Crise

Datafolha: 55% dos brasileiros responsabilizam Bolsonaro por invasão dos Poderes

Dados da pesquisa Datafolha divulgados nesta quinta-feira (12) apontam que o ex-líder do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), é considerado responsável pelo ato terrorista de invasão dos Três Poderes, em Brasília, no último domingo (8), por 55% dos brasileiros.

Em contrapartida, 38% da população acha que Bolsonaro “não teve muita” responsabilidade sobre os atos criminosos e 17% consideram que ele “teve um pouco”. 

O levantamento também mostra que 45% das pessoas concordam com a tese do presidente Lula (PT) de que Bolsonaro estimulou a invasão terrorista. Desses, 34% concordam totalmente com o petista e 11% apenas em parte.

Ainda, neste ponto específico, 45% discordam da avaliação de Lula, sendo que 31% divergem totalmente e 14% discordam em parte. Além disso, 2% não concordam nem discordam da afirmação do presidente e 8% não soube responder.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn”      

93% condenam invasão dos Poderes

De acordo com os desdobramentos do levantamento, a maioria dos brasileiros, 93%, repudiam a invasão e depredação do Palácio do Planalto e dos prédios do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF), por terroristas apoiadores de Bolsonaro, que não aceitam os resultados da eleição presidencial que elegeu Lula. 

Sobre este ponto, somente 3% se dizem favoráveis ao ato golpista e 2% se dissem indiferentes.

Curiosamente, os dados apontam que 10% dos que se declaram eleitores de Bolsonaro, autor da tese contra a legibilidade do processo eleitoral, aprovam os atos de violência e vandalismo.

Neste cenário, os entrevistados foram questionados se a opinião sobre Bolsonaro mudou ou continua a mesma após o ataque bárbaro contra a democracia. A mesma impressão se manteve para 80% das pessoas, e 4% não soube responder.

Para 16%, no entanto, a opinião pessoal sobre Bolsonaro se alterou. Desses, 11% dissem que mudou para pior e 5% afirmam que foi para melhor. 

Consequências

A pesquisa ainda apontam que 87% dos brasileiros consideram que o ataque golpista deve prejudicar a imagem do Brasil no resto do mundo.

Desse contingente, 67% veem muito dano contra a imagem do país no exterior e 21% enxergam um pouco de prejuízo. Já 11% afirmam que a ação criminosa não vai prejudicar o país, e 2% não soube responder. 

Em meio à repercussão dos ataques, também cresceu o índice de quem diz ter mais vergonha do que orgulho de ser brasileiro. Hoje, esta parcela soma 27% da população, ante 21% da penúltima rodada da pesquisa no mês passado.

Sendo assim, diminuiu no novo levantamento o grupo que responde ter mais orgulho do que vergonha de ser brasileiro. Os orgulhosos são hoje 69%, ante 77% em dezembro. Além disso, 1% deu outras respostas e 2% não soube responder. 

Sobre o levantamento

O Datafolha ouviu por telefone 1.214 pessoas de todo país com mais de 16 anos, entre terça (10) e quarta-feira (11). A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos. 

Há temas em que os percentuais não chegam ou ultrapassam 100% porque o instituto arredonda os valores.

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

View Comments

  • Aproveitando...
    E o cartão corporativo do fujão? Comeu mais de 20 milhões em sorvetes, hotéis e, quem sabe, com a cabeleireira da madame (esta largou Cristo) michele?
    Turma de 171..

Recent Posts

Tarcísio usou operação contra o PCC para acelerar privatização da Sabesp

Presidente da Câmara era contrário ao projeto, mas voltou atrás ao ser citado como testemunha…

4 horas ago

Governo federal suspende dívida do Rio Grande do Sul por três anos

Isenção dos juros incidentes sobre o estoque da dívida vai liberar mais R$ 11 bi…

5 horas ago

Lula vai anunciar novas medidas de apoio aos cidadãos do Rio Grande do Sul

Vítimas das enchentes devem receber auxílio financeiro imediato, além da inclusão no programa Bolsa Família

5 horas ago

Ex-advogado de Trump confirma pagamento de propina a atriz pornô

Em meio ao julgamento de ex-presidente, Michael Cohen diz que pagou US$ 130 mil do…

6 horas ago

TV GGN Justiça discute estratégias para recuperação financeira no RS

Medidas como a liberação do FGTS e a suspensão de prestações habitacionais amenizam os desafios…

6 horas ago

As margens não são plácidas: um dia tudo transborda, por Maria Betânia Silva

O fenômeno da manipulação de fatos e produção de mentiras se instaurou como a nossa…

7 horas ago