Popularidade de Temer piora conforme avança seu governo

Jornal GGN – Diante da escassez de pesquisas de opinião para mensurar a popularidade do presidente interino, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) encomendou um levantamento que foi realizado pelo Vox Populi.

O trabalho confirma o descontentamento da população com o governo provisório de Michel Temer. 67% dos brasileiros avaliam a presidência de Temer de forma negativa, 32% dizem que o governo é pior do que as expectativas, 52% acreditam que o desemprego vai aumentar, 55% que os direitos trabalhistas estão ameaçados. Na medida em que o governo interino avança, os números vão piorando.

Agora, 69% dos brasileiros acreditam que o impeachment da presidente Dilma Rousseff não é a solução para os problemas econômicos do Brasil. Na pesquisa realizada em dezembro, o percentual era de 57%. A maioria da população (67%) defende que sejam realizadas novas eleições ainda este ano.

Do Brasil 247

Vox/CUT: 67% dos brasileiros rejeitam Temer

Por Marize Muniz

Pesquisa realizada pelo Vox Populi para a Central Única dos Trabalhadores (CUT) constata a perspectiva sombria do brasileiro sobre o governo provisório de Michel Temer; 67% avaliam interino negativamente e 32% dos entrevistados consideram Temer pior do que esperavam; 77% acham que reforma da Previdência vai prejudicar muita gente, 55% acham que os direitos trabalhistas vão piorar e 52% acreditam que o desemprego vai aumentar; com relação ao combate à corrupção, 44% acham que vai piorar, 26% melhorar e 25% que não vai mudar; pesquisa CUT-Vox Populi foi realizada entre os dias 7 e 9 de junho, com 2 mil pessoas em 116 municípios em áreas urbanas e rurais

Marize Muniz, da CUT – 67% dos brasileiros avaliam de forma negativa o governo interino do vice-presidente, Michel Temer, 32% acham que ele é pior do que esperavam e o futuro não é nada animador: o desemprego vai aumentar (52%), os direitos trabalhistas (55%) vão piorar e medidas como idade mínima para aposentadoria vão prejudicar muita gente (77%). Essas são as conclusões da última pesquisa CUT-Vox Populi realizada entre os dias 7 e 9 de junho.

Clique aqui para ler a pesquisa completa.

Para 34% dos entrevistados o desempenho de Temer é negativo – 33% acham que é regular, 11% positivo e 21% não souberam ou não responderam. O Nordeste é a Região do País onde o vice tem pior avaliação – 49% negativo, 41% regular e 10% positivo. Em segundo lugar vem o Sudeste com 45% negativo, 42% regular e 13% positivo. No Centro-Oeste, 39% consideram o desempenho negativo, 43% regular e 18% positivo. No Sul, 31% negativo, 45% regular e 24% positivo.

Trabalhadores e os mais pobres serão mais prejudicados

Com um mês de governo interino, pioraram todos os percentuais de avaliação sobre a gestão golpista com relação a classe trabalhadora e as pessoas que mais necessitam de políticas públicas para ter acesso à saúde, moradia, educação e alimentação digna.

Para 52% dos entrevistados, o desemprego vai aumentar – o percentual dos que acreditam que vai diminuir e dos que acham que não vai mudar empatou em 21%. Na pesquisa anterior, realizada nos dias 27 e 28/4, 29% acreditavam que o desemprego iria aumentar; 26% que iria diminuir e 36% que não ia mudar.

Ainda com relação a pesquisa anterior, aumentou de 32% para 55% o percentual dos que acreditam que o respeito aos direitos dos trabalhadores vai piorar. Para 19% vai melhorar e 20% acreditam que não vai mudar.

Aumentaram também as expectativas negativas com relação aos programas sociais em relação a pesquisa feita em abril. Antes, 34% achavam que com Temer na presidência os programas iriam piorar. Agora, são 56%. O percentual dos que acreditavam que ia melhorar variou um dígito apenas – de 19% para 18%; e dos que acreditavam que não ia mudar que era de 36% caiu para 19%.

Foram consideradas ruins porque prejudicam a maioria das pessoas, as propostas de Temer de aumentar a idade mínima para aposentadoria (77%), a diminuição de verbas do Programa Minha Casa Minha Vida (54%) e a diminuição do número de pessoas que recebem o Bolsa Família (48%).

Acabar com o monopólio da Petrobrás no Pré-Sal e aumentar a privatização de empresas e de concessões de rodovias e aeroportos foram consideradas ruins porque prejudicam o Brasil para 50% dos entrevistados. Para 31% a questão da privatização e das concessões é uma medida necessária e não vai prejudicar o país, outros 19% não souberam ou não responderam. Quanto ao Pré-Sal, 25% acham que não vai prejudicar o país e 25% não souberam ou não responderam.

