Categories: Brasil

Médicos marcham… Contradições e utopia

                   

 

 

Por Marcos Luna

Médico, pós-graduado na Harvard University e na UFBA.

 

Desde os últimos dias de Junho, as ruas brasileiras foram reconquistadas por centenas de jovens adultos, na sua maioria de classe média e inconformados com a entropia na mobilidade urbana entre o trabalho e a moradia. O Movimento Passe Livre com recorrente demanda aos prefeitos e governadores, perante o descompasso no transportismo público – privado de massa, afinal alcançara a visibilidade política necessária para a negociação transformadora do setor em débâcle. “O que acontece, acontece, mas só acontece o que pode acontecer (Kafka)”. Essas tempestivas manifestações coletivas, legitimadas pelo histórico das insatisfações represadas mas sempre tergiversadas por interesses de categorias como as “organizações sociais sem fins lucrativos” e dos funcionários estatais, capturaram a ambivalente categoria medica. “Dê uma mascara ao homem e ele dirá a verdade. Em cada um esta seu próprio demônio que faz do mundo um inferno” (O.Wilde). 

À composição multidinária das passeatas somaram-se desgarrados ideológicos, anarquistas, vândalos, a lúpem marginal, combatentes partidários contra o governo, aposentados contra o fator previdenciário e os adeptos do decadente neoliberalismo na defesa do estado mínimo – hoje desmantelando a União Européia. A classe media burguesa também se apresentou como o “velho do Restelo” nos Lusíadas de Camões, defendendo a xenofobia corporativa dos médicos. Não contemplei o engajamento das classes populares ate os dias atuais. Contudo, médicos têm vociferado o mal-estar conjuntural motivado pelas carências estruturais do SUS, correlatos da terceirização e a insolvência das filantrópicas. Alie-se ao descalabro iminente na saúde, a insuficiência de médicos por grupo populacional e o subfinanciamento. O governo reagiu inconteste e desarrazoado, propondo uma extensão da graduação médica com a obrigatoriedade da medicina de família e preventiva, para a diplomação. “Há também uma crise de formação, na medida em que não conseguimos graduar profissionais capazes de compreender, com agudez, o SUS “(Jairnilson Paim).

Ao rever as suas medidas provisórias, exemplo da validação provisória monitorada por três anos dos médicos estrangeiros, o governo convidou as entidades medicas para o dialogo reconstrutivo. A elaboração de um programa emergencial para atender ao clamor das prefeituras, com equipes multidisciplinares para cuidar da população desassistida nas periferias e nos rincões, os ministérios da Saúde e da Educação acabaram dando um salto qualitativo para o SUS. Quando o CFM, a FENAM e a AMB renegam a defasagem entre o numero de médicos ativos e a população alvo, comentem um equivoco político, desqualificando o protagonismo profissional e o Ato Medico, porquanto sem enfermagem, odontologia, fisioterapia, nutrição e a assistência social, o binômio prevenção-promoção na Saúde Publica estará periclitando. “A lista dos oponentes ao SUS é imensa e forte, a começar pelo capital financeiro que exibe sua lógica em hospitais privados e seguros de saúde. A lógica do mercado na saúde é um desastre, daí a reclamação por atendimento humanizado” (J. Paim). Esta indisposição das entidades ratificará a tese governamental do desequilíbrio social no Ato Medico, justificando o veto presidencial. Na sua práxis a categoria nunca esteve consentânea com os primados científicos, da ética e equidade sanitária no Brasil. 

Enfim, constato três tipos de esculápios nas “calles libertarias”: novos médicos preocupados com sua formação e mercado de trabalho; médicos empresários na ganância financeira; médicos públicos por carreira de estado. Neste conundrum de interesses, ainda destacam-se médicos de viés elitista concentrador de privilégios. Ao refutarem a proposta revisada da MP 621/13, as entidades retaliam o autoritarismo do Planalto, mas partidarizam a luta política que antecede ao ano eleitoral. Em perspectiva, o Programa Mais Médicos ao preencher lacunas na saúde básica e ambulatorial, revelará que a administração e a cidadania republicanas preceituam desde sempre: a falta de recursos decorre da escolha política e da qualidade profissional. Que a utopia do SUS seja uma realidade conquistada na dialética humanística universalizada.

 

*Marcos Luna é médico, pós-graduado na Harvard University e na UFBA. doutor.luna@gmail.com

              

          

        

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Recent Posts

Dia Nacional da Empregada Doméstica, por Solange Peirão

Lenira Maria de Carvalho (1932-2021) é esta doméstica que permaneceu na profissão por mais de…

15 minutos ago

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

12 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

13 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

14 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

14 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

14 horas ago