A atitude estúpida da juíza que enquadrou Lula, por André Araújo

A atitude estúpida da  juíza que enquadrou Lula, por André Araújo

Os pasquins da direita, quase todos, estão se esbaldando com a “bronca” da juíza Gabriela Hardt no Lula. “Enquadrou o Lula” dizem quase todos.  É espantoso pela ignorância da situação histórica de prisioneiro  versus captor, uma relação documentada em dez mil anos de historia conhecida.

O prisioneiro está na relação de falta de liberdade resultante de sua condição, não existe um diálogo de iguais entre um prisioneiro e o detentor de sua liberdade. Jamais se pode dizer que um juiz “enquadrou” um prisioneiro porque ele já está enquadrado pela própria prisão. MAS o prisioneiro sempre pode manifestar seu protesto sobre sua condição, até os Imperadores Romanos admitiam esse direito.

No Julgamento de Nuremberg, o Marechal Albrecht Kessekring, comandante de todas as forças alemãs na Itália, ao ser interrogado pelo Promotor americano Robert Jackson, que era então Procurador-Geral dos Estados Unidos, lhe deu uma resposta ríspida: “O senhor não entende nada de operações militares e sua pergunta é idiota”, Jackson respondeu “De fato o senhor entende mais do eu que nunca fui a uma guerra. Diante de suas explicações lhe peço desculpas”. Kesselring explicou que nunca poderia ter dado aquela ordem de que era acusado, pela própria lógica de uma operação militar.

Os interrogatórios em Nuremberg e no Tribunal Internacional de Crimes de Guerra de Tokyo foram milhares e não consta que algum juiz “enquadrou” algum prisioneiro, cada um deles teve o DIREITO de manifestar sua opinião, que ficou registrada, sem que nenhum juiz se sentisse “intimidado” e muito menos reclamasse do “tom” do prisioneiro. O prisioneiro tem o direito de responder como quiser.

Um juiz tem uma posição superior, NA CIRCUNSTÂNCIA, ao réu prisioneiro e não lhe cabe, por absurdo, se dizer intimidado pelo reu prisioneiro, se este está preso como pode intimidar?

A mídia direitista, na sua espantosa ignorância, está dando credenciais de “heroína” à juiza porque deu bronca a Lula, adoraram aquilo que acham a “humilhação” de Lula, é um espetáculo degradante.

Juiz é juiz, prisioneiro é prisioneiro, não existe “enquadramento” e “intimidação” nessa relação milenar.

Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

View Comments

  • A mistura de despeito com

    A mistura de despeito com ódio ao Lula faz com que qualquer banalidade se transforme num "gol em fim de campeonato". Mal(ou bem) sabe eles que isso só faz aumentar ainda mais o mito em torno do ex-presidente. 

    • São naturalmente burros,

      São naturalmente burros, porque odientos. Jamais terão capacidade de enxergar o que você aponta, JB.

  • ...do narcisismo de classe e o Lula...
    ...do narcisismo de classe e o Lula...
    .
    Perfeita sua colocação, André! E não é só espantosa a ignorância da grande mídia, a falta de civilidade, de Educação mesmo, além da demonstração explícita de preconceitos perversos contra o ex-presidente; a juíza se permite ser enquadrada nessas características degradantes ao tratar Lula do modo como tratou, num evidente esforço de mostrar aos seus pares sociais e ao seu colega de toga, Sérgio Moro, que "está à altura do evento a que foi destinada" - julgar Lula.

    A juíza Cláudia Lebbos teve e tem o mesmo comportamento, iniciado por Joaquim Barbosa em 2012, uma espécie de "legitimação da exceção", que nada mais é do que uma espécie de legalização apoiada pelas instituições e pela sociedade, para um tratamento o mais pesado, desumano e degradante o possível, quando o réu for do PT, ou qualquer outro que seja visto como um inimigo do "status quo" vigente em nosso Judiciário e Ministério Público nesses tempos.

    Temos então uma espécie de disputa macabra, de quem consegue ser mais ríspido, arrogante e cruel com Genoíno, Dirceu, e agora Lula....

    A juíza Gabriela Hardt se encaixa nesse perfil. É o narcisismo de classe (social e jurídica no caso dela...), esse componente perverso e doentio presente na formação de nossas elites sociais e classes médias, que provoca em grande parte essa distorção do ser, essa falta de caráter, de civilidade, de humanidade mesmo, quando o alvo a ser atingido é Lula.

    Noblat "denunciou" publicamente, por descuido talvez, o fato de Moro se referir a Lula como "Nine", numa desprezível forma do juiz revelar todo o seu ódio em relação a Lula.

    No dia de sua prisão, ouvimos todos a gravação de uma voz pedindo que "atirassem esse lixo pela janela...." - num episódio absurdamente ignorado por nossas autoridades.

    Isso não é ideologia, política, ou coisa parecida, o modo como Lula foi e é tratado pela mídia, pelos procuradores da Lava Jato, por Moro, pelos desembargadores do TRF4, pelos ministros do STJ e STF, e, finalmente agora por essa "nova heroína", esses episódios todos degradantes, bárbaros, inacreditavelmente chancelados por nossa sociedade tornada perversa a esse ponto, são em suma um SINTOMA CLARO de espíritos deturpados, sintomas de doença psicossocial grave, sintoma do "bom e velho ÓDIO...."

    O narcisismo de classe UNE todas essas pessoas no mesmo pensar / sentir / agir: Lula é o inimigo a ser odiado e destruído, humilhado de todas as formas que lhes for possível fazê-lo.

    O interrogatório de Lula pela juíza Gabriela Hardt é apenas mais um elo de todo um processo contaminado, fétido, de uma sociedade profundamente enferma.
    .

    • Perfeito!

      Perfeito! Essas pessoas são movidas por preconceito ideológico e narcisismo de classe, oprimindo milhões representados na figura de Lula. Acho que a lei do retorno não tardará a operar.  

      • Passei a reparar isso a que

        Passei a reparar isso a que chamo de "narcisismo de classe" ao observar as expressões corporais, o sorriso debochado, arrogante, os risinhos de achincalhe, sempre que, numa roda de amigos de classe média alta, o assunto era Lula....

        São inequívocos os sinais de empatia entre eles, e o orgulho imenso de pensarem o mesmo, sentirem o mesmo, de não fazerem parte dos "nordestinos e favelados enganados por Lula...." - percebido por eles com desprezo, quase um certo "nojo"....

        É certamente uma coisa doentia, perversa, oriunda de seus mais baixos instintos e preconceitos seculares.... É um narcisismo e um ódio de classe social.  Exacerbado astutamente por nossa grande mídia, que precisava do apoio intenso e firme desses segmentos sociais para todas as bandalhas a serem executadas por Moro e cia......

        Abraço!!!!

        • Concordo plenamente, foi

          Concordo plenamente, foi notório o prazer da dita cuja ao dizer que Lula era condenado em outro processo, quando se referiu ao fato dos filiados entrar com ações ela chiou dizendo que mihares de ação era para tumultuar o processo, sendo que se referia a fatos passados três anos, sendo apenas figura de linguagem por parte do Lula. Só quem pode entrar com ações em diversos lugares propositadamente são Juízes e Prmotores conforme este fato abaixo, ocorrido em 2016.

          https://epoca.globo.com/tempo/noticia/2016/06/juizes-e-promotores-movem-dezenas-de-acoes-contra-jornalistas-que-divulgaram-seus-salarios.html

          A hipocrisia e desfaçatez da classe média é muito grande. Estes ocorridos no país são didáticos como foi Canudos, Contestado Bombardeio em SP em 1924, massacre do Cadeirão etc

          E não duvidemos a Burguesia, Instituições, Militares, todos os grupos de mídia estão de acordo e vibrando com este estado de coisas. Como disse Claude Lévi-Strauss...... Tristes Trópicos.

    • "Filha do medo, a raiva é mãe da covardia".

      Esse pessoal não perdoa um que a desigualdade, forjada deliberadamente por eles, não conseguiu ofuscar. 

      Não tive estômago para ver as imagens, e pelos depoimentos de terceiros, a atitude da feitora apenas materializou o que a estrutura social e econômica faz de maneira dissimulada - oprimir e humilhar aqueles que não pertencem ao grupo dos dominadores, quanto mais se lhes desmontar a farsa de seu "direito à desigualdade". A mídia corporativa que aplaudiu o vexame da feitora sofre do mesmo medo que ela: o de serem desmascarados em sua falsa meritocracia, conseguida e mantida à custa de muita violência, simbólica e real. O que esta ordinária fez apenas a desnudou, temerosa, com razão, de ser reduzida, em público, ao pó de traque que é, como de fato foi, não teve alternativa a não ser mostrar a cru a truculência das  instituições e estruturas a quem representa - e a mídia porca que a enaltece também ri de nervoso, tamanho o medo de que o povo se levante e a justiça seja feita - guilhotinas serão poucas. 

      A história humana e mitológica está cheia de exemplos de gente nobre submetida ao arbítrio de gente medíocre que dura pouco, enquanto os verdadeiros deuses transcendem o tempo e o espaço. O que seria dessazinha se não fosse Lula? E do rábula? Essa gente, se tivesse um mínimo de vergonha na cara, teria pudor de só ter holofote por causa de Lula e do medo que ele inspira aos crápulas pobres e ricos que sustentam a injustiça e a feiúra do mundo. 

      Jesus não viveu a via-crúcis por acaso. Não significa comparar quem sofre injustiça com a perfeição do Salvador, mas entender a mensagem que ele veio trazer: "No mundo sofrereis tribulações, mas animai-vos, eu venci o mundo". Todo aquele que sofre perseguição certamente está defendendo algo que ameaça a injustiça do mundo, e portanto, é tão forte que qualquer imbecil exercerá sua mediocridade para impedi-lo/a de realizar seu papel de defensor/a dos fracos e oprimidos. É a lei. Ninguém desafia o Mal impunemente. O tamanho da ignorância da feitora na verdade só revela o tanto de medo que essa corja tem de quem nunca precisou de dinheiro e status para ser respeitado. Lula não precisa dessa ordinária para nada. Ela, sim, não seria ninguém às suas próprias custas - sem Lula o que seria da mediocridade anônima dessa gente? Engraçado, eles prenderam Lula mas ainda não estão em paz... E não devem ficar mesmo. Os dias de arbítrio dessa gente estão contados. LULA É ZUMBI, É TIRADENTES, É MANDELA, É NOSSA ALMA. 

