Jessé Souza contextualiza histórico do golpe no Sala de Visitas

Mais uma edição do programa onde Luis Nassif também recebe o candidato à vereador, Simão Pedro, e a cantora Blubell
https://www.youtube.com/watch?v=u169KMv7p-I width:700]
Jornal GGN – A edição do “Na sala de visitas com Luis Nassif” desta semana está imperdível, começando pela entrevista com Jessé Souza, professor titular de ciência política na Universidade Federal Fluminense e ex-presidente do IPEA. Jesse acaba de lançar o livro A radiografia do golpe – entenda como e por que você foi enganado.
O livro foi desenvolvido a partir de uma pesquisa recente sobre as classes sociais que Jesse coordenou na frente do instituto de pesquisa, pouco antes de ser afastado pelo governo interino de Michel Temer. O trabalhou permitiu ao professor contextualizar o histórico do golpe “como produto dos conflitos de classe recentes e como jogo de poder”. Jessé explica ainda a raiz da crise fiscal que abalou o governo Dilma, e os verdadeiros interesses por trás da demonização do estado, como uma estrutura incapaz de oferecer serviços de qualidade.
Em relação ao golpe, o professor afirma que uma parte da classe média que apoiou a queda da Dilma começa a perceber as consequências negativas da troca abrupta no poder. “Tem uma parte da classe média, estou estudando isso agora, que é liberal e está assustada. Ela foi enganada, [agora sabe que foi enganada”.
Em seguida, Nassif recebe Simão Pedro, candidato a vereador em São Paulo pelo PT e ex-deputado estadual por três mandatos. Simão abordou os novos conceitos de gestão pública municipal destacando seu trabalho a frente da Secretaria de Serviços, na gestão Haddad, onde ajudou a desenvolver uma revolução no tratamento de resíduos sólidos junto a cooperativas de reciclagem geridas por catadores de lixo. O candidato a vereador também falou sobre a expansão das redes de wifi nas praças, os novos telecentros equipados com FabaLabs (laboratórios digitais com impressoras 3D), e o programa Ilumi que ampliou a iluminação publica com lâmpadas LED nas periferias, trazendo impactos direitos na segurança pública.
Por fim Nassif entrevista a talentosa cantora e compositora Blubell, que apresenta músicas do seu mais recente álbum “Confissões de Camarim”. O trabalho é acompanhado por um quarto de músicos que interpretam canções com letras espirituosas que misturam jazz, bolero, pop e rock.
Redação

Redação

View Comments

Recent Posts

Justiça determina novo prazo para prescrição de ações de abuso sexual infantil

Em vez de contar a partir do aniversário de 18 anos da vítima, prazo agora…

48 minutos ago

O que diz a nova lei para pesquisas com seres humanos?

Aprovado pelo Senado, PL segue para sanção presidencial e tem como objetivo de acelerar a…

2 horas ago

Da casa comum à nova cortina de ferro, por Gilberto Lopes

Uma Europa cada vez mais conservadora fala de guerra como se entre a 2ª e…

2 horas ago

Pedro Costa Jr.: Poder militar dos EUA não resolve mais as guerras do século XXI

Manifestantes contrários ao apoio dos EUA a Israel podem comprometer a reeleição de Biden, enquanto…

3 horas ago

Economia Circular e a matriz insumo-produto, por Luiz Alberto Melchert

IBGE pode estimar a matriz insumo-produto nos sete níveis em que a Classificação Nacional da…

4 horas ago

Os ridículos da Conib e o mal que faz à causa judia, por Luís Nassif

Conib cismou em investir contra a Universidade Estadual do Ceará, denunciada por uma postagem na…

4 horas ago