Datafolha: 65% dos brasileiros reprovam governo Dilma e 10% aprovam

O índice de rejeição é o maior para um presidente da República desde setembro de 1992, a poucos dias do impeachment de Collor

Da Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff encerrou os seis primeiros meses do segundo mandato com a maior rejeição desde que assumiu o governo, em 2011. Segundo pesquisa do Instituto Datafolha divulgada neste sábado (20), 65% dos brasileiros avaliam o governo como ruim ou péssimo, três pontos percentuais a mais que o levantamento anterior, divulgado em março.

De acordo com o instituto, o índice de rejeição é o maior para um presidente da República desde setembro de 1992, a poucos dias do impeachment de Fernando Collor de Mello. Conforme a pesquisa, 10% dos entrevistados classificaram o governo como bom ou ótimo, queda de três pontos percentuais em relação a março; 24% consideram regular e 1% não soube responder.

A rejeição está em níveis similares em todos os níveis de renda. Na parcela da população que ganha até dois salários mínimos, a aprovação da presidenta está em 11%, contra 62% de rejeição. Entre os eleitores de alta renda, que recebem acima de dez salários mínimos, Dilma é aprovada por 12% e rejeitada por 66%. Segundo o Datafolha, resultados parecidos são observados conforme o sexo, a idade e a escolaridade.

Entre as regiões do país, a pesquisa apresentou alguma variação. A presidenta tem menor índice de aprovação no Sudeste, com 7%. A avaliação menos baixa está no Nordeste, onde 14% dos entrevistados consideraram o governo bom ou ótimo. O levantamento ouviu 2.840 pessoas em 184 municípios na última quarta-feira (17) e quinta-feira (18).

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • O que não avança recua

    Foi uma péssima hora para a presidenta Dilma propor um ajuste fiscal tão draconiano. Um golpe de estado aos poucos se materializa e ganha contornos evidentes. O PIG, o judiciário e a oposição estão conseguindo avançar, enquanto o governo e a esquerda assiste a tudo inertes. Existe um lema na política que diz: “o que não avança recua”.

    Portanto, é melhor o governo e os setores progressistas tomarem a iniciativa antes que seja tarde.

    • Paradoxal

      É paradoxal o fato que esses ajustes foram exatamente para agradar setores que hoje radicalizaram e aproveitam-se disso mesmo.

      • Isso. Só que o termo mais

        Isso. Só que o termo mais adequado seria esquizofrenia. Dilma não decepcionou de modo algum o eleitorado do Aécio Neves nem a dita grande mídia. Quem deveria, ou deve estar "por aqui" com ela são seus eleitores. As medidas antipáticas, a exemplo dos aumentos na energia, combustíveis etc; o viés neoliberal do ajuste na economia, tudo isso seria feito numa dimensão bem maior por Aécio Neves. 

        Essa revolta e lamúrias contra ela por parte dessa gente é cinismo puro.

         

         

  • Governo Dilma

    Acredito que este índice de 10% é excelente. Apesar ods PIG's. Sinceramente, não esperava tantos Brsileiros lúcidos. Acredito que a fábrica de manchetes midiática-judiciária-americanófila-mercantilista-bancária sabe que dá para espremer mais. Vão criar, fomentar, e divulgar novos factóides escandalizantes até atingir todos os fracos. Acrdito que lúcidos conscientes  que não caem nestes embustes vão acabar em 3%. É preciso muita personalidade.

    Colocando-me sempre à disposição, desde já, agradeço;

    João Teodoro.

  • Dilma não está preocupada com
    Dilma não está preocupada com popularidade. Trabalha sério nas coisas importantes para a nação. Cabe aos politicos, aos partidos, as entidades, organizações, enfim à sociedade, zelar pela estabilidade do Pais e rechaçar os golpistas. Se é que queremos manter nossas conquistas. Acredito que sim!

  • Paciência tem limite

    Votei nela 2 vezes. Mas agora chega. Uma pessoa tem direitos a ser e ter muitas coisas, desde que não atrapalhe as outras pessoas. E uma pessoa teimosa pode teimar com o que bem entender. Desde que não impeça os outros de viver com dignidade. Quando uma pessoa confunde sua própria existência com a dos outros começa a sair da realidade, e nenhuma pessoa tem direito a impor sua própria realidade às outras. Lula é uma coisa. Dilma é outra. E muito pior.

  • Para o governo gastador e

    Para o governo gastador e irresponsável o ajuste ou melhor dizendo, a conta da reeleição, era inevitável. Pelo plano da Dilma e do Lula, ficaríamos 2 anos tirando o sangue do trabalhador até o fim de 2016. Aí o governo, com a folga e suas pedaladas, poderia abrir 7 milhões de vagas do FIES e distribuir dentaduras até Lula voltar, com toda sua pompa e glória. O importante não é ter projeto, mas se manter no poder.

  •  
    ... E a taxa de rejeição ao

     

    ... E a taxa de rejeição ao jornal 'Folha de São Paulo' supera este índice!
    Idem para a credibilidade do 'DataFraude'!...

    "Ó a minha cara de preocupado!"

     

    ***

     

    Considerando a 'lonjura' [Risos] para a próxima eleição presidencial e os "critérios técnicos" das pesquisas de opinião dos mais "respeitados" institutos do nosso 'braZ$il', o DataMessias [mais risos] fará uma pesquisa de campo que apontará aprovação do governo da presidente Dilma Rouseff da ordem de 100%!

    A margem de erro da pesquisa é de 0% para mais ou para menos!
    A pesquisa será realizada nos dias 23 e 24 de junho, especificamente, durante as noites de forró nos arrebaldes de Feira de Santana!
    Os pesquisados, moradores dos condomínios do 'Minha Casa, Minha Vida'!
    Condomínios que já estão enfeitados "para Dedéu"!
    Pausa para continuar rindo!

    Amiga Ana, bons festejos juninos!

    E cuidado com a ingestão excessiva de licor!
    E de pesquisas também!

    Haja risos!

    Felicidades!

    Messias Macedo - direto das terras forrozeiras!

    Feira de Santana, Bahia

    República de 'Nois' Bananas - também conhecida por 'braZ$il' da [eterna] Casa Grande!

    • Pois é Webster,
       
      Essa foi a

      Pois é Webster,

       

      Essa foi a primeira pergunta que me fiz quando comecei a ler esta matéria e vi que a fonte é o Datafolha. Mas antes deste pensamento, ao ver o titulo da manchete com a imagem da Dilma, pensei 'sacanagem do reporter". É alguem contra a Dilma, que torce pelo impeacment dela, e está claro isso, pois estimula pensamentos contrários à presidenta, basta ver alguns dos comentários. Dizer que este indice é o mesmo que teve Collor pouco antes do impeachment é sugerir que o mesmo possa e deve acontecer a Dilma. Não esperava algo desse nível do Nassif. Da folha, da Veja, da Globo sim. Voce pode dizer,mas não foi o Nassif, foi a folha que divulgou, mas a imagem da Dilma aqui é lamentável. Favorece qualquer pensamento contrário.É estratégico.  E porque divulgar com tanta enfase esta matéria? A direita do país esconde tudo que eles querem, propagam informações mentirosas e a esquerda ingenua (será???) ajuda a propagar as mensagens mentirosas dela. Digo mentirosas por que o Datafolha é altamente suspeito. Estamos em um momento de guerra e temos alguns aliados atirando contra. É muito fácil né Nassif meter o pau na Dilma (faltam governo e oposição). E no GGN como estão as coisas? Ou voces gostam de atirar contra?

  • Ganhou o título

    A Presidenta, pelo menos nisto ganhou de FHC. Aquele que era tido como um dos piores presidentes da história deste país, com 12% de aprovação, perdeu para Dilma, com 10% de aprovação. E pelo andar da carruagem, se deixarem ela muito tempo no cargo, é capaz de bater todos os recordes.

    Menos aprovação do que FHC! Dilma é um "jênio"!.

  • Lava Jato foi usada para

    Lava Jato foi usada para golpe contra a Petrobras e o Brasil

     

    O ex-espião americano Snowden denunciou que a inteligência estadunidense estava espionando a Petrobras. Isto é um fato. E este fato nos autoriza a desenvolver o raciocínio que se segue.

    Não é necessário dizer que depois de assumir uma posição de independência comercial e geopolítica em relação aos Estados Unidos, e já lá vão doze anos dessa postura, o Brasil tem sido uma pedra no sapato americano, inclusive com sua associação com a Rússia e a China, nos BRICS, que são mais um peadelo para os estadunidenses. Quando o Brasil avança mais do que seria desejável para eles, está contrariando o interesse de dominação americano, que o desejaria eternamente não-forte e submisso. Os americanos bem que gostariam que no Brasil fosse restaurado um governo tipo tucano, com submissão total a eles.

    Na época da divulgação da espionagem por Snowden, o que se imaginou, inclusive o governo, foi que a espionagem sobre a Petrobras dizia respeito exclusivamente ao Pré-sal e a seus leilões de exploração dos quais naquele sobre o megacampo de Libra as grandes petroleiras americanas ficaram de fora, depois de grande polêmica.

    Hoje se percebe que não era esse o alvo da espionagem. O alvo eram os próprios negócios da empresa, em seu funcionamento normal, à procura de indícios de corrupção. Não é difícil achar pistas de corrupção em qualquer grande empresa ou instituição do mundo, quando se usa a mais avançada das tecnologias de inteligência. Os dados levantados na operação de espionagem, dependendo do potencial explosivo de seus conteúdos, seriam usados não apenas para tentar sufocar e quem sabe até destruir a Petrobras, mas também para pressionar ou até mesmo desestabilizar o próprio governo do Brasil. Portanto, não era pouca coisa o que estava em jogo por trás da espionagem à Petrobras.

