Dez sugestões ao cinismo dos golpistas, por Gilson Caroni Filho

Não sejam cínicos

por Gilson Caroni Filho

1. Votei em Dilma e voltaria a fazê-lo se os seus oponentes fossem os mesmos.

2. Não me agradou o fato de ela ter adotado a agenda neoliberal, mas isso não justifica impeachment. Afastar uma presidente, eleita legitimamente, sem provas concretas de sua culpabilidade, é golpe. Não sejam cínicos.

3. A situação econômica do país não é justificativa para remoção de uma mulher que pode ter mil defeitos, mas é honesta. Lembrem-se que foi o esgotamento da política neoliberal de FHC que levou Lula a assumir a presidência da República, em eleições limpas, no já distante ano de 2002. Se estavam descontentes com o governo atual que esperassem 2018. Não sejam cínicos.

4. Alegar que quem votou em Dilma votou em Temer não revela apenas analfabetismo político. É atestado de canalhice de quem quer se ver absolvido dos crimes que serão perpetrados pela besta fera que pariu. O PT se aliou ao PMDB e não cabia ao partido qualquer veto sobre a indicação do vice-presidente. Ninguém vota em vice e vocês sabem disso. Ou alguém imagina que votamos em um governo que teria José Serra como chanceler, entregando Pré-Sal e desmontando patrimônio público para cedê-lo a corporações transnacionais? Isso era o projeto do candidato que vocês,eleitores do PSDB, escolheram. Não sejam cínicos.

5. Como destacou a presidente em sua fala ao Senado:” “A ameaça mais assustadora desse processo de impeachment sem crime de responsabilidade é congelar por inacreditáveis 20 anos todas as despesas com saúde, educação, saneamento, habitação. É impedir que, por 20 anos, mais crianças e jovens tenham acesso às escolas; que, por 20 anos, as pessoas possam ter melhor atendimento à saúde; que, por 20 anos, as famílias possam sonhar com casa própria” Não abram mão da paternidade ou maternidade da barbárie. Não sejam cínicos.

6. Se não houver reforma política, qualquer presidente será refém do PMDB de Jucá e Renan. Mas discutir reforma não lhes interessa. Onde estão suas panelas quando a democracia representativa está sendo jogada na lata do lixo? Não sejam cínicos.

7. Não venham com discursos de conciliação ou tentativas de “serenar os ânimos”. Vocês plantaram o ódio, não queiram, agora, cordialidade. Não sejam cínicos.

8. Não falem em democracia, diversidade política e consciência moral. A imaginação política de vocês só vislumbra a intolerância como forma de pensar e agir. Não sejam cínicos.

9. Aos que ouviram atentamente o discurso da presidente, não há como negar a contundência de sua argumentação fundamentada. Se vier a ser cassada, cai de pé. Seus oponentes, como sói acontecer aos reacionários, vencem de quatro. Não sejam cínicos.

10. Por fim, concluo dizendo que não aceitarei argumentos dos “puros”. Daquele tipo de esquerda que encanta estudantes, mas se omitiu quando a Constituição de 1988 estava, com anuência do STF e narrativa da mídia corporativa, sendo rasgada. Não sejam cínicos

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

View Comments

  • 10. Por fim, concluo dizendo

    10. Por fim, concluo dizendo que não aceitarei argumentos dos “puros”. Daquele tipo de esquerda que encanta estudantes, mas se omitiu quando a Constituição de 1988 estava, com anuência do STF e narrativa da mídia corporativa, sendo rasgada. Não sejam cínicos

    Aqui mesmo tem um monte.

  • Pronto, falei!

    E esqueceu de sugerir o mais importante!  Nao tem importancia, Gilson, eu falo:

    "Não sejam cínicos."

  • Adorei a argumentação

    "Se vier a ser cassada, Dilma cai de pé. Seus oponentes, como sói acontecer aos reacionários, vencem de quatro."

