Datafolha: 55% dos brasileiros responsabilizam Bolsonaro por invasão dos Poderes

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Nova rodada da Pesquisa aborda o ataque bárbaro de bolsonaristas contra a democracia. Confira os dados e desdobramentos

Jair Bolsonaro em 2021 – Foto: Marcos Corrêa/PR

Dados da pesquisa Datafolha divulgados nesta quinta-feira (12) apontam que o ex-líder do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), é considerado responsável pelo ato terrorista de invasão dos Três Poderes, em Brasília, no último domingo (8), por 55% dos brasileiros.

Em contrapartida, 38% da população acha que Bolsonaro “não teve muita” responsabilidade sobre os atos criminosos e 17% consideram que ele “teve um pouco”. 

O levantamento também mostra que 45% das pessoas concordam com a tese do presidente Lula (PT) de que Bolsonaro estimulou a invasão terrorista. Desses, 34% concordam totalmente com o petista e 11% apenas em parte.

Ainda, neste ponto específico, 45% discordam da avaliação de Lula, sendo que 31% divergem totalmente e 14% discordam em parte. Além disso, 2% não concordam nem discordam da afirmação do presidente e 8% não soube responder.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn”      

93% condenam invasão dos Poderes

De acordo com os desdobramentos do levantamento, a maioria dos brasileiros, 93%, repudiam a invasão e depredação do Palácio do Planalto e dos prédios do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF), por terroristas apoiadores de Bolsonaro, que não aceitam os resultados da eleição presidencial que elegeu Lula. 

Sobre este ponto, somente 3% se dizem favoráveis ao ato golpista e 2% se dissem indiferentes.

Curiosamente, os dados apontam que 10% dos que se declaram eleitores de Bolsonaro, autor da tese contra a legibilidade do processo eleitoral, aprovam os atos de violência e vandalismo.

Neste cenário, os entrevistados foram questionados se a opinião sobre Bolsonaro mudou ou continua a mesma após o ataque bárbaro contra a democracia. A mesma impressão se manteve para 80% das pessoas, e 4% não soube responder.

Para 16%, no entanto, a opinião pessoal sobre Bolsonaro se alterou. Desses, 11% dissem que mudou para pior e 5% afirmam que foi para melhor. 

Consequências 

A pesquisa ainda apontam que 87% dos brasileiros consideram que o ataque golpista deve prejudicar a imagem do Brasil no resto do mundo.

Desse contingente, 67% veem muito dano contra a imagem do país no exterior e 21% enxergam um pouco de prejuízo. Já 11% afirmam que a ação criminosa não vai prejudicar o país, e 2% não soube responder. 

Em meio à repercussão dos ataques, também cresceu o índice de quem diz ter mais vergonha do que orgulho de ser brasileiro. Hoje, esta parcela soma 27% da população, ante 21% da penúltima rodada da pesquisa no mês passado.

Sendo assim, diminuiu no novo levantamento o grupo que responde ter mais orgulho do que vergonha de ser brasileiro. Os orgulhosos são hoje 69%, ante 77% em dezembro. Além disso, 1% deu outras respostas e 2% não soube responder. 

Sobre o levantamento 

O Datafolha ouviu por telefone 1.214 pessoas de todo país com mais de 16 anos, entre terça (10) e quarta-feira (11). A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos. 

Há temas em que os percentuais não chegam ou ultrapassam 100% porque o instituto arredonda os valores.

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Aproveitando…
    E o cartão corporativo do fujão? Comeu mais de 20 milhões em sorvetes, hotéis e, quem sabe, com a cabeleireira da madame (esta largou Cristo) michele?
    Turma de 171..

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador