Categories: Brasil

GDF aumenta frota de ônibus no Paranoá e em São Sebastião

Do Correio Braziliense


Segundo o GDF, mais ônibus circulam a partir desta segunda-feira no Paranoá e em São Sebastião

Uma semana após assumir o controle administrativo, operacional e financeiro das empresas de transporte coletivo do Grupo Amaral (Rápido Veneza, Viva Brasília e Rápido Brasília), o Governo do Distrito Federal comunica a ampliação em até 77% da frota em circulação para moradores do Paranoá e São Sebastião, a partir desta segunda-feira (4/3). O governo não descartou estender a intervenção a outras empresas.

Em São Sebastião, a oferta de ônibus passou de 45 para 80 veículos em operação já nas primeiras horas da manhã – 35 veículos a mais, o que reforça o serviço em 77%. No Paranoá, o acréscimo no mesmo horário foi de 15 ônibus, passando de 35 para 50 o número de carros em operação – 42% de aumento.

O reforço nos ônibus é resultado da manutenção realizada pela companhia de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) nos veículos do Grupo Amaral e do remanejamento de frota que estava subaproveitada em outras linhas, como as de Ceilândia e Taguatinga, pelo Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans).

O deslocamento da frota entre cidades é previsto em lei e foi definido com base na demanda da população. A expectativa é oferecer mais ônibus, até o final desta semana, aos moradores do Vale do Amanhecer, em Planaltina. Haverá reforço, ainda, em toda a cidade e também em Sobradinho.

Manutenção
Desde quarta-feira (27/2), as três empresas do Grupo Amaral têm recebido equipamentos básicos de segurança. Entre eles, peças para os sistemas elétrico, de transmissão, de embreagem e de freios. Cerca de 30 mil litros de óleo lubrificante foram adquiridos para garantir as substituições dos próximos dois meses.

A TCB também recebeu 163 pneus para a realização das primeiras trocas. A previsão é que serão necessárias pelo menos mil unidades para atender a toda a demanda das empresas. Durante o fim de semana, o trabalho com os veículos que estavam sucateados foi intensificado pela TCB. Com a substituição de todos os itens de segurança dos veículos, a expectativa é garantir que as interrupções nas viagens, causadas por falhas na manutenção, sejam cada vez menos frequentes.

As equipes da companhia fazem, desde a última segunda-feira (25), o inventário dos veículos, peças e equipamentos que agora estão sob a responsabilidade do governo. Até o momento, os técnicos identificaram que, dos 446 ônibus das três empresas, pelo menos 140, que representam 31% da frota, não podem ser recuperados e por isso não voltarão às ruas.

Entenda
O Governo do Distrito Federal assumiu a gestão de três empresas integrantes do Grupo Amaral para garantir que 2,44 milhões de passageiros/ mês não ficassem sem o serviço. Foram 8 meses de preparação até que a medida, denominada “Assunção”, fosse adotada.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Como o comportamento das polícias espelha projetos de governos, por Jacqueline Muniz

Socióloga conta por que casos de racismo policial, noticiados quase que diariamente, nunca devem ser…

21 minutos ago

Hospital de Campanha começa a atender população afetada pelas enchentes no Rio Grande do Sul

Estrutura montada em Estrela entrou em funcionamento no domingo. Outra unidade foi transportada para a…

41 minutos ago

Extrema-direita usa tragédia no Sul para disseminar novas fake news contra o governo

Para especialista prática da desinformação “zomba da vida alheia, tripudia sobre os mortos”. Entenda

2 horas ago

Operação Greenfield: a outra Lava Jato, por Luiz Philippe Torelly

A falácia de que houve rombos gerados por falcatruas continua e alimenta comentários de jornalistas…

2 horas ago

Moro ameaça arrastar decisões do Supremo para a batalha contra a Corregedoria

Moro alega que ministros de instâncias superiores adotaram "idênticos procedimentos" quanto ao dinheiro das multas…

3 horas ago

Sofisma da Composição Macroeconômica, por Fernando Nogueira da Costa

O primeiro equívoco de empresários leigos em teoria econômica é considerar a Nação, ou o…

4 horas ago