Por divergências, Jucá deixa liderança do governo no Senado

Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil

Jornal GGN – O senador Romero Jucá (MDB-RR) anunciou que deixa a liderança do governo após desentendimento com o Palácio do Planalto sobre os encaminhamentos dos problemas enfrentados em Roraima, com a imigração de venezuelanos. Pelo Twitter, Jucá disse que comunicou sua decisão ao presidente Michel Temer.

“Acabo de comunicar ao presidente Michel Temer que deixo a Liderança do Governo por discordar da forma como o governo federal está tratando a questão dos venezuelanos em Roraima”, tuitou.

Jucá foi escolhido líder do governo no Congresso desde que Temer assumiu a presidência após o golpe de 2016. Foi escolhido o líder no Senado em março do ano passado, substituindo Aloysio Nunces quando este foi escolhido para o ministério das Relações Exteriores.

Jucá participou na semana passada de uma reunião no Planalto sobre a imigração de venezuelanos e sugeriu ao governo o fechamento temporário da fronteira do estado. Segundo ele, isso evitaria que Roraima entrasse em ‘colapso’. O Planalto já havia sinalizado que não limitaria a entrada de estrangeiros no país por questões humanitárias e também de acordos internacionais dos quais é signatário.

O Planalto ainda não comentou o assunto da saída de Jucá da liderança e nem confirmou o teor da conversa entre Temer e o senador.

Segundo a Agência Brasil, Jucá pretende atuar como ‘adversário’ do governo na questão de Roraima e que ‘fará muito barulho’ para cobrar do governo federal e outros órgãos para que seus pleitos sejam aceitos. Negou, no entanto, que sua decisão tenha sido tomada pela proximidade das eleições.

“Há dois anos eu defendi o fechamento da fronteira. Eu estava antevendo o problema, e vai piorar, porque a Venezuela só piora. Depois da eleição, o problema continua. Esse assunto vai se agravar ainda mais, será uma questão para o novo presidente”, afirmou.

O senador emedebista afirmou que não tem condições de defender Roraima, criticar o governo e ocupar o cargo de líder. “Entre o cargo de líder, o governo federal, o estado e a população de Roraima, que me elege e eu tenho que defender, é claro que eu opto sem nenhuma dúvida pela população de Roraima”, disse. 

Afirma que o governo tem ‘boa vontade’ para tratar dos venezuelanos, mas que não está focado no que interessa, no cerne da questão, que é o alto número de imigrantes que chegam a Roraima. “Eu não rompi com o governo, mas nessa situação sou adversário do governo e portanto vou cobrar todas as questões que o meu estado precisar. Eu sou hoje um senador independente, o MDB apoia o governo, sou presidente do partido. Mas a defesa do governo no Senado será feita pelo novo líder”, disse.

Quem assume a liderança do governo no Senado é o atual vice-líder, senador Fernando Bezerra (MDB-PE).

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

View Comments

  • Ligue os pontos da "oposição" de Jucá a Temer

     

    LIGUE OS PONTOS

    Gabriel Priolli

     

    1. Romero Jucá renuncia à liderança do governo no Congresso, por aparente divergência com Temer na crise dos venezuelanos.

    2. Venezuelanos são a principal preocupação dos roraimenses hoje.

    3. Romero Jucá disputa a reeleição ao Senado.

    4. Temer tem 90% de desaprovação na Região Norte

    6. Romero Jucá está em 3º lugar nas pesquisas, segundo o Ibope.

     

  • Huumm revelador,FAKE NEWS
    Huumm revelador,FAKE NEWS MILITAR A CAMINHO P UMA GUERRA,?Já está acertado!?O golpe e as petroleiras são capazes de td,lembremos o prédio q caiu após explosões!

  • Nenhum ingênuo acredita nesse

    Nenhum ingênuo acredita nesse papo de divergência com o governo golpista. O real motivo é o oportunismo para se apropriar de uma bandeira dos eleitores de Rorâima, que não é sua, contra o acolhimento aos venezuelanos.

    • Pior que tem, chapa. Tu viu

      Pior que tem, chapa. Tu viu alguma repercussão disso ? Só no sul-sudeste. Por lá os amigos de sempre espalharam que "Ente divino. Sempre se preocupou com as causas humanitárias mundiais". Putz!

      120 mil votos o colocam no Senado por mais 8 anos. E isso é moleza. E a reboque a tão sonhada e almejada Imunidade parlamentar por mais 8 anos. E adesão celular-plasmática com o próximo governo do presidente que ganhar as eleições.

      Seja ele qual for.

       

  •  
    PARTE DOS RATOS GOLPISTAS

     

    PARTE DOS RATOS GOLPISTAS JÁ ESTÃO SENTINDO-SE ENCURRALADOS.

    A debandada do Jucá, sinaliza que o covil no qual se acoita o miShell  e seus parças, o nível da água já incomoda perigosamente. Tudo indica que a lama já ultrapassou a popa da bunda gorda dos salafrários.

    Orlando

    • PARTE DOS RATOS GOLPISTAS

      Sabe nada inocente!

      Ele quer se reeleger, entendeu agora?

      Depois que Temer liberou um monte de verba à ele para que ele ajude seu estado a receber os refugiados vezuelanos, agora volta a seu covil usa esse dinheiro para fazer companha, dizendo que é a favor dor povo e contra o governo, diz o que o povo quer ouvir.

       

Recent Posts

Moody’s muda perspectiva da nota de crédito soberano do Brasil

Agência coloca prognóstico em patamar positivo; caso mudança de nota de crédito se confirme, país…

8 horas ago

“Cuidar da floresta é mais rentável que derrubar árvores”, afirma Lula

Presidente fala sobre temas que interessam ao Brasil e ao Japão às vésperas da visita…

9 horas ago

Presidente Lula sanciona mudanças na tabela do Imposto de Renda

Isenção tributária chega a quem recebe até dois salários mínimos no mês; em SP, presidente…

9 horas ago

Estratégia federal vai aumentar uso da bactéria wolbachia contra a dengue

Soltura de mosquitos infectados está programada para ocorrer em julho; objetivo é reduzir casos a…

10 horas ago

Sindicatos seguem em luta contra privatização da Sabesp

Vereadores discutem mudar legislação para que capital paulista seja inclusa no plano de venda da…

11 horas ago

Em defesa prévia, Moro diz que CNJ está gastando “dinheiro público inutilmente” para investigar seus abusos

Trabalho da Corregedoria do CNJ pode abrir caminho para ação na esfera penal contra o…

11 horas ago