Senado teve quatro CPIs em funcionamento em 2017

Da Agência Senado

Quatro comissões parlamentares de inquérito (CPIs) funcionaram no Senado em 2017. Duas concluíram seus trabalhos com a apresentação e votação de relatórios finais: a da Previdência e a CPI mista da JBS. Outras duas foram prorrogadas. A CPI do BNDES, funcionará até o dia 1º de março. Já a CPI dos Maus-Tratos terá até 18 de agosto para apresentar seu relatório final.

Previstas pela Constituição, as comissões parlamentares de inquérito têm poderes de investigação próprios de autoridades judiciais e costumam ter como resultado o indiciamento de pessoas e sugestões de mudanças na legislação.

Previdência
Aperfeiçoar a legislação para assegurar o equilíbrio do sistema previdenciário brasileiro, como mecanismos de combate às fraudes, mais rigor na cobrança dos grandes devedores e o fim do desvio de recursos para outros setores foram algumas das preocupações da CPI da Previdência.

Durante seis meses de funcionamento, o colegiado presidido pelo senador Paulo Paim (PT-RS) promoveu 31 audiências públicas, apresentou dezenas de requerimentos de informações a órgãos públicos e ouviu mais de 140 pessoas, como representantes de órgãos governamentais, sindicatos, associações, empresas, além de membros do Ministério Público e da Justiça do Trabalho, deputados, auditores, especialistas, professores e outros.

Aprovado no final de outubro, o relatório final aponta erros na proposta de reforma apresentada pelo governo; sugere emendas à Constituição e projetos de lei; além de indicar uma série de providências a serem tomadas pelo Poder Executivo.

A CPI sugere, por exemplo, que o governo federal peça urgência constitucional para o PL 5.080/2009, que trata da cobrança da dívida ativa da Fazenda Pública e atualiza e moderniza a execução fiscal. Também propõe, entre outros projetos, uma PEC que impede a Desvinculação de Receitas da União (DRU) sobre as fontes de financiamento da Seguridade Social.

— Procuramos fazer um trabalho cidadão, em que o único compromisso era com a verdade – e não de caçar bruxas e não de prejudicar ninguém — disse o relator da CPI, senador Hélio José (Pros-DF) ao fazer um balanço dos trabalhos do colegiado.

CPI Mista da JBS
Já o relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da JBS foi aprovado no último dia 14, depois que o relator, deputado Carlos Marun (PMDB-MS), aceitou retirar pontos considerados polêmicos pelos integrantes da comissão.

Foram excluídos a sugestão de indiciamento do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot; o projeto de lei que diminuía o poder do Ministério Público na celebração de acordos de delação premiada; e o pedido de investigação das denúncias feitas pelo advogado Rodrigo Tacla Durán contra a força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba (PR).

O documento aprovado manteve o pedido de indiciamento do ex-procurador Marcello Miller, acusado de favorecer os controladores do frigorífico JBS em troca de um contrato milionário com o escritório de advocacia que tratava do acordo de leniência do grupo. Também pediu o indiciamento dos irmãos Joesley e Wesley Batista. Os controladores da JBS são acusados de corrupção ativa, uso indevido de informação privilegiada e manipulação de mercado. O executivo Ricardo Saud, da JBS, é acusado de corrupção ativa.

O presidente da CPMI, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) comemorou a aprovação do documento, mas lamentou não ter havido tempo para ouvir nenhum dos políticos acusados de receber propina em troca de empréstimos oficiais à JBS. Também criticou a atuação de alguns procuradores.

— Obtivemos provas de que o ex-procurador Marcello Miller e o procurador Ângelo Goulart Villela atuaram em benefício da JBS quando ainda eram da equipe de Rodrigo Janot. É difícil acreditar que o ex-procurador-geral da República não soubesse disso — afirmou ao final dos trabalhos do colegiado.

BNDES

Instalada em agosto, a CPI do BNDES, que investiga irregularidades em empréstimos concedidos pelo banco no âmbito do programa de globalização das companhias nacionais, ouviu o empresário Eike Batista, do grupo EBX e o ex-presidente do banco estatal Luciano Coutinho.

Eike Batista negou privilégios ou irregularidades nos empréstimos obtidos no banco. Já Coutinho, que dirigiu o BNDES de maio de 2007 a maio de 2016,  negou qualquer interferência política nos contratos do banco enquanto ele presidia a instituição.

A CPI é presidida pelo senador Davi Alcolumbre (DEM-AP). O relator é Roberto Rocha (PSDB-MA).

Maus-tratos
Em funcionamento desde 9 de agosto, a Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga maus tratos contra crianças e adolescentes lançou três cartilhas de prevenção contra o suicídio, a automutilação, o bullying e o cyberbullying. O objetivo do material didático é orientar pais, responsáveis, professores e profissionais atuantes na defesa de jovens e crianças. As cartilhas serão distribuídas nacionalmente e estarão disponíveis via internet para a reprodução independente.

O relator da comissão, senador José Medeiros (Pode-MT) classificou a edição das cartilhas como um dos avanços proporcionados pela atuação da CPI.

Antes mesmo da conclusão dos trabalhos, o presidente da comissão, senador Magno Malta (PR-ES), apresentou três projetos de lei oriundos dos trabalhos da CPI. O primeiro altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e prevê a classificação indicativa por faixa etária para exibições, a cargo do Ministério da Justiça (PLS 506/2017). O senador reforçou que a intenção é proteger crianças e não “criminalizar a arte”.

A segunda proposta estabelece normas de segurança e de medicina do trabalho para profissionais que atuam em locais de educação infantil e fundamental (PLS 507/2017). A terceira prevê a obrigatoriedade de notificação do Conselho Tutelar sobre casos de suspeita de automutilação de crianças e adolescente (PLS 508/2017).

— O nosso foco é a criança e temos trabalhado duro e com seriedade. Ao renovar o prazo com maioria absoluta de assinaturas, esta casa mostra a maioria absoluta daqueles homens que foram eleitos por famílias, por crianças, e que sabem que o trabalho é sério — disse Magno Malta ao agradecer o apoio para a prorrogação do funcionamento da CPI.

Supersalários
Uma quinta CPI chegou a ser aprovada pelos senadores em 2017, mas só deve começar a funcionar no próximo ano: a  CPI dos Supersalários (RQS 815/2017).

Proposta pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL), a CPI irá investigar o pagamento de salários acima do teto constitucional para servidores e empregados da administração pública direta e indireta. Para Renan, não é justo que no momento em que o Congresso Nacional aprova uma série de medidas que alteram as normas trabalhistas, se omita em relação aos supersalários.

“No momento em que se rediscute, para menor, o valor estimado para o salário-mínimo, há cortes sensíveis em programas sociais, em investimentos e custeio. Em tempos de crise, os sacrifícios devem ser compartilhados por todos e, em qualquer caso e em qualquer tempo, cumpridas as regras constitucionais vigentes no país”, argumenta o senador no pedido de criação da CPI.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Recent Posts

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

8 minutos ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

30 minutos ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

45 minutos ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

1 hora ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

1 hora ago

Tio Paulo e o espelho quebrado, por Mário Henrique Caixeta

Antes que tio Paulo recebesse as homenagens póstumas, tanto ele quanto a sobrinha já estavam…

2 horas ago