Economia

Embrapa celebra aniversário fechando acordos estratégicos

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) celebra 51 anos de fundação com a assinatura de seis acordos de cooperação para ampliar o desenvolvimento de projetos.

Dois dos acordos possuem abrangência internacional:  um com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) e outro com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).

Os outros quatro selam novas parcerias com o Ministério da Fazenda, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste).

Em nota, a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, explica que a parceria fechada com o Bird e com a Corporação Financeira Internacional (IFC) tem como foco “identificar e explorar oportunidades de investimentos entre o Banco, a IFC e a Embrapa no agronegócio e de novos modelos de empreendedorismo rural”.

O acordo também busca “compartilhar conhecimentos e experiências, promover workshops, conferências, seminários de treinamento, e buscar colaboração técnica e financeira em outros países onde o Grupo Banco Mundial tenha presença, incluindo a possibilidade de intercâmbios de cientistas”.

A parceria terá cinco anos de duração, quando planos anuais especificando as temáticas e áreas de colaboração e cooperação serão aprovados de forma conjunta.

Acordo com agência japonesa

No caso do acordo com a Jica, a Embrapa fechou um acordo de cooperação técnica para, ao longo de três anos, viabilizar as ações do projeto Desenvolvimento colaborativo da agricultura de precisão e digital para o fortalecimento dos ecossistemas de inovação e a sustentabilidade do agro brasileiro.

O projeto terá um custo estimado de US$ 10,6 milhões, dos quais US$ 5 milhões terá contribuição financeira de fontes externas. 

A Embrapa também estabeleceu três positivos:

  1. Estruturar um ambiente de integração digital em uma plataforma tecnológica para viabilizar atuações colaborativas das agritechs brasileiras e japonesas;
  2. Estruturar os dados utilizados em Agricultura de Precisão (AP) e Agricultura Digital (AD) para comprovar a aplicação dos processos sustentáveis na produção agrícola brasileira e permitir ao Brasil entregas de respostas rápidas de forma transparente; e
  3. Ampliar o uso de AP e AD em sistemas agroflorestais – predominantemente pequenos e médios produtores da região Amazônica -, em lavouras de grãos e em áreas de produção da pecuária por dois meios que aumentam o potencial de adoção (a transferência e o desenvolvimento de tecnologias de fácil uso).
Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Recent Posts

Paulo Totti, jornalista

Sua morte, dias atrás, deixa um enorme vazio em uma profissão que perdeu o rumo…

38 minutos ago

Deputadas de direita querem impedir fiscalização da Lei da Igualdade Salarial

Filiadas ao PL, União Brasil, Cidadania e ao Novo apresentaram proposta na Câmara Federal

17 horas ago

CNU: tire suas dúvidas sobre o adiamento do concurso

Fortes chuvas no sul levaram governo a adiar aplicação das provas em todo país

17 horas ago

Cozinhas solidárias distribuem marmitas aos atingidos pelas enchentes no RS; veja como colaborar

Distribuição começou nesta sexta-feira (3) e deve seguir durante o final de semana; movimentos pedem…

18 horas ago

Hamas chega ao Egito e acordo de cessar-fogo pode ser divulgado em breve, diz mídia árabe

Jornais árabes afirmaram o Hamas teria aprovado a implementação da primeira fase do acordo, que…

18 horas ago

SP: agora, até as águas correm para trás, por Rita Casaro

Empresa-símbolo da engenharia brasileira está à beira de privatização predatória e ilegal, que afetará serviços…

19 horas ago