da elite branca, tipo o antigo psdb... A cidade de SP estaria muito bem com um único estádio, antiquado, situado num lugar de péssimo acesso e cuja utilização reverteria em lucros para o clube que se beneficiou dos favores de governos de tempos mais antigos?

  • Desgraça do povo
     
    isso sim ,

    Desgraça do povo

     

    isso sim , quando descobrirem que essa joça não serve para nada será tarde.....

Recent Posts

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

13 minutos ago

A máscara caiu governador Romeu Zema, por Wemerson Oliveira

Como presidente do Sindpol/MG e defensor dos interesses da categoria policial civil, não poderia deixar…

27 minutos ago

RS: 136 mortos e 141 desaparecidos

Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta que, a partir deste fim de semana, haverá queda…

1 hora ago

O arcabouço fiscal e a natureza ambígua do Direito, por Fábio de Oliveira Ribeiro

O Direito é um fim em si mesmo, um meio para um fim ou ele…

2 horas ago

A Reconstrução do Rio Grande do Sul, por Lurdes Furno da Silva & André Moreira Cunha

Não temos a pretensão de oferecer um pacote pronto, fechado e detalhado. Isso é impossível…

3 horas ago

Foto e infâmia de Maria, por Urariano Mota

Não estava na parede, porque ali não poderia figurar na hierarquia dos santos e do…

3 horas ago