Alcoolismo feminino é tema de ciclo de debates em São Paulo

Jornal GGN – Alcoolismo feminino e todo o universo que envolve o tema é o mote do 3º Colcha de Retalhos Brasil, evento que acontecerá de 4 a 6 de maio, no bairro da Liberdade, em São Paulo. O projeto é resultado da iniciativa de mulheres membros de variados grupos de Alcoólicos Anônimos (A.A.) espalhados pelo Brasil e irá reunir diversos profissionais em palestras sobre as questões da mulher frente ao alcoolismo. A programação é aberta ao público.

Só no Brasil, segundo as duas pesquisas nacionais mais recentes sobre Álcool e Drogas – I e II LENAD, 2006; 2013 – , 29% e 39% das mulheres ingerem bebida alcoólica frequentemente. Ainda, o padrão de consumo em binge, que se dá pelo consumo de quatro ou mais doses em um intervalo mínimo de duas horas, semanalmente ou mais, aumentou 36% entre as mulheres, principalmente, com as mais jovens.

Durante os três dias do 3º Colcha de Retalhos Brasil serão debatidos os temas: Alcoolismo e Maternidade, Alcoolismo e Sexualidade, além de Vulnerabilidade Física, Mental e Emocional da Mulher Alcoólica. No primeiro dia o encontro acontece no Patteo do Colégio e nos outros dois dias em um espaço na rua Thomaz Gonzaga, ambos na Liberdade.

Ainda, com o intuito de melhorar o contato e a identificação com outras mulheres alcoólicas, os Grupos de A.A.  oferecem reuniões de composição fechadas para este segmento. Nestas reuniões apenas mulheres alcoólicas em recuperação e as recém-chegadas compartilham suas experiências e são apresentadas ao Programa recuperação de A.A.

Foi em uma dessas reuniões que as participantes decidiram tecer enquanto conversavam e, assim, criaram a Colcha de Retalhos, uma expressão lúdica da diversidade que envolve o tema. Atualmente a irmandade conta com 33 grupos com reuniões de propósito feminino no Brasil. 

Confira as reuniões que acontecem nos estados brasileiros:

Serviço
3º Colcha de Retalhos Brasil – Alcoolismo Feminino e Recuperação
Dia 4 de maio, sexta feira, a partir das 13h, no Patteo do Colégio, 148 – Centro, São Paulo
Dias 5 e 6 de maio, sábado e domingo, a partir das 9h, na Rua Thomaz Gonzaga, 50 – Liberdade, São Paulo
Programação gratuita.
Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

View Comments

  • Se 3 dos 5 mais ricos, assim se tornaram por vender a droga no

    Brasil e no mundo, veremos que infelizmente, será apenas um simpósio a discutir mais um dos graves problemas sociais e de saúde pública. Esta gente que engana seus consumidores colocando milho para estragar (desculpe, fermentar) no lugar de cevada, está preocupada se faz mal à pessoa, seus relacionamentos e relacionados, gastos públicos etc,?

    O importante é que vendemos ao consumidor, nossas bebidas alcoólicas e os refrigerantes, dos grandes culpados pela crise mundial de obesidade humana e suas doenças correlatas, muitas vezes mais barato que a água mineral tambêm envasada por nós, pensam eles.

     

Recent Posts

Sofisma da Composição Macroeconômica, por Fernando Nogueira da Costa

O primeiro equívoco de empresários leigos em teoria econômica é considerar a Nação, ou o…

18 minutos ago

Sobe para 83 número de mortos em enchentes no Rio Grande do Sul

Em meio ao cenário drástico, a previsão é de mais chuva nesta semana. Governo federal…

58 minutos ago

1º de Maio de 2024, um sinal de alerta, por Francisco Celso Calmon

O 1º de maio foi um sinal da desmobilização dos trabalhadores e do Presidente da…

2 horas ago

Florestan Fernandes: reflexões sobre as ditaduras, por Débora Mazza

Notas sobre o livro “Memórias do Cárcere” de Graciliano Ramos e o filme homônimo de…

3 horas ago

Madonna: duas horas de uma história bem contada, por Afonso Lima

Além de fazer o exorcismo da bandeira nacional do lado da rebelião. A colocação do…

3 horas ago

O chocante jornalismo de guerra: o Day-after de Thomas L. Friedman, por Frederico Firmo

É provável que as fraturas internas apareçam  entre os palestinos, e isto não vai sobrepujar…

3 horas ago