Temer é pior do que as pessoas esperavam

Para 32% dos entrevistados na pesquisa CUT-Vox Populi, Temer é pior do que esperavam. Empatou em 16% o percentual dos que acham que ele é tão ruim quanto achavam que ia ser e dos que consideram que ele é melhor do que esperavam. Só 7% acham que ele é tão bom quanto esperavam que ia ser e 29% não souberam ou não responderam.

Com relação ao combate à corrupção, 44% acham que vai piorar, 26% melhorar e 25% que não vai mudar. A equipe de ministros de Temer é considerada negativa por 36% dos entrevistados – 32% acham que é regular e 11% positiva. Para 33% foi um erro grave o governo interino não nomear nenhuma mulher, 30% acham que foi um erro, mas não muito grave e 30% que é normal.

O impeachment é a solução para o país?

O percentual de brasileiros que NÃO acreditam que a cassação de Dilma seja a solução para os problemas econômicos do Brasil aumentou para 69%. Na pesquisa CUT-Vox Populi, realizada em dezembro, o percentual era de 57%¨. Nos levantamentos feitos em abril, o índice foi de 58% (9 e 12/04) e 66% (27 e 28/04).

Para 26% o golpe é a solução. Nas pesquisas anteriores, os percentuais foram de 34% (dezembro), 35% 9 de abril e 28% em 27 de abril.

Antecipação da eleição presidencial

A grande maioria dos brasileiros que eleição já para Presidente da República. 67% dos entrevistados acham que o Brasil deveria fazer uma nova eleição para presidente ainda este ano. 29% não concordam com uma nova eleição e 4% não sabem ou não responderam.

A pesquisa

A pesquisa CUT-Vox Populi foi realizada entre os dias 7 e 9 de junho, ouviu brasileiros com mais de 16 anos, residentes em todos os Estados do país, exceto Roraima, e no Distrito Federal, em áreas urbanas e rurais.

Foram ouvidas 2 mil pessoas em 116 municípios.

Redação

Redação

View Comments

  • Faltou perguntar sobre o congresso

    Pergunta que faltou: Acha que novas eleições deviam ser gerais, para o congresso inteiro também? Resultado: 101%

  • A culpa seria de quem, agora???

    O Drácula não tem como se sustentar, pois quem ele vampirizava não está mais em cena, não é?

    A quem culpar, agora? Parecia-lhe o golpe perfeito, entretanto, no meio do caminho tem o povo...

    O povo brasileiro, diante de tanta roubalheira, injustiça, exploração e má fé, agoniza, enquanto aguarda o tiro de misericórdia...

    ou a eutanasia, por favor!

    ELEIÇÕES GERAIS, JÁ!

    NINGUÉM AGUENTA MAIS!

    ADIAR PRA QUÊ?

    SERIAM SADOMASOQUISTAS AS NOSSAS AUTORIDADES?

    NÃO É POSSÍVEL ESTE PAÍS CONTINUAR POR MAIS TEMPO, DO JEITO QUE ESTÁ...

     

     

     

  • Deveriam soltar a pesquisa
    Deveriam soltar a pesquisa inteira.

    O que os brasileiros pensam de eleições gerais ao invés de eleições apenas para Presidente?

    Como avaliam o PT e os demais partidos?

    O que pensam da Lava Jato?

    Como se posicionam atualmente sobre diferentes presidenciáveis.

    Aposto que algumas destas questões estavam no questionário.

Recent Posts

Justiça determina novo prazo para prescrição de ações de abuso sexual infantil

Em vez de contar a partir do aniversário de 18 anos da vítima, prazo agora…

9 horas ago

O que diz a nova lei para pesquisas com seres humanos?

Aprovado pelo Senado, PL segue para sanção presidencial e tem como objetivo de acelerar a…

10 horas ago

Da casa comum à nova cortina de ferro, por Gilberto Lopes

Uma Europa cada vez mais conservadora fala de guerra como se entre a 2ª e…

10 horas ago

Pedro Costa Jr.: Poder militar dos EUA não resolve mais as guerras do século XXI

Manifestantes contrários ao apoio dos EUA a Israel podem comprometer a reeleição de Biden, enquanto…

11 horas ago

Economia Circular e a matriz insumo-produto, por Luiz Alberto Melchert

IBGE pode estimar a matriz insumo-produto nos sete níveis em que a Classificação Nacional da…

12 horas ago

Os ridículos da Conib e o mal que faz à causa judia, por Luís Nassif

Conib cismou em investir contra a Universidade Estadual do Ceará, denunciada por uma postagem na…

13 horas ago