Ativistas convocam ato em defesa de Lula em São Paulo

Foto: Ricardo Stuckert
Da Rede Brasil Atual
Manifestação foi marcada de última hora e deve começar às 17h, na Avenida Paulista, em São Paulo. Ativistas acusam juiz Moro de agir politicamente em sentença

Ativistas em defesa da democracia convocam para hoje (12), às 17h, um ato em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No início da tarde, o juiz da 13a Vara Federal de Curitiba, Sergio Moro, condenou Lula a nove anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro referente ao processo do tríplex no Guarujá, no litoral sul de São Paulo.

O ato marcado horas depois do anúncio será realizado no vão livre do Masp, na Avenida Paulista, região central de São Paulo. Mesmo após a condenação, Lula não será preso nem fica inelegível para as eleições de 2018. Para isso ocorrer, o processo ainda precisa ser julgado pelo colegiado do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4aRegião. “Temos absoluta convicção de que quando esse recurso chegar ao TRF teremos uma revogação dessa decisão parcial e política”, disse o senador Humberto Costa (PT-PE).

“Lula está tranquilo, sereno e já esperava essa decisão. Agora é a hora de apelarmos para a segunda instância e encontrarmos alguém que fundamente melhor esse processo. O juiz foi totalmente parcial”, continua. Costa lembra que os processos, ao subir de instância, costumam a ter longos trâmites. “Algumas sentenças no TRF tem durado mais de um ano. Não sei se vão criar um processo a jato. Mas fica evidente que Moro quer substituir milhões de brasileiros que desejam votar em Lula para presidente”, concluiu.

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) compartilha da visão do ex-presidente, dita por Costa, de que a decisão era esperada. “Temos acompanhado a crise que o país tem vivido, especialmente o processo de perseguição desenvolvida pela Operação Lava Jato contra o presidente Lula. Quero dizer com muita tranquilidade que nós não poderíamos imaginar que Moro pudesse ter dado outra sentença. São quase três anos de uma engrenagem poderosa que envolve agentes como a rede Globo, a Fiesp, setores do Judiciário e interesses internacionais que se movimentaram no sentido de impedir o avanço de um projeto político popular vitorioso por quatro eleições.”

“Essa sentença não foi dada agora. Foi dada há muito tempo. O que os procuradores do Power Point, a Veja e o Moro fariam sem essa decisão? Essa sentença foi o ponto de partida do golpe”, completou Pimenta. Já a presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), criticou a condução do processo. “Moro condenou o Lula a nove anos e meio de prisão. A acusação é recheada de convicções. A denúncia contém a apresentação do procurador Deltan Dallagnol, aquele do Power Point, que não se dá ao respeito de se ater ao processo, que fica no ativismo político. A denúncia não trás nenhuma prova material. Absolutamente nada”, disse.

Neste vídeo, o presidente estadual do PT-SP,  Luiz Marinho convoca população da capital para o ato em defesa do presidente  Lula, a partir das 17 horas, na avenida Paulista:

Redação

Redação

Recent Posts

“Para mim é um alívio essa correição”, diz Gabriela Hardt

Substituta de Sergio Moro, juíza admite erros no caso Tacla Duran, mas garante que não…

3 horas ago

O que está por trás da nova corrida pelo ouro

Incertezas políticas e internacionais estão por trás da disparada de preços do minério, diz professor…

3 horas ago

Como capturar o comum cotidiano ou a própria vida, por Maíra Vasconcelos

A cada dia, ficamos esquecidos no dia anterior sem ter conseguido entender e ver o…

3 horas ago

Lula e ministros visitam RS para garantir recursos às vítimas das chuvas

Exército aumentou o número de militares e opera hospital de campanha; Transportes se comprometeu a…

4 horas ago

Entrevista: Ilan Fonseca, procurador que trabalhou como motorista de Uber, revela a dura realidade dos aplicativos

Escritor e membro do MPT, Ilan Fonseca propõe alternativas ao oligopólio que controla trabalhadores sem…

5 horas ago

Temporais no Rio Grande do Sul rompem barragem e autoridades alertam para população deixar área

Barragem 14 de Julho, no interior do Rio Grande do Sul, rompe com as fortes…

5 horas ago