Em Oslo, ambientalistas e grupos indígenas protestam contra Temer

Foto: Ronny Hansen/Rainforest Foundation Norway
Jornal GGN – Grupos de defesa do meio ambiente e dos direitos dos povos indígenas realizaram um protesto nesta sexta-feira (23), em Oslo, na Noruega, quando o presidente Michel Temer se encontrou com a primeira-ministra Erna Solberg.
Os manifestantes criticam o aumento do desmatamento no país e também afirmam que os direitos humanos e os direitos indígenas sofrem diversas ameaças no Brasil. Cerca de 40 pessoas se reuniram em frente à sede do governo segurando cartazes e gritando “Fora, Temer”.
“Vemos um constante e sistemático ataque ao meio ambiente nesse governo”,  afirmou Sonia Guajajara, que comanda a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil.
No encontro com Solberg, Temer foi cobrado a respeito da corrupção no Brasil e sobre a proteção ao meio ambiente. O país escandinavo anunciou que irá reduzir o envio de verbas para o Fundo da Amazônia.

“Muitos grupos indígenas são beneficiados pelos recursos. O corte, portanto, significa o enfraquecimento de iniciativas aos indígenas e problemas para a implementação de gestão territorial”, disse Guajajara.
Sarney Filho, ministro do Meio Ambiente, responsabilizou a gestão anterior pelo aumento do desmatamento e ainda afirmou que só Deus pode garantir que não haverá crescimento do desmatamento. “Pior que culpa passada é culpa de Deus”, disse a ativista.
O ministro com três ONGs norueguesas e  afirmou que não vai apoiar qualquer medida que reduza as áreas de proteção.
“Ele disse que não aprovaria nenhuma lei que vá afetar a floresta e que não vai reconhecer nada que afete os indígenas. Não temos confiança, e a prova é a existência desse protesto”, disse Anna Lovold, da entidade Rainforest Foundation.
“O governo do Temer está promovendo mudanças políticas que causarão aumento da pobreza e um aumento ainda maior da diferença entre pobres e ricos. Uma das decisões políticas mais drásticas tem sido manter o teto dos gastos nas áreas de saúde, educação e serviços sociais no nível de 2016 para os próximos 20 anos”, afirma Arne Dale, coordenador da ONG Ajuda da Igreja Norueguesa.
No encontro com Temer, a primeira-ministra do país escandinavo demostrou preocupação com “forças que querem reduzir” a proteção ambiental no Brasil.

 

Redação

Redação

View Comments

Recent Posts

Justiça determina novo prazo para prescrição de ações de abuso sexual infantil

Em vez de contar a partir do aniversário de 18 anos da vítima, prazo agora…

2 horas ago

O que diz a nova lei para pesquisas com seres humanos?

Aprovado pelo Senado, PL segue para sanção presidencial e tem como objetivo de acelerar a…

3 horas ago

Da casa comum à nova cortina de ferro, por Gilberto Lopes

Uma Europa cada vez mais conservadora fala de guerra como se entre a 2ª e…

3 horas ago

Pedro Costa Jr.: Poder militar dos EUA não resolve mais as guerras do século XXI

Manifestantes contrários ao apoio dos EUA a Israel podem comprometer a reeleição de Biden, enquanto…

4 horas ago

Economia Circular e a matriz insumo-produto, por Luiz Alberto Melchert

IBGE pode estimar a matriz insumo-produto nos sete níveis em que a Classificação Nacional da…

5 horas ago

Os ridículos da Conib e o mal que faz à causa judia, por Luís Nassif

Conib cismou em investir contra a Universidade Estadual do Ceará, denunciada por uma postagem na…

6 horas ago