    Os dados da espionagem, pelos canais apropriados, certamente foram levados a uma parte seleta da oposição brasileira. Houve o debate de como poderiam ser encaminhados de forma legal para a guerra política, já que tinham natureza ilegal e externa. Providencialmente, ou não, estava em curso a tal operação Lava Jato, que originalmente investigava lavagem de dinheiro em postos de gasolina e onde um réu prisioneiro, o doleiro Youssef, conhecedor de todos os caminhos da corrupção brasileira, tinha as condições perfeitas para reencaminhar a operação de uma maneira tal que ela pudesse envolver a Petrobras e a ela se dedicar inteiramente. O círculo havia se fechado. Tinham encontrado o veículo ideal para gerar um sério golpe político de proporções inimagináveis. Tinham encontrado a forma jurídica de viabilizar uma “lavagem” daqueles dados ilegais da espionagem americana, tornando-os legais através de investigações oficiais complementares e através das famosas delações premiadas. Por estas razões a Lava Jato se tornou tão poderosa. Por trás dela há uma gigantesca máquina política, que envolve diversas forças nacionais e estrangeiras.  

    Não se trata de Dilma ser isso ou aquilo, de Dilma ter deixado de fazer isso ou aquilo. Com esta maneira de jogar e com tantos recursos não apenas financeiros, nem mesmo um conselho celestial dos maiores brasileiros vivos e mortos poderia resistir às investidas contra o país e contra o projeto ora em andamento de levá-lo a ser uma grande potência mundial sem mais as desigualdades seculares que o caracterizaram.

    Sabemos que o êxito estimula o aprofundamento dos métodos usados. Quem garante que a Odebrecht não tenha sido também alvo de intensa espionagem? Afinal, tudo o que tem desempenho global parece ser alvo daquela fonte de  espionagem. Sabemos que Lula é muito ligado a esta empresa. As denúncias estúpidas sobre lobbies que Lula fez na África a favor da empresa, dizem muito: Não tiveram origem em investigações de nossa imprensa medíocre. Foram muito provavelmente levantados pela espionagem americana. Que mais teria ela levantado? O ambicioso objetivo seria atacar o maior líder mundial que o Brasil já teve, esteio e garantidor do atual governo brasileiro,  inspiração de diversas nações pelo caminho do desenvolvimento independente, o que o tornou uma ameaça viva à tendência e tentativa imperialista de subjugar e dominar o mundo inteiro. Como se vê, os inimigos do Brasil não são apenas nossos políticos postos na conta dos equivocados e moralmente deficientes ou nossos juízes, procuradores e bandidos delatores cobertos de sede de fama e concupiscência. Por trás deles há um bicho poderoso. Mas não é um bicho invencível. Ele tem também suas enormes fraquezas. Neste jogo todo, estamos vendo o papel triste de nossa oposição política, coberta não apenas de sérios indícios de traição nacional, mas também de uma sucessão de ridículos tão profundos que a nossa mídia de direita não tem mais como tentar convertê-los em coisa séria sem risco de que também mergulhe no ridículo. O Brasil vai encontrar uma forma de desarmar essas armadilhas todas e seguir em frente, mas vai custar muita luta e empenho por parte dos verdadeiros interessados no país e em seu progresso material e social.

    • É isso aí !
      Há tempos venho

      É isso aí !

      Há tempos venho "cantando esta pedra" .

      Faltou você incluir na espionagem da CIA/NSA alguns membros do Poder Judiciário (especialmente os localizados no DF)  .

      Está nítido que altos membros do judiciário estão acuados .

      Creio que o PIG (braço direito do Pentágono) possui extensos segredos de alguns membros do judiciário .

      Há chantagens escabrosas em vários escalões da república .

  • O que temos no momento é uma

    O que temos no momento é uma ofensiva da direita, explicitada pela maioria conservadora no parlamento em colisão com o executivo. Já nisto está posta uma crise. Emparedada pelo parlamento conservador, pela justiça , a campanha da mídia (na verdade líder da ofensiva da direita) e a pressão do mercado, o ajuste fiscal e Levy resultaram como imposição e não como escolha. A palavra está com a sociedade civil. Onde sempre deveria ter estado.

    Organização de um ampla Frente pela Democracia.

Recent Posts

Senado aprova decreto de ajuda ao Rio Grande do Sul

Texto acelera o repasse de verbas ao estado, que deve permanecer em estado de calamidade…

3 horas ago

Alunos da USP iniciam acampamento pela Palestina

Estudantes pedem fim de relações acadêmicas com universidade de Haifa; ocupação ocorre no prédio de…

4 horas ago

Familiares de vítimas de violência investigadas por Rivaldo Barbosa pedem reanálise dos casos

Envolvimento no caso Marielle levou parentes a questionar quantas investigações foram arquivadas indevidamente pelo ex-chefe…

4 horas ago

Lula defende troca de dívida externa de países pobres por investimentos

Em entrevista, presidente discutiu propostas que serão encaminhadas até o final da presidência brasileira no…

4 horas ago

Como antecipado pelo GGN, quebra na safra gaúcha pode levar governo a importar grãos

Nesta terça-feira, presidente Lula também destacou necessidade de financiar produção de grãos em outros estados…

6 horas ago

Parlamentares poderão destinar mais de R$ 1 bilhão ao RS com emendas

Governo federal mapeou que R$ 1,3 bilhão podem ser destinados ao Rio Grande do Sul,…

6 horas ago