Doria decide priorizar plano urbanístico na zona sul de São Paulo

Foto: Hamilton furtado/Wikimedia Commons
Jornal GGN – A gestão do prefeito João Doria (PSDB) resolveu que vai dar prioridade para incentivar o desenvolvimento de uma área chamada de Arco Jurubatuba, entre as regiões da Avenida Luiz Carlos Berrini e do autódromo de Interlagos.
O projeto prioriza o desenvolvimento em direção à zona sul da cidade. A gestão tucana também arquivou o projeto do chamado Arco Tietê, proposto por Fernando Haddad (PT) e que priorizava o desenvolvimento urbano na zona leste da cidade.
Segundo a Folha de S. Paulo, especialistas em urbanismo tem se preocupado com o projeto do Arco Jurubatuba. A área tem 1.400 hectares para a edificação de imóveis e cerca de 150 mil habitantes, o equivalente a 1,25% da população de SP. Ainda de acordo com a Folha, alguns dos terrenos são públicos e poderão ser vendidos.
Fernando Túlio Franco, presidente do  IAB/SP (Instituto de Arquitetos do Brasil), questiona o projeto. “A avaliação do IAB é que a minuta é extremamente genérica, feita com diretrizes abstratas”, diz.

Ele aponta que a região tem questões ambientais, urbanísticas, habitacionais, sociais e de mobilidade que precisam ser discutidas, para não criar uma região desigual. Ele também questiona o “interesse público” de se desenvolver tais áreas.
Américo Sampaio, da Rede Nossa São Paulo, critica o arquivamente do Arco Tietê.  projeto foi amplamente debatido e está em concordância com o Plano Diretor”, afirma.
A gestão de João Doria afirmou que retirou o projeto para realizar análises e “avaliações criteriosas por causa da complexidade e do tamanho da intervenção proposta”.
Através de uma postagem nas redes sociais, o ex-prefeito Fernando Haddad criticou o projeto atual, classificando-o como um “crime urbanístico-ambiental”. “Os velhos desequilíbrios serão reforçados ao invés mitigados”.
Haddad afirma que a cidade sempre priorizou o desenvolvimento para o chamado “vetor sudoeste”, que afasta o desenvolvimento da região leste da capital – onde está a maior parte da população – e também induz a ocupação de áreas de mananciais.
Para o ex-prefeito, o objetivo do Arco Jurubatuba é viabilizar a privatização do Autódromo de Interlagos, uma das principais bandeiras da campanha de Doria.
Um dos apoiadores do projeto na zona sul é o presidente da Câmara dos Vereadores, Milton Leite (DEM). A base eleitoral do vereador fica na região de Interlagos.
Redação

Redação

View Comments

  • Loteamento São Paulo.

    Venha conhecer o mais novo empreendimento, com o incentivo direto da Prefeitura de São Paulo.

  • UM CRIME URBANÍSTICO-AMBIENTAL

    Fernando Haddad - 4 h · 

    UM CRIME URBANÍSTICO-AMBIENTAL

    Desculpem o textão, mas o assunto é sério.

    O desenvolvimento urbano de São Paulo seguiu a lógica do desequilíbrio. Da Sé para a República, da República para a Paulista, da Paulista para a Faria Lima, e de lá para a Berrini e Chucri Zaidan. Esse chamado vetor sudoeste traz duas desvantagens para a cidade: afasta o desenvolvimento da Zona Leste, onde mora a maioria da população, e induz a ocupação dos mananciais.

    Um dos méritos do nosso Plano Diretor é induzir uma “volta ao centro”, vetor oeste-leste, pelo chamado Arco Tietê, reorganizando a ocupação das antigas várzeas hoje subaproveitadas. Duas medidas foram tomadas: a viabilização definitiva da mudança do Ceagesp, uma das iniciativas mais importantes da nossa gestão, e o envio da lei do Arco Tietê.

    A notícia hoje veiculada pela Folha revela que a Prefeitura retirou a lei do Arco Tietê da Câmara Municipal (desrespeitando o Plano Diretor) e vai encaminhar a lei do Arco Jurubatuba para viabilizar a venda de Interlagos (40 vezes maior do que o Parque Augusta) para a especulação imobiliária.

    Os velhos desequilíbrios serão reforçados ao invés de mitigados. Um crime urbanístico-ambiental que infelizmente conta com a cumplicidade de alguns arquitetos que até outro dia eu respeitava.
    Triste.

  • Público/privado

    Entrou milionário, sairá biliardário, o João Trabalhador, o Agripino.

    O prefake celebridade faz aquilo para o qual foi eleito, apenas cumpre o script.

  • O grande projeto de São Paulo

    O grande projeto de São Paulo será a renovação de areas antigas e decadentes mas já completamente dotadas de infra estrutura do Centro Velho em direção ao Bras, Mooca, Penha e dai para a zona Leste que tem grandes claros desocupados.

    Foi o segredo da renovação de Londres com a recuperação da area de docas, o Canary Wharf, de Buenos Aires com o Puerto Madero. As Avenidas Celso Garcia, Rangel Peestana, Radial Leste, do Estado, Tiradentes, tem quarteirões arruinados e vazios mas com toda a infra estrutura na porta. Leis especiais de reurbanização e ordenamento pela Prefeitura recuperariam esses espaços otimos para multiuso de comercio, serviços e habitação.

    A Zona Sul é o pulmão verde, o respiradouro de São Paulo em torno das represas. Ocupar ainda mais essa area vai prejudicar a dispersão da poluição e sufocar os mananciais. Um grave erro de planejamento, uma visão curtoprazista sem urbanismo.

Recent Posts

Justiça determina novo prazo para prescrição de ações de abuso sexual infantil

Em vez de contar a partir do aniversário de 18 anos da vítima, prazo agora…

10 horas ago

O que diz a nova lei para pesquisas com seres humanos?

Aprovado pelo Senado, PL segue para sanção presidencial e tem como objetivo de acelerar a…

11 horas ago

Da casa comum à nova cortina de ferro, por Gilberto Lopes

Uma Europa cada vez mais conservadora fala de guerra como se entre a 2ª e…

11 horas ago

Pedro Costa Jr.: Poder militar dos EUA não resolve mais as guerras do século XXI

Manifestantes contrários ao apoio dos EUA a Israel podem comprometer a reeleição de Biden, enquanto…

12 horas ago

Economia Circular e a matriz insumo-produto, por Luiz Alberto Melchert

IBGE pode estimar a matriz insumo-produto nos sete níveis em que a Classificação Nacional da…

13 horas ago

Os ridículos da Conib e o mal que faz à causa judia, por Luís Nassif

Conib cismou em investir contra a Universidade Estadual do Ceará, denunciada por uma postagem na…

13 horas ago