Vereador afirma que polícia começou confronto na Consolação

Do jornal GGN – Durante visita ao 78º DP (Distrito Policial) na quinta-feira (13) para averiguar a situação dos manifestantes que foram detidos durante o confronto com policiais na manifestação para diminuição da tarifa dos transportes públicos, o vereador Toninho Vespoli (PSOL-SP), afirmou que a polícia violou um acordo firmado com o movimento uma hora antes do início das manifestações.  

O vereador conta que foi realizada uma reunião entre a organização do movimento e a Polícia Militar, que deu origem a alguns acordos. Um deles foi que a manifestação terminaria na Praça Roosevelt.

Vespoli afirmou que até o momento da entrada da PM pra dissipar a manifestação estava estabelecido e ainda se discutia a possibilidade de liberarem o avanço da manifestação até a Rua da Consolação. “A polícia tem que assumir a responsabilidade pelo que fez”, enfatiza.

Segundo o parlamentar ao chegar no local combinado houve uma negociação entre o movimento e o Tenente-Coronel Ben-Hur Junqueira Neto para subir a Rua da Consolação. “O pessoal estava negociando com a polícia e o entendimento foi de que eles poderiam subir”, afirma o vereador.

O parlamentar afirmou ainda que o coronel havia elogiado a passeata pacífica e dado aval para que os manifestantes subissem. O Tenente-Coronel disse que havia um superior acima dele e, no entendimento de Vespoli, o policial iria conversar com este superior. “Não deu nem 20 segundos, Ben-Hur saiu da conversa começou a cair bomba nos manifestantes”, conta.

O vereador também afirma que, neste momento da negociação, o ato estava parado esperando um retorno do que seria feito. Para ele, neste momento, a PM poderia ter dito para a coordenação da manifestação que era para manter o acordo firmado antes do início do ato. “A violência partiu por parte da polícia”, finalizou.

Redação

Redação

Recent Posts

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

34 minutos ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

51 minutos ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

2 horas ago

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

17 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

18 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

21 horas ago