       

      LULALIVRE! 

       

      Caravanas - Chico Buarque (vencedor do Grammy Latino) FAÇAMOS CARAVANAS LULALIVRE PELO BRASIL, LEVANDO

      SUA MENSAGEM E SEU AMOR, O POVO PRECISA SER ACORDADO DO FEITIÇO DO ÓDIO. 

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=6TtjniGQqAc%5D

      https://www.youtube.com/watch?v=6TtjniGQqAc

       

      Sampa/SP, 17/11/2018 - 23:52 

  • "O senhor não entende nada de
    "O senhor não entende nada de operações militares e sua pergunta é idiota", Jackson respondeu " De fato o senhor entende mais do eu que nunca fui a uma guerra. Diante de suas explicações lhe peço desculpas".
    Há um senão : O Marechal seria ademoestado se o interlocutor fosse o juiz que presidia a audiência, mesmo que acompanhando a citada data vênia. NB:opinião de um leigo.

  • Uma sociedade degradante,

    Uma sociedade degradante, como virou o brasil dos golpistas, linchou uma presidente por ser Mulher, e por seguir a linha do governo Lula, pelos mais desfavorecidos.

    Agora com todo o cinísmo , marca registrada de elementos desqualificados, apresentam essa fantoche que cumpre ordens do comando do golpe, e é uma xerocópia do cínico moro, amiga de tucanas.

     

  • Surreal

    Surreal o que ocorre a essa classe média bestializada se sentindo empoderada.

    Vou fazer uma releitura dos ultimos cem anos do império chinês. Guardadas as devidas proporções, periga muito parecer a nossa situação atual com a da rebelião taping, de Hong Xiuquan.

  • A esperança é que essa e outras injustiças sejam PUNIDAS.

    Exemplos de carrascos pagando por seus crimes não faltam !

    Irma Ida Ilse Grese (Wrechen7 de outubro de 1923 — Hameln13 de dezembro de 1945) foi uma guarda feminina nos campos de concentração de Auschwitz-BirkenauBergen-Belsen e Ravensbruck, durante a Segunda Guerra Mundial. Apelidada de "A Cadela de Belsen"[1] pelos prisioneiros deste campo por seu comportamento sádico e perverso, foi uma das mais cruéis e notórias criminosas de guerra nazistas, executada na forca pelos Aliados ao fim do conflito.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Irma_Grese

  • Caro Andre. Fugindo um pouco
    Caro Andre. Fugindo um pouco do tema...

    Se nao for solicitar muito poderia nos brindar com um artigo a respeito do nosso futuro chanceler ?

  • Humanos
    Estava conversando sobre isso com meu marido essa tarde, sentindo muito estranho como pode ser correta essa atitude da juíza e pior, comemorada por tantos nas redes.
    Seu texto é bem leve e da luz ao fato de que ele continua sendo um ser humano igualzinho a ela.
    Ele errou e paga pelos seus erro, mas ela está superior do que ele, mas ela não é superior.Todos somos iguais.
    Tristeza por um senhor de mais de 70 anos estar passando por esse situação, mais do que justa, pois ele plantou e está colhendo, mas isso não tem como nos deixar feliz pelo sofrimento do próximo.
    Paz na terra!

    • "Ele errou e paga pelos seus
      "Ele errou e paga pelos seus erro" [sic]. "situação mais que justa, pois ele plantou e está colhendo".

      Fora os graves problemas de lógica no seu texto (o que me faz duvidar da sinceridade da sua compaixão), algo me deixa curiosa. Quais foram os erros dele? O que ele plantou? Você tem alguma prova? Sabe de alguma evidência ou prova de que ele tenha cometido crimes? Porque até agora nem o Ministério Público e os juízes Moro e Hardt não apresentaram nenhuma. A sentença do triplex é uma farsa e a sentença anunciada do sítio tudo indica que será outra farsa do mesmo calibre.

      Poupe-nos de seu sentimentalismo piegas e de sua comiseração hipócrita.

    • Lula paga por seus erros?
      Porque o Aécio Neves e o Michel Temer nao pagam por seus erros?
      O erro do Lula foi ter acertado.

Recent Posts

“Brasil está pronto para ser uma potência”, diz Lula

Em evento realizado na Embraer, presidente deixou claro que trabalho do governo “é fazer o…

21 minutos ago

Vídeo de Bill Maher sobre a democracia brasileira volta a viralizar; confira

Em janeiro, humorista norte-americano destacou trabalho da Justiça Eleitoral; "crianças deveriam estudar a Constituição do…

35 minutos ago

Prorrogação da desoneração da folha de pagamento contraria interesse público

Estudo da Secretaria de Política Econômica aponta que medida é ineficaz, e seu custo afeta…

3 horas ago

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

5 horas ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

5 horas ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

6 horas ago