Bolsonaro atinge a pior popularidade digital com ataque terrorista de seus apoiadores

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Popularidade digital de Bolsonaro chega ao pior índice dos últimos 4 anos com a tentativa de golpe

Foto: Reprodução

O atentado de golpe dos bolsonaristas na Praça dos Três Poderes, em Brasília, fez a popularidade na internet de Jair Bolsonaro chegar ao pior nível já registrado dos últimos 4 anos.

O levantamento é de pesquisa Quaest divulgada nesta terça-feira (10), dois dias após o ataque terrorista de milhares de bolsonaristas ao Palácio do Planalto, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal (STF), neste domingo (08).

De acordo com o diretor do instituto, Felipe Nunes, o “ex-presidente sofreu impactos negativos de associação ao quebra-quebra”, fazendo o seu Índice de Popularidade Digital (IPD) despencar para 21 pontos, de um total de 100, no indicador.

Na véspera dos crimes de vandalismo, no sábado (07), ainda que baixo, o desempenho de Bolsonaro era o dobro, de 40 pontos. O melhor resultado já obtido pelo ex-mandatário foi no dia 7 de outubro, uma semana após o primeiro turno, quando ele atingiu a marca de 88 pontos.

Para o especialista, que é também cientista político e professor da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), “perder influência nas redes sociais é uma derrota significativa para Bolsonaro, líder político que ascendeu e se estabeleceu a partir da agitação nesse ambiente.”

“A queda no IPD mostra que, se o objetivo das manifestações era atingir a governabilidade do presidente Lula, o que aconteceu foi que os atos atingiram a credibilidade do bolsonarismo, dificultando o trabalho da oposição, já que ela está sendo associada àqueles eventos”, concluiu.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador