Alto-falantes da paixão – Capítulo terceiro, por Z Carota

Alto-falantes da paixão

por Z Carota

Capítulo terceiro
Cálidos e tépidos

há pouco, após um breve, porém intenso toró, fui à padaria comprar víveres para a merenda noturna – aprendi com Vó Filhinha, que viveu 99 anos: “Após as refeições, ocê sempre saia da mesa ligeiramente com fome, especialmente à noite, quando a digestão também tá com sono”, daí que não janto, apenas merendo.

chamei o elevador, chegou, entrei, um andar depois, minhas narinas sentiram-se como que afundadas num jardim repleto de damas-da-noite, e descobri a razão quando o elevador parou no andar abaixo, a porta se abriu e uma cavalheira adentrou-o, saudando-me:

– boa noite, jovem.
– boa noite, ca… – inebriado por outro e cálido olor, o de seu hálito Trident canela, quase a ela me referi como “cavalheira”, mas corrigi: – senhora.

e ela pôs-se a olhar no espelho, fazendo uns e outros ajustes no decote sóbrio de seu vestido azul-turquesa e ajeitando as doiradas melenas presas ao coque que lhe desnudava a nuca, esta com um hematoma carmim que, se não fora obra de sedenta e gigante muriçoca, derivou d’alguma boca humana salivando outros afãs.

enquanto isso, por meu turno, em silenciosos, mas aflitos conciliábulos comigo mesmo, me perguntava: “será Antônia, a musa do criativo enamorado que, dias atrás, se valera dos alto-falantes do caminhão de delícias do bom mascate Alvair para convidá-la a um forró?!”
qual lê-se minha mente, ela, ainda olhando-se no espelho, aos lá-ra-ri-la-lás, solfejava “Numa Sala de Reboco”, do Gonzagão.

epifanias minhas, e, vos juro, foi um custo não ceder aos seguintes impulsos: 1) bradar “Dona Antônia, sua tão alto-falada!”; 2) fazer um meneio de braço qual tirasse um chapéu com penacho, daqueles de mosqueteiro de antigas fitas de cinema, colocar o outro braço para trás, flexionar um joelho e sapecar-lhe um fidalgo ósculo na mão de unhas também ornadas em azuis-turquesa; 3) por fim, e principal, em respeitoso ataque de ternura, segredar-lhe: “Estou shipando vocês”.

mas me contive, e graças, afinal, podia haver uma coincidência, ela se chamar, sei lá, Eudóxia e, em verdade, estar indo a um queijos e vinhos promovido por um damo que gosto de imaginar chamar-se Ariosto, colecionador não só de LPs do Luiz Gonzaga, mas também, por insondáveis razões, das cuecas do Agnaldo Timóteo.
quando chegamos à portaria, porém, não mais restaram dúvidas de ela ser Antônia, porque o seu celular tocou, ela o atendeu, e disse:

– desculpe, estou um pouquinho atrasada, mas já saindo do edifício. chego mais loguinho. ah, não tô podendo beber gelado, então, pra ficar no jeito de beber, já pede a minha guaraná.

precisa explicar?
sei lá o seu, mas o meu coração ficou cálido, tépido – feito a goma de mascar sabor canela e “a minha guaraná” de Antônia.
já na padaria, pequeno vexame meu ao balcão, pois esqueci o que, mesmo, fora comprar, cabeça tomada pela única dúvida restante: afinal, qual será a graça do damo, meu Deus?
insônias me aguardam.

Amanhã, capítulo último.

Z Carota é jornalista e escritor, autor de “dropz” (Editora Penalux) e “a beleza que existe” (Páginas Editora)
Facebook: https://www.facebook.com/marcelo.carota.92/
Instagram: @zecarota
Twitter: @zcarota1

Leia os capítulos anteriores:

Zê Carota

Ganhou espaço nas redes sociais com suas intervenções. Textos curtos. Rápido no gatilho

Zê Carota

Ganhou espaço nas redes sociais com suas intervenções. Textos curtos. Rápido no gatilho

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

4 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

5 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

6 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

6 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

6 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

7 horas ago