Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as tabagistas

Crédito: Arquivo/ Agência Brasil

Um estudo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) publicado na revista Environmental Research mostrou que a exposição de longo prazo à poluição atmosférica aumenta o risco de incidências de doenças cardíacas entre os moradores da cidade de São Paulo. Entre os hipertensos, o risco é ainda maior.

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores analisaram as autópsias de 238 pessoas para determinar a relação entre a poluição e os danos à saúde do coração. Foram entrevistados ainda familiares das vítimas, que relataram comportamentos de risco, como tabagismo.

Ao observar macroscopicamente o tecido pulmonar das pessoas, os cientistas constataram a presença de carbono negro nos pulmões. Foram encontradas ainda amostras de miocárdio com fração de fibrose cardíaca (degeneração do tecido natural do miocárdio, causando assim seu endurecimento). 

“Esse dado ressalta o papel crucial da autópsia na investigação dos efeitos do ambiente urbano e dos hábitos pessoais na determinação de doenças”, afirma um dos autores da pesquisa, o patologista e professor da USP Paulo Saldiva. 

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as tabagistas. Segundo Saldiva, diversos fatores influenciam o desenvolvimento de fibrose cardíaca, entre elas a poluição. 

“A pergunta era ‘a poluição tem tamanho suficiente para aparecer nessa foto?’ Ela tem e foi a primeira vez que foi demonstrado no mundo em humanos. Essa é a diferença do trabalho”, pontua.

*Com informações da Agência Fapesp.

LEIA TAMBÉM:

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador