Quem pagará a conta?, por André Roncaglia

Quem pagará a conta?

por André Roncaglia

No mundo já são quase 700 mil mortos e, no Brasil, chegamos esta semana a 100 mil mortos. Começamos a descobrir efeitos de longo prazo da Covid-19 sobre a saúde das pessoas infectadas. O presidente da República pediu para “tocarmos a vida”. Fazer isso pode ser mais complicado do que parece.

Não há previsão para a saída desta crise sanitária. A única certeza é que governos, famílias e empresas estarão mais endividados. Precisaremos de mais SUS e de mais docentes qualificados para lidar com os veteranos desta guerra sanitária.

A participação maior do Estado será acolhida em face da incapacidade do setor privado de lidar com problemas de decisão coletiva, como é o caso da pandemia atual e das próximas (cujo risco se amplia com a degradação do meio ambiente, outro problema de recursos comuns). Precisaremos de mais gastos públicos, o que nos leva à pergunta do título.

Em artigo de opinião para o Financial Times nesta semana, Martin Sandbu bateu mais um prego no caixão da austeridade, ao decretar a morte do “corte de impostos”, que geralmente beneficia mais os ricos. O coronavírus precipitou o ingresso do mundo numa nova ordem: “tribute mais e gaste mais”.

O deslocamento do conceito de “responsabilidade fiscal” para longe da austeridade abre uma janela de oportunidade em algumas frentes. A primeira delas é a reação do governo Bolsonaro ao curto-circuito em sua agenda econômica. Bolsonaro e Guedes aprenderam rapidamente o efeito político de dar dinheiro ao povo; já consideram estender o auxílio emergencial até o fim do ano e confabulam uma repaginação do Bolsa Família. Se o mercado informal continuar seu ritmo de crescimento como mostrou a PNAD contínua desta semana, o programa Renda Brasil dá o efeito moral desejado para 2022.

A segunda frente é a taxa de juros. A previsão inicial de R$ 900 bilhões de concessão de crédito ao setor privado não conteve a queda das expectativas de inflação. O Banco Central reduziu, na última quarta-feira, a taxa SELIC para a nova mínima histórica de 2%. Esta queda vai de mãos dadas com a inflação esperada para 2020. Em abril, o mercado esperava 2,52% de inflação ao final do ano. Este número bateu 1,63% no relatório FOCUS desta semana. Com isso, a taxa de juro real é quase nula (2% – 1,63% = 0,37%). Este resultado positivo (em partes) nos alinha ao que ocorre mundo afora. E mais, diminui o custo fiscal de manter operantes as medidas de socorro ao setor privado, estados e municípios, ainda que com execução hesitante e reconhecidamente incompetente.

É neste contexto que o lançamento da nota de R$ 200, estrelando o lobo-guará, deve ser vista. Trata-se de uma medida já prevista e que foi precipitada pela crise. O pretexto para o timing da divulgação é que facilitaria o repasse da ajuda às famílias.

O abraço de afogados entre juros e inflação alivia as restrições fiscais da retomada mas mantém intacta a perspectiva sombria sobre a economia enquanto a pandemia não é controlada. A razão dívida pública/PIB tem comportamento explosivo por seus componentes caminham em sentidos opostos. A dívida cresce aceleradamente em resposta à crise sanitária, enquanto o PIB dá o seu mergulho cada vez mais profundo. Recente revisão do FMI prevê queda de 9% para a economia brasileira em 2020. Mesmo com a tolerância a níveis maiores de endividamento público e com a taxa de juros em mínimas históricas, persiste o temor de descontrole fiscal com o pós-pandemia.

Ganha força, portanto, a preocupação com a reforma tributária, tema ao qual retornarei no futuro. O objetivo da reforma é racionalizar o sistema tributário brasileiro, a começar pelos impostos indiretos, criando-se o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Esta proposta do governo visa unificar PIS e Cofins, bem como desonerar parte dos tributos que incidem sobre a folha de pagamentos das empresas.

O foco inicial será, portanto, melhorar a produtividade das empresas, criando condições para turbinar a recuperação da economia. O flerte cada vez mais sério com uma variante da CPMF joga contra este objetivo. Este imposto que busca incorporar a economia digital tem extensa cumulatividade, elevando os custos operacionais de empresas e famílias.

Dada a desarticulação política com o Congresso, começar pela simplificação dos tributos indiretos gera menos resistência e Paulo Guedes tem pressa de mostrar serviço! Contudo, além de incompleto, este foco único empurrará para um futuro incerto o ataque à injustiça tributária que grassa na distribuição de renda pessoal, em função da isenção de lucros e dividendos e dos irrisórios tributos que incidem sobre algumas formas de riqueza fundiária e imobiliária, sem mencionar jatinhos, iates e afins.

Enquanto a recuperação não vem, o governo aproveita a recessão para tentar fazer caixa vendendo ativos do Estado a preços acessíveis aos grandes conglomerados privados. A esperança de Guedes é não precisar mexer no bolso dos super-ricos. Para isso, terá de enxugar o aparato estatal e desvincular receitas orçamentárias de áreas estratégicas (como saúde e educação).

Se conseguir avançar nestes ajustes, a reforma tributária necessária será menos exigente e Guedes talvez consiga uma vitória rápida. Só falta combinar com a realidade. O apoio de Guedes à necropolítica ambiental de Ricardo Salles deve sacrificar o reforço do capital estrangeiro na retomada. O fogo-amigo de Rogério Marinho sobre a equipe econômica em favor de mais investimentos públicos deve também dificultar os planos de Guedes.

A morte da austeridade no mundo permite que exorcizemos a política fiscal no Brasil. Se os super-ricos assumirem a parte da conta que lhes cabe, a democracia caberá no orçamento.

André Roncaglia é professor de economia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e pesquisador associado do CEBRAP. É co-autor do livro Brasil, uma economia que não aprende. Twitter: @andreroncaglia

André Roncaglia

Estudante deslumbrado com a complexidade da economia e das ferramentas que a ciência econômica oferece.

André Roncaglia

Estudante deslumbrado com a complexidade da economia e das ferramentas que a ciência econômica oferece.

View Comments

  • Mas para ingressar nas casas não dependem de autorização do judiciário? Aí está o controle da legalidade: o Poder Judiciário. Como se pode falar em abuso qdo as medidas foram autorizadas pela justiça?

Recent Posts

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

12 minutos ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

27 minutos ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

45 minutos ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

1 hora ago

Tio Paulo e o espelho quebrado, por Mário Henrique Caixeta

Antes que tio Paulo recebesse as homenagens póstumas, tanto ele quanto a sobrinha já estavam…

2 horas ago

Prévia da inflação oficial volta a desacelerar, segundo IBGE

Passagens aéreas e combustíveis influenciam IPCA-15, que encerrou abril em 0,21%; variação em 12 meses…

2 horas ago