Coronavírus

Má gestão da pandemia tornou o Brasil ‘celeiro’ de mutações do coronavírus

da Rede Brasil Atual

Má gestão da pandemia tornou o Brasil ‘celeiro’ de mutações do coronavírus

Por Gabriel Valery | RBA

São Paulo – A condução desastrada do combate à pandemia pelo governo de Jair Bolsonaro e o total descontrole do contágio fez com que o Brasil se tornasse um problema para o mundo, já que circulando com total liberdade pelo país, o coronavírus pode desenvolver-se em mutações agressivas, como a gamma. É o que aponta artigo científico publicado no periódico Viruses. O estudo é intitulado “Alta Taxa de Eventos de Mutações no Genoma do Sars-Cov-2 em Regiões Geográficas do Brasil entre Fevereiro de 2020 e Junho de 2021“.

O artigo coloca o Brasil e a África do Sul como principais polos de mutações genéticas do coronavírus no mundo. Desde o início da pandemia, Bolsonaro minimizou o vírus e não articulou medidas sanitárias. Ao contrário, tentou impedir que os estados e municípios as adotassem. Também estimulou e promoveu aglomerações, disseminou mentiras sobre a segurança e eficácia de vacinas e máscaras.

“Mutações virais são eventos probabilísticos devido à transmissão aleatória de um vírus entre pessoas infectadas. A carga viral é variável e depende de fatores como o curso de infecção e imunidade do hospedeiro. Alguns indivíduos são ‘super espalhadores’, o que significa que as variáveis comportamentais e ambientais são relevantes para a infecciosidade, aumentando o sucesso da transmissão. Com o vírus tendo todo o espaço disponível para se multiplicar e infectar pessoas, a gente tem visto que isso acaba se refletindo em um registro de uma diversidade maior. Foi o caso que o estudo encontrou particularmente do Brasil”, afirmam os cientistas responsáveis.

No epicentro

De acordo com o levantamento, foram identificadas 61 cepas virais autóctones do Brasil. A maioria delas foi transitória e não ganhou força para levar a um aumento da transmissão ou mortalidade. Entretanto, uma das principais variantes de preocupação do mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), surgiu no país, a gamma, ou P.1, identificada pela primeira vez em Manaus. “É impressionante como esses países, Brasil e África do Sul conseguiram, ao longo do tempo, permitir um acúmulo de mutações maior que a média, em um processo que leva à formação de variantes”, completam os pesquisadores.

Os dados apontam que, no Brasil, uma nova mutação foi verificada a cada 278 amostras analisadas, diante de uma a cada 1.046 na Europa. O estudo tem importância central para deixar claro que, quanto mais o vírus circula, mais ele tende a se modificar. Além de Brasil e África do Sul, a Índia também aparece como centro do problema das mutações do coronavírus. Foi lá que surgiu a variante delta, até 70% mais contagiosa. Assim como o Brasil, a Índia não adotou medidas de isolamento social consistentes.

Desigualdade

Outro estudo aponta que, além de mal executadas, as medidas de proteção aos cidadãos brasileiros durante a pandemia foram desiguais. Levantamento da Rede Nossa São Paulo escancarou mais uma vez as diferenças de tratamento na capital paulista. Os dados revelam que a mortalidade por covid-19 tem relação com a cor da pele ou a renda média das pessoas contaminadas. Além disso, mesmo a expansão do número de leitos de Unidades de Terapia Intensiva, em cerca de 600%, ficou concentrada em regiões que já tinham uma rede maior de atendimento médico.

No Itaim Bibi, de maior poder aquisitivo, 47% dos mortos pela covid-19 eram pretos ou pardos. Entre brancos, foram 28%. Já na Vila Guilherme, zona norte da cidade, 50% dos mortos pelo novo coronavírus eram pretos ou pardos e 30%, brancos. Os dados foram analisados em reportagem do repórter Rodrigo Gomes, da Rádio Brasil Atual.

Do mesmo modo, mostra a pesquisa, as famílias de maior renda foram menos vitimadas pela covid-19 do que as mais pobres, mesmo nas faixas etárias com menor risco de desenvolver complicações. A região de Alto de Pinheiros, na zona oeste da cidade, concentra quase quatro vezes mais renda que Lajeado, no extremo leste. Entretanto, a mortalidade por covid-19 em Lajeado é cinco vezes maior que no Alto de Pinheiros.

Vírus ainda livre

Boletim de hoje (14) do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass) indica 731 mortes por covid-19 em um período 24 horas. O país chega a 587.797 vítimas oficialmente registradas do vírus. No mesmo período, também foram notificados 13.409 novos casos, totalizando 21.019.830 infectados desde o início da pandemia, em março de 2020. O Brasil é o país com mais mortes por covid-19 neste ano e o segundo desde o início do surto, atrás apenas dos Estados Unidos.

Redação

Redação

Recent Posts

Marielle Franco e a intervenção federal, por Paulo Fernandes Silveira

O relatório final da Polícia Federal traça um panorama da atuação política de Marielle nos…

28 minutos ago

A Globo e a ciência da Selic, por Luís Nassif

Lucro financeiro da Globo = custo financeiro do Tesouro + custo financeiro da grande empresa…

51 minutos ago

Roberto Jefferson deve voltar à prisão após informe de hospital

Internado desde 2023, o ex-deputado apresenta quadro estável para receber alta; Alexandre de Moraes manteve…

11 horas ago

Lula lembra trabalho da Embrapa na luta contra a fome

Presidente esteve em evento que marcou aniversário de 51 anos de fundação da empresa de…

12 horas ago

Embrapa celebra aniversário fechando acordos estratégicos

Termos de cooperação englobam participação de ministérios e instituições para desenvolver projetos em torno do…

13 horas ago

O legado de 50 anos da Revolução dos Cravos que o partido Chega quer enterrar em Portugal

Arcary explica a "embriaguez social e política que deixa o mundo completamente fascinado" trazida pela…

13 horas ago