Presidente da Sabesp diz a vereador tucano que CPI é “teatrinho”

Jornal GGN – A presidente da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo), Dilma Pena, nomeada para o posto pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), disse ao vereador tucano Andrea Matarazzo [à direita na foto], durante a CPI da Sabesp, que a investigação dos vereadores sobre a falta de água na Região Metropolitana não passa de um “teatrinho”.

A fala foi gravada durante a sessão da CPI da Sabesp na Câmara de São Paulo, no dia 8 de outubro. Na ocasião, Matarazzo, que presidente a CPI, tentava acalmar Dilma Pena. Ele disse à dirigente que ela não precisava se preocupar porque, no final das contas, a investigação não teria “consequência zero”, ou seja, ninguém seria punido caso se comprove erros na gestão hídrica praticada pela estatal. “Dilma, vai por mim, não se impressione. Esquece”, diz o tucano. “A consequência é zero, nada”, emendou.

Na sessão desta quarta (15), Dilma Pena se disse constrangida com a repercussão de sua fala. “Estou pessoalmente bastante constrangida. Sempre defendi a ética na política pública e resultados para sociedade. A conversa que tive particular e fora do período institucional desta casa com um amigo de longa data me constrange profundamente. Foi um comentário infeliz. Em nenhum momento eu quis ou tive a intenção de macular a missão desta casa e muito menos a pessoa institucional e pessoal de cada um, manifesto aqui o meu constrangimento com essa matéria”, afirmou.

No dia 8, Matarazzo enumerou para Dilma os parlamentares que fazem parte da comissão. Um deles é o ex-tucano José Police Neto (PSD), que virou alvo de críticas de Dilma. “Ele [Police Neto] é muito sem-vergonha, a gente ajudou ele tanto e ele jogou os pés no nosso peito”, comentou a presidente da Sabesp.

Depois, Dilma tentou remendar a fala, e afirmou que a gravação de sua conversa particular com Matarazzo é ilegal. Segundo ela, frases pinçadas “distorcem a análise e a informalidade da conversa”. Em seguida, elogiou Police Neto, que “atuou altivamente na elaboração do contrato entre a prefeitura, o Estado e a Sabesp”.

Police Neto, por sua vez, disse que pretende abrir um processo contra Dilma. “Dilma Pena sofre de racionamento ético e moral. A CPI fica pequena frente à agressão. Difamação é arma dos que têm baixa reputação”, afirmou, de acordo com informações da Folha.

Hoje, durante a sessão da CPI, Neto contou que jamais, em 42 anos, passou um momento tão constrangedor. “Tudo o que é falado aqui é público e temos que atribuir as responsabilidades. Faz parte da nossa democracia. As conversas que podem diminuir não vão deixar de existir. Quem teve a reputação abalada não fui eu. Me preocupo com a CPI, com a Casa, com a repercussão negativa que este episódio pode trazer. Ele deve servir de reflexão do que são nossas CPIs e o que devem ser, promover. Discutíamos o problema da água e passamos a discutir racionamento ético, e esse não se esgota com a chuva”, completou, de acordo com o portal Terra.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • E daí?!
    Qual veículo de

    E daí?!

    Qual veículo de comunicação vai repercutir? Qual promotor vai se mexer? Quem no tucanistão vai se importar?

    • Chegamos a esse ponto. O

      Chegamos a esse ponto. O presidente da CPI diz à investigada que a sua investigação é teatro e que ela pode ficar tranquila, que nada acontecera a ela e ao governador responsavel (alias, essa historia ja começa com um problema ético. A CPI é presidida por alguém do mesmo partido dos responsaveis). E qual foi a manchete dos jornais paulistas ? No JN, tão preocupado com a moralidade publica ? E dos paulistanos, que dizem ter horror à corrupção ? Nada. Niente. Nothing.

  • ''''Teatrinho''. Enloiqueceu?

    ''''Teatrinho''. Enloiqueceu? Em que planeta a sra, vive?

        No meu entender estão segurando o rodízio de água ,ou desabastecimento temporário,típico do tucanês,pra depois do segundo turno)

              Não é porque sou antipetista que não enxergo a barbaridade que nosso governador está fazendo com a água, com segurança pública, com profe4ssores e etc etc.