    Acrescentaria um tópico a mais:

    Aos que dizem que o processo de cassação de Dilma é legítimo pq respeita aos ritos jurídicos, além de ser presidido por um ministro do STF, digo: na Alemanha Nazista o extermínio em massa dos inimigos do regime respeitou aos ritos jurídicos da época, assim como os julgamentos da Inquisição na Europa, que levou à fogueira tantos inocentes, também eram conduzidos em estrito respeito à burocracia católica e em nome de Deus.

  • Aos que não conseguirem dormir

    O peso em suas consciências não estragarão apenas o seu sono. 

    De agora em diante, se as mãos não forem suficientes para cobrir o rosto, experimentem as máscaras encalhadas do japonês da Federal.

    Acima de tudo e em hipótese alguma olhem olho-a-olho para seus netos sem estarem devidamente protegidos.

    Se a procura for muita e faltar máscaras no mercado, experimentem esconder o rosto com papel jornal: Globo, Folha, Estadão servem bem para isso.

  • Quem é a esquerda 'pura' e o que ela poderia ter feito?

    Quem é a esquerda pura?

    R: não sei, ninguem diz qual partidos, lideranças, pessoas, movimentos ou organizações compõe a tal 'esquerda pura'. Convido aqueles que não são cinicos a nomearem a esquerda pura!

    Como não sei quem é a tal 'esquerda pura' não vou utilizar o termo no meu comentário,  vou usar simplesmente esquerda excluindo o PT e o PC do B.

    O que a equerda poderia ter feito para impedir o golpe?

    R: muito pouco ou quase nada, porque é extramente minoritária.O próprio texto reconhece que a esquerda é minoritária,ainda que sem argumentos, apenas  com uma dupla desqualificação, á esquerda e aos 'estudantes'.

    O congresso é majoritariamente de direita, os movimentos sociais são majoritariamente de apoio ao governo do PT. E várias vezes a esquerda se pronunciou contra o golpe através de partidos e movimentos sociais, nunca se pronunciou a favor do impechment, embora não apoiasse as politicas do governo de forma incondicional e se mantivesse critico a elas.

    Criticar o governo do PT  e apontar razões e explicações para o golpe não significa apoiar o golpe. E criticar o golpe e reconhecê-lo como golpe não signfica apoio incondicional as politicas do governo golpeado. Qualquer governo, de direita ou de esquerda, pode e deve ser criticado em uma democracia. Só em uma ditadura ou em uma democracia meramente eleitoral existe censura e apoio incondicional.

    Manter a critica é manter a democracia viva no que ela tem de essencial. 

     

  • Concordo com tudo.

    O item 7 é bem a cara da família e dos ex-amigos.

    Já ando dizendo que o preço será pago por todos , mas a responsabilidade é de quem devolveu o país ao passado.

Recent Posts

Senado aprova decreto de ajuda ao Rio Grande do Sul

Texto acelera o repasse de verbas ao estado, que deve permanecer em estado de calamidade…

8 horas ago

Alunos da USP iniciam acampamento pela Palestina

Estudantes pedem fim de relações acadêmicas com universidade de Haifa; ocupação ocorre no prédio de…

9 horas ago

Familiares de vítimas de violência investigadas por Rivaldo Barbosa pedem reanálise dos casos

Envolvimento no caso Marielle levou parentes a questionar quantas investigações foram arquivadas indevidamente pelo ex-chefe…

9 horas ago

Lula defende troca de dívida externa de países pobres por investimentos

Em entrevista, presidente discutiu propostas que serão encaminhadas até o final da presidência brasileira no…

10 horas ago

Como antecipado pelo GGN, quebra na safra gaúcha pode levar governo a importar grãos

Nesta terça-feira, presidente Lula também destacou necessidade de financiar produção de grãos em outros estados…

11 horas ago

Parlamentares poderão destinar mais de R$ 1 bilhão ao RS com emendas

Governo federal mapeou que R$ 1,3 bilhão podem ser destinados ao Rio Grande do Sul,…

11 horas ago