Coronavírus

Surgimento da Omicron aumenta debate sobre quebra de patente de vacinas

Jornal GGN – O aparecimento da variante Omicron fez com que o debate sobre a equidade da vacina voltasse à pauta. Nesta segunda, 29, o Conselho de Sindicatos Globais (CGU – sigla em inglês), que representa mais de 200 milhões de trabalhadores, pressiona mais uma vez os países sobre as patentes de vacinas.

Diz o comunicado:

Já se passaram quase dois anos desde o início da pandemia global Covid-19. Os trabalhadores aumentaram, colocando-se em risco para salvaguardar as vidas das pessoas, seus meios de subsistência e a economia global, e impulsionaram avanços notáveis ​​na ciência e na medicina com o rápido desenvolvimento de testes, tratamentos, medicamentos, dispositivos médicos, equipamentos de proteção pessoal e, o mais importante, vacinas.

Apesar do compromisso dos trabalhadores, um punhado de governos está sabotando a recuperação global, bloqueando o compartilhamento desses avanços médicos, custando mais vidas e colocando trabalhadores e comunidades em maior risco. É necessária uma ação coletiva imediata para garantir o acesso igual e universal às vacinas Covid-19 e a produtos e tecnologias de saúde mais amplos.

O movimento sindical internacional apela a todos os governos, em particular, o Reino Unido, Alemanha e Suíça, juntamente com a Comissão Europeia, para tomar todas as ações necessárias para tornar as vacinas Covid-19 disponíveis para todos e apoiar os temporários e direcionados ‘Isenção de viagens’ proposta pela África do Sul e Índia na Organização Mundial do Comércio (OMC), enfrentando um obstáculo importante para proteger os trabalhadores e as comunidades em todo o mundo, à medida que o coronavírus continua a causar impacto. O sistema da OMC prevê a suspensão das regras de propriedade intelectual em circunstâncias excepcionais: a pandemia é claramente uma circunstância excepcional.

Na mesma linha, sindicatos de enfermagem em 28 países entraram com um recurso formal com as Nações Unidas sobre a recusa do Reino Unido, UE e outros em renunciar temporariamente às patentes das vacinas Covid, dizendo que isso custou um grande número de vidas nas nações em desenvolvimento.

Com informações do The Gurdian

Redação

Redação

Recent Posts

Presídios do RS estão sem água e pedem ajuda ao Ministério da Justiça

Inundadas, penitenciárias tiveram de transferir detentos para andares mais altos e não têm condições de…

2 horas ago

Israel põe a perder acordo de cessar-fogo ao bombardear Rafah

Hamas aceitou uma proposta de cessar-fogo entre o Egito e o Catar para interromper a…

3 horas ago

Senadores republicanos ameaçam TPI após pedido de prisão contra israelenses

Em comunicado, grupo de conservadores afirma que posições do tribunal contra Israel são ‘ilegítimas e…

3 horas ago

Excesso de chuva compromete colheita de arroz no Rio Grande do Sul

Após secas causadas pelo La Niña, chuvas trazidas pelo El Niño podem afetar abastecimento da…

4 horas ago

Lula envia ao Congresso decreto para liberar verbas aos municípios atingidos pela chuva

O chefe do Executivo reiterou o desejo de fazer tudo o que estiver ao alcance…

4 horas ago

Estudo Brasil 2040 já indicava efeitos da mudança climática sentidos desde o ano passado

O governo Dilma gastou R$ 3,5 mi pelo trabalho, abandonado após reforma ministerial; inundações, secas…

5 horas ago