                Ele parece um boneco que vai pra cá e pra lá sem nenhuma direção.

                   Não tenho a menor ideia como foi reeleito com tanta expressão.

                   Dando um chute: O antipetismo em sp e o tal de Scaf não transmite nada além de ''negociatas''.

                         Deve ser isso ou próximo.

                               Eu não votei no picolé de xuxu,

  • Tudo haver para diferenciar as Dilmas.

    Enquanto São Paulo votar no PSDB-Aecio mais  mais a "natureza" irá se manifestar contraria  Pena pois só os mais pobres todos sofrerão mais

  • "Teatrinho"?  Que gracinha

    "Teatrinho"?  Que gracinha saber que o proprio Alkmin esta do seu lado, ne?  Impunidade garantida.

    Ainda mais CPI...

  • O paulista não está sem água: ... é teatrinho!

    Agora, teatrÃÃÃoo mesmo foi  a dos Correios, digo, mensalão, digo AP470.

    Com direito a aanastrões profissionais!

  • Água

    Culpar o calor e ao aumento do consumo é demais...  Ninguém sabe, lá pelas bandas de SP, que na primavera e no verão o consumo aumenta?  Ninguém sabia há dois, três, cinco anos que o sistema estava em franca deterioração?  Sabiam, mas isso não interessa publicar e ainda por cima atrapalha a reeleição, então é melhor esconder, abafar ...   Fica a pergunta: estelionato eleitoral? Será que o governador reeleito 'não sabia' de nada?  Avisado, muitas vezes e por vários órgãos, ele foi!  Será que estão, todos, em São Paulo, carregando baldes de água para o banho e a limpeza de casa?  Estão todos sem tomar banho? Todos sem cozinhar?  Todos com a louça suja acumulando na pia e o ambiente degradando com o calor? Todos em situação de risco sanitário?  Pessoas há nove dias sem água em casa ...  Apagão elétrico, apagão hídrico ...   Vamos ver a quem será imputada esta responsabiidade ...    :-(

     

  • Precisa ser agora

    De qualquer modo, e infelizmente, o Alkmin já foi eleito.

    Este assunto precisa ser amplamente explorado para demonstrar o modo de gestão dos tucanos antes que ocorra o pior no segundo turno da eleição presidencial. É preciso haver mobilização para mostrar como este evento sintetiza o modo de gestão do PSDB e as consequências para o Brasil.

    A entrevista do Lula para Carta Capital é simplesmente memorável. Estamos de fato escolhendo qual o modelo de Brasil que queremos.

    Enquanto isto, um dos caras mais decentes deste país continua na cadeia.

    A hora é agora para evitarmos o pior

    Francisco

     

  • Mude o partido...

    Mude o partido, apenas a sigla e coloque PT, imagina como não estaria sendo noticiado hoje, no mínimo a Presidente da Sabesp iria cair.

Recent Posts

Promoção da equidade de gênero no trabalho avança, mas tropeça nas pequenas empresas

Em meio a desigualdades salariais, assédio e lacunas legais, advogada destaca avanços e desafios para…

9 minutos ago

A melhora no mercado de trabalho, por Luis Nassif

O maior empregador continua sendo o serviço público, seguido de Empregador sem CNPJ (ou seja,…

1 hora ago

Justiça determina novo prazo para prescrição de ações de abuso sexual infantil

Em vez de contar a partir do aniversário de 18 anos da vítima, prazo agora…

11 horas ago

O que diz a nova lei para pesquisas com seres humanos?

Aprovado pelo Senado, PL segue para sanção presidencial e tem como objetivo de acelerar a…

12 horas ago

Da casa comum à nova cortina de ferro, por Gilberto Lopes

Uma Europa cada vez mais conservadora fala de guerra como se entre a 2ª e…

12 horas ago

Pedro Costa Jr.: Poder militar dos EUA não resolve mais as guerras do século XXI

Manifestantes contrários ao apoio dos EUA a Israel podem comprometer a reeleição de Biden, enquanto…

13 horas ago