Práticas espúrias do Congresso no banco dos réus, por Marcelo Auler

Pode parecer mais uma atividade de denúncia do nosso sistema político espúrio, corrupto e, para muitos, falido. Mas, a realização da 4ª Sessão do Tribunal Tiradentes – na próxima segunda-feira, 25/09, no teatro Tucarena (PUC-SP) – que julgará as “práticas nocivas e danosas do Congresso Nacional” almeja alvos bem mais concretos do que o simples denunciar.
Ao levar à discussão o comportamento do Legislativo brasileiro na forma de um júri simulado, com direito a acusação – entregue ao jornalista e escritor Fernando de Moraes (71 anos) – e defesa – a cargo do arquiteto e ativista social Chico Whitaker (84 anos) – no qual a condenação é praticamente líquida e certa, a Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), entidade vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dá um chute inicial em uma campanha para renovar o Congresso.
A condenação é certa, como diz dom Angélico Sândalo Bernardino, bispo emérito de Blumenau (SC). Ele desenvolveu a maior parte de sua vida pastoral junto aos movimentos sociais, quando na arquidiocese de São Paulo, junto ao cardeal dom Paulo Evaristo Arns. Por meio de um vídeo (confira em: https://www.tribunaltiradentes.org/) em que convoca todos para participarem do evento, explica a culpa do acusado:
“Assistirmos e vivermos a condenação do Congresso Nacional em suas nocivas e espúrias atitudes e determinações que visam os interesses de poucos e a subserviência ao Poder Executivo, em prejuízo aos reais interesses do povo brasileiro”.
A renovação do parlamento deve ser abrangente, a começar pelos métodos e práticas “espúrios” dos políticos no cotidiano da vida democrática. Para que isso aconteça plenamente será preciso convencer o eleitor da importância da escolha que faz nas urnas eletrônicas. Ou seja, algo mais complexo e demorado, mas que precisa ser iniciado.
Condenações anteriores – O Tribunal Tiradentes tem história. Inspirado no Tribunal Russell, realizado em 1966 para condenar simbolicamente os crimes de guerra cometidos no Vietnã, o similar brasileiro, por iniciativa da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo quando dom Paulo estava à frente da arquidiocese, teve a sua primeira sessão em 1983. O palco foi o Teatro Municipal de São Paulo. Julgou e condenou, simbolicamente, a Lei de Segurança Nacional. As sessões seguintes foram dedicadas ao julgamento do Colégio Eleitoral (1984) e da Lei de Anistia (2014).
Continue lendo aqui.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • POLÍTICA E RELIGIÃO

    Da infelicidade morna que a política tem proporcionado ao povo sempre com o apoio, intervenção , exigência ou ideologia da igreja, o mote desse "julgamento"  traz, antes de tudo,  uma preocupação com a crescente perda do poder dessa  igreja tradicional para a nova bancada evangélica espetaculosa e agressiva.

  • práticas espúrias....

    Resultado da Anisitia de 1979. Da Redemocratização de 1982. Da Consituição Cidadã de 1988. "Cachorro atrás do rabo". Bastou dar a liberdade para os tais "esquerdopatas" tentarem construir um Estado por 4 décadas para nos jogarem de volta à latrina do Caos. Acusarão aos fantasmas? Culparão as Forças Armadas, que alertam que não aceitarão a mediocridade, o entreguismo, a aberração? Ou falar em territórios administrados por interesses internacionais, nas nossas fronteiras, com governo ditado por Ong's Estrangeiras ou venda de imensos territórios à propriedade estrangeira foi coisa de Militar? Ou esta zona instalada no país teve algum tipo de intervenção que não foi civil? O povo já percebeu que a Democracia é algo maravilhoso. Mas que as Elites Esquerdopata, as tais que não se enxergam, nunca passaram de medíocres. A conversa fiada de 64 não cola mais. Sem discurso e sem competência. Que triste fim. Pena que o país levou tanto tempo para perceber.     

    • práticas.....

      Como construir uma Democracia se todos entidades brasileiras não passam de federações ditatoriais. A começar por CNBB. A tal sempre apoiou partidos esquerdopatas. Principalmente pt e psdb. Agora se cala quando bandidos são revelados aos montes? Ou é a Justiça que eles construíram que roubou o povo brasileiro? Onde está o Padre daquela Paróquia no interior de SP, que lavava dinheiro para um tal Deputado? Sandro Mabel, se não me engano. Silêncio, CNBB? E se vangloriam de lutarem por democracia. Que democracia, aquela que não existe na estrutura de OAB,outra farsante por pseudo-democracia? Como estruturas ditatoriais podem gerar democracia? O povo é sempre detalhe. São sempre representantes do povo. E o povo sempre calado, ouvindo o que tais "representantes" falam. Lobo em pele de cordeiro. Ninguém cai mais nesta conversa fiada, fora meia dúzia de fanáticos.  O Brasil se explica. 

    • O quadrilhão que conspirou e derrubou o poder

      O quadrilhão que conspirou e derrubou o poder legítimamente eleito pelo povo dando causa ao retorno de mazelas superadas em governos anteriores, está mais para direitopatas do que esquerdopatas.

      • o quadrilhão...

        Realmente foi golpe. Realmente "cahorro atrás do rabo". Um país que desconhece sua história. Repetição do mesmo golpe praticado no Governo Collor. Golpe contra o Povo Brasileiro. Parlamengolpismo. Só que naquele momento, como beneficiou às forças esquerdopatas, esqueceram de clamar por Democracia e pela Opinião Soberana da Sociedade Brasileira. Bando de Aloprados. 

Recent Posts

Acorda, Rio Grande, por Elmar Bones

Quando as águas baixarem, o que vai ficar exposto, como os escombros das cidades destruídas,…

58 minutos ago

PGR denuncia irmãos Brazão e delegado por assassinato de Marielle

Marielle foi executada por atritos políticos e interesses econômicos fundiários dos Brazão, diz a Procuradoria

1 hora ago

Vídeo: Projeção mostra regiões gaúchas que serão afetadas por mais chuvas no fim de semana

"Situação é bastante crítica, não só pelos rios, mas por risco geológico, pois o solo…

1 hora ago

Levantamento: mais de 80 comunidades indígenas afetadas no Rio Grande do Sul

Levantamento colaborativo indica que mais de 80 comunidades e territórios indígenas foram diretamente afetados, alguns com…

1 hora ago

Após esforços de Janja, Eduardo Leite diz que “gaúchos e paulistas” salvaram a égua Caramelo

Em meio à tragédia no Rio Grande do Sul, governador faz declaração sem considerar esforços…

2 horas ago

Bloqueio atmosférico que causa chuvas e onda de calor perde força a partir do dia 14

Meteorologistas esperam que o bloqueio perca força ou até se desfaça, permitindo o avanço de…

3 horas ago