FHC cancela palestra em Nova York após protestos de intelectuais

Jornal GGN – O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso cancelou sua participação numa palestra neste sábado em Nova York após protestos de intelectuais. Organizado pela Associação de Estudos Latino-Americanos (LASA) em homenagem aos 50 anos da entidade, o evento teria uma mesa de debates sobre democracia na América Latina com FHC e o ex-presidente do Chile, Ricardo Lagos.

O ex-presidente enviou carta à entidade dizendo que desistiu para não “dar pretexto para mentes radicais, dirigidas por paixões partidárias, me usarem em uma luta imaginária ‘contra o golpe’, um golpe que nunca existiu”. Um grupo de membros da LASA encaminhou petição defendendo que era inapropriado FHC participar do debate no momento que seu partido, o PSDB, é apontando como um dos articuladores do golpe no Brasil.

Do O Globo

Após protestos de intelectuais, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso cancelou sua participação numa palestra neste sábado em Nova York sobre a democracia na América Latina. O evento foi organizado pela Associação de Estudos Latino-Americanos (LASA) em homenagem aos 50 anos da entidade e FH dividiria um painel de debate com o ex-presidente do Chile Ricardo Lagos.
Em carta enviada a LASA, a que o GLOBO teve acesso, FH explica que desistiu da palestra para não dar discurso a “mentes radicais”.
“Eu peço que vocês entendam que a essa altura da minha vida, aos 85 anos, eu não desejo dar pretexto para mentes radicais, dirigidas por paixões partidárias, me usarem em uma luta imaginária ‘contra o golpe’, um golpe que nunca existiu”, escreveu o ex-presidente.

A polêmica em torno do convite a FH para falar sobre democracia no congresso começou no fim de abril. Um grupo de membros da LASA, entre intelectuais brasileiros e estrangeiros, encaminhou à entidade uma petição defendendo ser inapropriado o tucano participar do painel no momento em que o partido dele, o PSDB, é apontado como um dos colaboradores de um “golpe” no Brasil pelos partidos que apoiam a presidente afastada Dilma Rousseff.

“Ao convidar o ex-presidente para falar sobre a evolução da democracia exatamente num momento de fragilidade da democracia brasileira, quando o próprio Cardoso, bem como o partido em que ele ocupa um papel central, não hesitou em pôr em perigo a paz doméstica e os mecanismos básicos da democracia como a Constituição, a LASA estaria desrespeitando estudiosos que têm lutado para constituir uma estabilidade democrática na região nos últimos 50 anos”, diz trecho da petição, que foi liderada pela doutoranda da Universidade de Brasília e membro da LASA Mariana Kalil.

Em reação, a direção da LASA publicou uma carta em que reafirmou o convite ao ex-presidente brasileiro e defendeu que ele se deu pela reputação acadêmica de FH. Para evitar mais polêmica, a entidade mudou o nome do painel, trocando a palavra democracia por vida pública. A versão final ficou “50 Anos de Vida Pública na América Latina”.

O comunicado sobre a desistência de FH foi encaminhado pela LASA a seus membros por email na quarta-feira passada. Nesta quinta-feira, o ex-presidente recebeu da Universidade de Harvard o título “Doctor of Law” ao lado de outros oito homenageados.

Nesta noite, durante a abertura do congresso da LASA em Nova York, está previsto um protesto de intelectuais contrários ao afastamento da presidente Dilma organizado pelo Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso). Broches com a bandeira do Brasil e a frase “No Coup” (Sem golpe, em inglês) serão distribuídos aos convidados.

