Preta Ferreira ainda está presa “preventivamente”. É mais uma voz silenciada! Vigiemos!

do Movimento Sem-Teto do Centro – MSTC

Preta Ferreira

Janice, mais conhecida como Preta, é a mais velha de oito irmãos. Na adolescência, veio da Bahia para São Paulo. Sempre ajudou nas despesas de casa, trabalhando informalmente e cuidando dos irmãos, sem deixar a escola e os trabalhos artísticos.

Na juventude, trabalhou na SPTRANS, empresa de economia mista que gerencia o transporte na cidade São Paulo. Enquanto cursava faculdade, trabalhou como estagiária na Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Em seguida trabalhou na APOIO, organização civil sem fins lucrativos formada por pessoas de vários segmentos sociais preocupados com a pobreza de amplas camadas populares, primeiro como assistente administrativa e depois na área socioeducativa.

Já publicitária, em 2012, Preta iniciou sua carreira em produção cultural. Além de já ter assinado a produção de elenco e atuado em clipes de renomados artistas, como Maria Gadú, Ana Cañas, Criolo e Baco Exu do Blues, Preta também fez parte da produção de filmes e séries de televisão, como Rotas do Ódio, O Personagem e Travessia. Ela também dirigiu o clipe da música de sua composição Minha Carne. Recentemente cantou na  4º Conferência Regional de Promotoras e Procuradoras de Justiça do Brasil, em São Paulo, ao lado de Elza Soares e na presença de personalidades públicas como Raquel Dodge, procuradora geral da República.

Além de eventos culturais, Preta produz shows para grandes artistas, é integrante do podcast Bar das Manas e a atriz principal do novo longa metragem da diretora Eliane Caffé, que será lançado em 2019. Apresenta semanalmente o boletim web Lula Livre, produzido pela produtora Entrelinhas.

Também faz palestras sobre temas culturais, sociais, étnicos e sobre racismo, feminismo e preconceitos sexuais e questões sociais de moradia. Nos últimos anos, realizou palestras na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, no Museu da Imagem e Som, na Miami Ad School, na Associação Brasileira Organizações Não Governamentais, na 16ª Mostra Internacional de Arquitetura- Bienal de Veneza, e pelo interior da Bahia.

Na Ocupação 9 de Julho, Preta organiza eventos culturais e socioeducativos, desde pesquisas acadêmicas, laboratórios e oficinas, shows, ações de saúde e lazer.

Redação

Redação

View Comments

Recent Posts

Mais de 70 trabalhadores são encontrados em condição análoga à escravidão em um dos garimpos mais lucrativos da América Latina

Operação federal cita “servidão por dívida”, em que os garimpeiros realizavam atividade sem qualquer proteção

25 minutos ago

Mauro Cid pode ter negociado perdão judicial em troca da delação premiada, diz jornalista

Acordo poderia ajudar o tenente-coronel a pelo menos manter o cargo e não perder totalmente…

2 horas ago

Desoneração traz risco de nova reforma da Previdência, diz Haddad

Apesar da advertência, o ministro se disse confiante em um acordo para resolver o impasse…

2 horas ago

Brasil soma mais de 4 milhões de casos de dengue em 2024

Nove estados e o Distrito Federal já decretaram emergência em decorrência da dengue. Minas Gerais…

2 horas ago

Parece que uma anistia está sendo urdida, por Fernando Castilho

Muita gente já esqueceu as centenas de milhares de mortes pela Covid-19, a tentativa de…

2 horas ago

A Lei de Alienação Parental no Brasil, por Salvio Kotter

Entre a Tutela da Justiça e a Proteção da Infância, nem manter nem revogar, reformar…

3 horas ago