Os EUA cometem crime bárbaro contra a Venezuela, por Roberto Bitencourt da Silva

Os EUA cometem crime bárbaro contra a Venezuela

por Roberto Bitencourt da Silva

Uma das ações mais hipócritas e absurdas já conhecidas nos últimos tempos, no âmbito das relações internacionais, é a recente pseudodenúncia feita contra Nicolás Maduro, por pretenso envolvimento com tráfico de drogas, acusado de ser um narcoterrorista, pelo judiciário dos EUA.
Não bastassem as terríveis sanções adotadas contra a Venezuela, impedindo acesso e importações de equipamentos, alimentos e medicamentos, em meio à grave crise humanitária da pandemia do coronavirus, o governo estadunidense pôs em movimento frota naval contra a Venezuela. Na menos pior das hipóteses, visando asfixiar ainda mais a economia e a caoacidade doméstica de satisfação das necessidades básicas de consumo no pais coirmão.
Ademais, o governo dos Estados Unidos está oferecendo uma recompensa para a prisão de Maduro, um presidente legitimamente eleito… Uma violação estúpida, grotesca e arrogante do direito internacional. É como se o governo americano atuasse  em um filme de faroeste do John Wayne.
Cumore ainda observa que o governo venezuelano é considerado um “regime pária”, “desonesto”, uma expressão recorrente utilizada nos documentos da diplomacia e de defesa dos EUA, para se referir também a outros desafetos da estratégia imperial estadunidense, como Cuba, Irã, Coreia do Norte, países que a avaliação oficial sobe o tom um pouco mais alto, em face da China e da Rússia, considerados rivais ameaçadores, mas não necessariamente “párias”.
O governo estadunidense advoga a tese de que o tráfico de drogas é uma ameaça para a sua sociedade. Que corrompe seus valores e a vida comunitária. Muito bem. Contudo, o ponto mais curioso e interessante de tudo é o seguinte: o principal aliado dos EUA na América do Sul é a Colômbia. Depois ou já ombreando, infelizmente, o nosso Brasil.
O belo país governado por sucessivos reacionários, mas também uma nação coirmã, a Colômbia, em que os Estados Unidos possuem umas 7 bases militares, em que a DEA, órgão policial oficialmente dedicado ao combate às drogas, circula na Colômbia à vontade. Em que parcerias e recursos injetados em forças policiais locais se estendem há anos. Tendo isso em.vista, não é por falta de vigilância, armas e controle que a Colômbia não regula e encerra as suas atividades produtoras de drogas.
Com tudo isso, a Colômbia é a maior plataforma produtora e exportadora mundial de cocaína. Os EUA, como maiores consumidores mundiais de drogas, provavelmente a maior fonte de demanda da droga colombiana.
Os Estados Unidos tornaram a Colômbia praticamente um protetorado militar seu. A Colômbia é vizinha da Venezuela e inimiga declarada, anos a fio, do governo chavobolivariano.
Seria curioso e até hilário, não fossem trágicas, hipócritas e perversas as medidas encampadas agora contra a Venezuela. Um enorme risco de guerra odiosa imperialista paira sobre nuestra América.
O governo imperialista e os grupos e as classes dominantes dos EUA – bancos, complexo militar industrial e petrolífero – são pérfidos, monstruosos. Seguramente, os maiores inimigos da humanidade, diria Che Guevara. O grande Satã, chamaria o Aiatolá Khomeini. Ambos dotados de absoluta razão.
Roberto Bitencourt da Silva – cientista político e historiador.
Redação

Redação

View Comments

  • O avião presidencial brasileiro transporta drogas para abastecer a Europa, entretanto o traficante é o governo da Venezuela.

    Trump tem um quarto da massa cerebral do Kennedy e o quádruplo da musculatura do Bush.

  • Na minha opinião praticam varios crimes contra a humanidade sem nenhuma reação internacional.
    Mas como o proprio artigo demonstra agem com covardia, pois nao mexem com os paises que possuem capacidade de reagir.
    E terroristas são os outros.

  • O problema não é a Venezuela em si. O problema é a relação diplomática que a Venezuela mantém com a China e com a Rússia.
    Só que a Venezuela não é o Panamá.

Recent Posts

Moody’s muda perspectiva da nota de crédito soberano do Brasil

Agência coloca prognóstico em patamar positivo; caso mudança de nota de crédito se confirme, país…

10 horas ago

“Cuidar da floresta é mais rentável que derrubar árvores”, afirma Lula

Presidente fala sobre temas que interessam ao Brasil e ao Japão às vésperas da visita…

10 horas ago

Presidente Lula sanciona mudanças na tabela do Imposto de Renda

Isenção tributária chega a quem recebe até dois salários mínimos no mês; em SP, presidente…

11 horas ago

Estratégia federal vai aumentar uso da bactéria wolbachia contra a dengue

Soltura de mosquitos infectados está programada para ocorrer em julho; objetivo é reduzir casos a…

12 horas ago

Sindicatos seguem em luta contra privatização da Sabesp

Vereadores discutem mudar legislação para que capital paulista seja inclusa no plano de venda da…

13 horas ago

Em defesa prévia, Moro diz que CNJ está gastando “dinheiro público inutilmente” para investigar seus abusos

Trabalho da Corregedoria do CNJ pode abrir caminho para ação na esfera penal contra o…

13 horas ago