 

Redação

Redação

View Comments

  • O que deveria ser feito,

    O que deveria ser feito, seriam vídeos explicando o governo FHC; as privatizações, os engavetamentos... o comando da PF pelo PSDB... As contas no exterior de Arminio, FHC... etc... Tem que atualizar todo o material, também tem o livro: a privataria tucana... Colocar em um vídeo ou arquivo e ir atualizando... Pois as motivações de Serra não parecem ser boas para o país... E isso pode causar uma guerra civil... Eles têm a mídia do lado... mas o povo tem a internet e as ruas... Por enquanto... Se não souber virar o jogo rapidamente... A privatização das empresas e dos bancos centrais são importantes para as multinacionais e os rentistas internacionais... Pois são bilhões através de impostos e contas de água, luz e etc... Estão comprando a maioria das empresas nacionais também... Aumentando a taxa de juros para ganharem muito com a compra e venda de títulos nacionais pagos com o imposto do brasileiro... Na verdade há uma luta do fascismo contra a esquerda ou qualquer tipo de humanização do mundo... POis chegamos em um ponto de inflexão... Ou o mundo vai para o capital acima de tudo... Acima da vida humana... Ou retornamos aos valores humanos.. Eles querem que o dinheiro tenha mais valor que a vida, que tudo possa ser comprado com o dinheiro deles... Já há pessoas vendendo seus órgãos para poder se alimentar ou pagar suas dívidas... A moeda começa a ganhar força contra a vida humana... Chegamos naquele ponto da história que é.. ou vai... ou vira...

  • Apoio aos protestos. Sem

    Apoio aos protestos. Sem trégua aos golpistas, bem representados na figura de FHC.

  • Velho hipócrita. Ainda está

    Velho hipócrita. Ainda está vivo, mas já está devidamente ocupando um lugarzinho de honra na lata de lixo de nossa história.

  • FHC Corrupto e Golpista

    FHC governou sob as ordens de Roberto Marinho (que sustentava no exterior a sua amante e seu filho).

    Foi um presidente corrupto (comprou a sua própria reeleição), subordinou o Brasil aos interesses do capital financeiro internacional e hoje, aos 85 anos, é um GOLPISTA.

    Os intelectuais estão corretos em revelar, ao mundo, a verdade sobre esse pseudo-intelectual e medíocre político.

  • Ecce homo

    FHC é  um homem inteligente sem caráter apropriado. Um tolo vaidoso. Por isso fracassa!...

    • Inteligência?!

      Onde você viu inteligência alí? Você leu as obras dele? As menos ruins eram chupadas do Florestan Fernandes, esse sim inteligente.

  • FORA FHC E LEVE A CIA-HARVARD JUNTO

    FHC com seu apoio ao golpe realiza o reconhecimento de uma polìtica genocida no Brasil, a política do FMI/CIA/tio Sam/Harvard que no fundo é tudo a mesma coisa: dominação capitalista neoliberal internacional.

  • É o que a plutocracia tem, por enquanto, pra chamar de seu
    FHC é um boneco criado pela plutocracia que precisa de "gente" como ele pra justificar suas baboseiras.

  • Até hoje não engoliu a 4a

    Até hoje não engoliu a 4a derrota consecutiva que o PT lhe impos porque só o partido dele merece ficar no poder e estava na trama junto com Sarney, Temer e Jucá.

Recent Posts

“Para mim é um alívio essa correição”, diz Gabriela Hardt

Substituta de Sergio Moro, juíza admite erros no caso Tacla Duran, mas garante que não…

9 horas ago

O que está por trás da nova corrida pelo ouro

Incertezas políticas e internacionais estão por trás da disparada de preços do minério, diz professor…

9 horas ago

Como capturar o comum cotidiano ou a própria vida, por Maíra Vasconcelos

A cada dia, ficamos esquecidos no dia anterior sem ter conseguido entender e ver o…

10 horas ago

Lula e ministros visitam RS para garantir recursos às vítimas das chuvas

Exército aumentou o número de militares e opera hospital de campanha; Transportes se comprometeu a…

11 horas ago

Entrevista: Ilan Fonseca, procurador que trabalhou como motorista de Uber, revela a dura realidade dos aplicativos

Escritor e membro do MPT, Ilan Fonseca propõe alternativas ao oligopólio que controla trabalhadores sem…

12 horas ago

Temporais no Rio Grande do Sul rompem barragem e autoridades alertam para população deixar área

Barragem 14 de Julho, no interior do Rio Grande do Sul, rompe com as fortes…

12 horas ago