Categories: Brasil

Grupos da França e da Holanda podem comprar aeroporto no RJ

Da RFI

Franceses e holandeses tentam aliança para adquirir o aeroporto do Galeão, no Rio

O grupo francês Aéroport de Paris (ADP) e o holandês Schiphol decidiram associar-se a duas empresas brasileiras, com o objetivo de comprarem pelo menos metade da participação do Aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro. O governo brasileiro pretende negociar 51% das participações dos terminais do Rio e de Belo Horizonte.

A intenção do governo do Brasil é permitir que os operadores invistam nos aeroportos para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Somente para os dois aeroportos, o investimento alcançaria os 11,4 bilhões de reais.

“A decisão final sobre a apresentação de uma oferta de compra ainda não foi tomada, mas o interesse é muito grande”, declarou à Agência France Presse a porta-voz do grupo Schiphol, Mirjam Snoerwang. Os holandenses administram o aeroporto de Schiphol, em Amsterdã e o terminal 4, do aeroporto JFK, de Nova Iorque. O consórcio para a possível aquisição da parte majoritária do Galeão, seria formado entre a ADP, o grupo Schiphol, a Construtora Carioca e a empresa GP Investimentos.

“O Brasil é muito atraente. Trata-se de uma economia em pleno crescimento, com a perspectiva de uma Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos”, disse a porta-voz. A ADP já havia manifestado várias vezes o interesse pela participação na privatização do aeroporto do Rio de Janeiro. De acordo com o presidente da Aéroports de Paris, o governo brasileiro estaria “contente” por causa do interesse da empresa francesa. O diretor executivo de Schipol, Jos Nijhuis, indicou no início da semana, que a licitação seria feita para uma operação prevista durante 30 anos. Os outros 49% da participação do aeroporto seriam controlados pelo governo do Brasil. “A qualidade do aeroporto da segundo maior cidade do Brasil deixa a desejar, neste momento”, apontou Jos Nijhuis. O aeroporto internacional do Rio de Janeiro tem um trânsito de, aproximadamente, 17,3 milhões de passageiros por ano. Os investimentos no terminal seriam benéficos para a companhia aérea holandesa KLM, para a qual, o “Brasil é importante”.

Além dos holandeses e franceses, a espanhola Ferrovial-que opera, os aeroportos britânicos de Heathrow, Glasgow, Aberdeen e Southampton –, também já anunciou que participará das licitações da privatização do aeroporto do Rio de Janeiro.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Copom reduz ritmo de corte e baixa Selic para 10,50% ao ano

Decisão foi tomada com voto de desempate de Roberto Campos Neto; tragédia no RS pode…

3 horas ago

AGU aciona influencer por disseminar fake news sobre RS

A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com ação judicial pedindo direito de resposta por conta…

5 horas ago

Assembleia Legislativa de SP celebra Dia da Vitória contra o nazismo, por Valdir Bezerra

Para a Rússia trata-se de uma data em que os russos homenageiam os mais de…

6 horas ago

Diálogo com o Congresso não impede cobertura negativa do governo pela mídia, diz cientista

Para criador do Manchetômetro, mídia hegemônica se mostra sistematicamente contrária ou favorável à agenda fiscalista

6 horas ago

Tarso Genro aponta desafios e caminhos para a esquerda nas eleições municipais

O Fórum21 comemorou o seu segundo ano de existência no dia 1⁰ de Maio e,…

6 horas ago

Desmatamento na Amazônia cai 21,8% e no Pantanal 9,2%

A redução no desmatamento ocorreu entre agosto de 2022 e julho de 2023, em comparação…

7 horas ago