O espetáculo do ‘desagravo’ a Eduardo Cunha, por Chico Alencar

O espetáculo do ‘desagravo’ a Eduardo Cunha, por Chico Alencar

A sucessão de louvores começou com o PSDB e desfila por todos os partidos, à nossa exceção. Antes mesmo do início da fala de Eduardo Cunha na CPI da Petrobras, alertei ali que não poderia acontecer uma sessão laudatória, de mera manifestação de apoio ao presidente sob investigação. Não é essa a função de uma Comissão Parlamentar de Inquérito!

Também disse que seria um depoimento necessariamente parcial, isto é, de uma só parte, de uma única visão.

A exemplo do que vai acontecer com Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras – que será de fato inquirido, depois do depoimento revelador de Barusco – deveriam ter sido ouvidos antes na CPI aqueles citados na petição de inquérito da Procuradoria Geral da República contra ele: Fernando Baiano, figura central (com quem Cunha reconhece ter tido “relações por ser ele representante de uma empresa espanhola com negócios com Eike Batista”!); Alberto Youssef, o empresário Julio Camargo; o policial Jayme Oliveira; Rafael Angulo (contabilista do doleiro); Francisco Reis; Jorge Picciani.

Também a ex-deputada Solange Almeida teria o que dizer.

Tudo em vão: infelizmente só o PSOL, mais uma vez, tem visão crítica aqui, e não entra no espírito de corpo que tenta transformar os pedidos de inquérito do Ministério Público, avalizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), numa grande fantasia, ou, ao menos, em uma peça movida por interesses menores.

Estamos cobrando – só nós, mais uma vez! – que todos os parlamentares investigados, que juram inocência e mostram tanta indignação, abram já seus sigilos bancários, fiscais, telefônicos. E não vamos entrar nessa de desqualificar o Procurador Geral, para deixar de procurar o que precisa ser procurado: os elos políticos do esquema corrupto que atinge a Petrobras e alimenta partidos e campanhas eleitorais milionárias.

Essa quase unanimidade em torno de Eduardo Cunha diz bem como a maioria da Câmara dos Deputados enfrenta a grave crise em curso: dizendo que ela não atinge nosso sistema político-partidário e que ninguém no Parlamento tem qualquer culpa.

A História não absolverá.

Chico Alencar é deputado federal, líder do PSOL na Câmara dos Deputados

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

View Comments

  • Cunha tem dezenas de

    Cunha tem dezenas de processos em cima dele.  Nem sequer um chegou a lugar nenhum.  EH SEMPRE o judiciario, gente.  Sempre.

  • PSOL

    Só faltou ele usar o tempo da liderança e ter falado tudo isto na lata dele, não teve coragem e nos decespicionou .

  • Chico Alencar, dedo na

    Chico Alencar, dedo na ferida. Se são os parlamentares os mais assíduos nos corredores-financeiros-youssefânicos da corrupção, como dar a esses mesmos parlamentares (em minúsculas) a apreciação de si próprios? O descaso com a coisa pública, permanece: também, sob a orquestração do tal eduardocunha, só pode dar mer...

  • Cunha, o impoluto, ainda

    Cunha, o impoluto, ainda propôs que o congresso aprove lei acabando com a recondução do PGR. É uma tentativa clara de coagir o PGR. Já está na hora do Ministro Teori afastar Eduardo Cunha de todas as suas funções antes que ele proponha leis para coagir também os ministros do Supremo.

  • LAVA JATO É PARA A JUSTIÇA, O MINISTÉRIO PÚBLICO E A POLÍCIA.

    O atual Congresso não tem moral para esta CPI e vai atrapalhar as investigações do Ministério Público e julgamento dos processos pela Justiça. A CPI deveria ser extinta para deixar a Justiça, o Ministério Público e a Polícia Federal resolver o caso do LAVA JATO e punir quem realmente for culpado, doa a quem doer.

  • Teve um Ministro aí que disse

    Teve um Ministro aí que disse que a Câmara teria de 300a 400 achacadores. Este número todo eu não sei mas 206 com toda certeza!!

Recent Posts

Deputadas de direita querem impedir fiscalização da Lei da Igualdade Salarial

Filiadas ao PL, União Brasil, Cidadania e ao Novo apresentaram proposta na Câmara Federal

1 hora ago

CNU: tire suas dúvidas sobre o adiamento do concurso

Fortes chuvas no sul levaram governo a adiar aplicação das provas em todo país

1 hora ago

Cozinhas solidárias distribuem marmitas aos atingidos pelas enchentes no RS; veja como colaborar

Distribuição começou nesta sexta-feira (3) e deve seguir durante o final de semana; movimentos pedem…

3 horas ago

Hamas chega ao Egito e acordo de cessar-fogo pode ser divulgado em breve, diz mídia árabe

Jornais árabes afirmaram o Hamas teria aprovado a implementação da primeira fase do acordo, que…

3 horas ago

SP: agora, até as águas correm para trás, por Rita Casaro

Empresa-símbolo da engenharia brasileira está à beira de privatização predatória e ilegal, que afetará serviços…

4 horas ago

Em apenas 24 horas, Brasil registra mais 35 mil casos prováveis de dengue

O número de mortes confirmadas pela doença nos primeiros meses deste ano chegou a 2.197

4 horas ago