Principismo e realpolitik – duas visões da política, por Motta Araujo

Principismo e realpolitik – duas visões da política

Por Motta Araujo

O conceito de REALPOLITIK, a política de resultados como o oposto da política de princípios não foi criado por Bismarck como muitos pensam. Suas raízes estão em Maquiavel, depois aperfeiçoadas pelo Príncipe de Metternich e teorizadas pelo historiador alemão Ludwig von Rochau. Bismarck foi um adepto do conceito. E seu mais famoso operador no Século XX foi Henry Kissinger, autor de um clássico sobre Metternich “UM MUNDO RESTAURADO”.

Kissinger aplicou a frio o conceito quando foi o formulador do acordo dos EUA com Mao Tse Tung, que mudou a história do mundo ao abrir a China Comunista para o capitalismo e para o Ocidente.

Mas Kissinger não esteve sozinho. Mais importante e anterior a ele na diplomacia americana foi George Kennan, embaixador na URSS e primeiro chefe de planejamento político do Departamento de Estado, que formulou a política de contenção, o “CONTAINMENT”, que aplicada por 50 anos levou ao fim da União Soviética.

A “política de contenção” que propunha não enfrentar a URSS ideologicamente, mas apenas fazê-la se esgotar economicamente deu resultado.

A “politica de contenção” foi formulada em 1947 e Kennan previu a que a União Soviética se desintegraria por exaustão econômica em 50 anos.

Em que consiste na prática a REALPOLITK? Significa abrir mão de princípios e ideologias e focar nos resultados práticos de uma ação política. Passar por cima de princípios, abandoná-los se for necessário e  operar apenas para obter resultados.

O caso do restabelecimento de relações diplomáticas com a China Comunista é um clássico. Os EUA por fidelidade a Taiwan, resquício da luta de Chiang Kai Shek contra os japoneses e depois contra Mao, não tinham relações diplomáticas com a China, Taiwan era para os EUA a China.

Por principio tinham razão, por resultados era absurdo. A China Comunista era uma realidade maior que Taiwan, Kissinger fez Nixon abandonar os princípios que diziam que os EUA deveriam ser fiéis a Taiwan e fez um acordo com seu arqui inimigo, o diabo em pessoa, Mao Tse Tung, aquele que os EUA mais abominavam no mundo.

Agora, no restabelecimento de relações com Cuba, o Presidente Obama opera a  “realpolitik”, abre mão de princípios e procura resultados comerciais e geopolíticos. Os americanos são em geral “principistas”, mas isso está mudando a partir do fim da Segunda Guerra, eles estão caminhando para uma aplicação de “realpolitik” na sua política externa.

No Brasil, o caso da “Lava Jato” é um exemplo clássico de não aplicação do conceito de REALPOLITIK. Por uma questão de princípios morais e éticos um grupo de operadores do direito vai liquidar com um bom pedaço da economia nacional para punir “demônios” empresariais que são um capital importante para o País.

E a corrupção? É menos importante em valor econômico, infinitamente menos, do que a destruição de valor que a punição da corrupção via conseguir.

O Brasil pode perfeitamente crescer e ser próspero com corrupção até certo limite e pode afundar e empobrecer com uma política de excesso de controle e punições criadas por um terrorismo policial-judiciário.

Persegue-se 1 ou 2 bilhões de reais e destrói-se 700 ou 800 bilhões por paralisia de investimentos, clima de terror, pessimismo, má imagem causada por auto flagelação da economia e de seus agentes.

A corrupção é o lado negativo de um grupo de empresários, mas o lado positivo que eles geram é muito maior. Não interessa aos principistas. Eles preferem morrer a abrir mão de seus princípios. No caminho destroem valores, riquezas e gente. A expressão máxima dos principistas são os “fundamentalistas” grupos fanáticos que eliminam todos que não são iguais a eles.

Redação

Redação

View Comments

  • Excelente

    Pragmático e lúcido o artigo do senhor André Araújo.De fato para  eliminar alguns ratos  se pretende implodir o prédio inteiro. A falta de sensatez tomou conta de grande parte da opinião pública do país. Uma infinidade de "Robespierres" do Judiciário, Ministério Público e Imprensa atiça a "caça as bruxas", numa onda de  vingança e não Justiça. Sim a corrupção deve ser combatida e punida mas não com colapso econômico. Sim os corruptos devem ser punidos, mas sem o  sadismo de humilhações e prisões arbitrárias com prazos indefinidos.   Aliás do que adianta engaiolá-los? O que importa é que devolvam o dinheiro surrupiado e prestem penas alternativas.  O sujeito é engenheiro, então trabalho durante dois anos, todo fim de semana, na construção de moradias populares. Do limão deve se fazer a limonada. Hitler não era corrupto ....

  • Tem ideologia nas duas visões

    Prezado André,

    O que move ambas as visões é ideologia. A realpolitik é uma ideologia política, pragmática, mas ideologia, e, por sua vez, o principismo não é feito só de ideias abstratas, é bem pragmático nos seus objetivos. Ou vocês acham que a operação Lava Jato é puro principismo, não tem nada de realpolitik DA OPOSIÇÃO, que pretende sabotar o desenvolvimento brasileiro e boa parte do empresariado nacional? 

     

  • Apenas

    Uma correção: A URSS se esvaiu nem tanto pela tática da contenção dos EUA, mas porque os sucessores de Stálin abandonaram as diretrizes da  polítca de construção e governança socialista formulada por Lênîn e, com base nessa, pelo próprio Stálin.

    No mais. você está absolutamente certo. É o que dá termos homens comuns pilotando assuntos para estadistas!

     

     

     

  • Vamos ver se li bem

    Então o Motta Araújo vem resgata o conceito de REALPOLITIK para condenar ação de operadores do direito em tentar, eu disse TENTAR, limpar o ar corrupto que assola o país?

    Poxa, o autor do texto está sendo mais realista que a AGU. E já contei 2 textos com toda retórica para passar a mão na cabeça dos empresários.

    Acho ser a primeira vez que o lado corruptor está sendo investigado e escrutinado pela sociedade.

    Qual parte do "cansamos de corrupção" o autor do texto ainda não entendeu?

  • O pior artigo sobre política

    O pior artigo sobre política externa da história do blog.

    Não existe "principismo e Realpolitik(termo alemão, substantivos sempre capitalizados)", o que existe é Idealismo e Realismo, além de outros paradigmas de relações internaiconais.

     

  • Por que se amotinam e planejam em vão? ...

    Principistas nada. ...GOLPISTAS!...

    Serão responsabilizados e punidos, por todo esse estrago que estão causando. 

  • Paradigmas realistas na

    Paradigmas realistas na prática existem desde o século XVIII, com a adoção de conceitos científicos do Iluminismo, como "equilíbrio", nas relações internacionais. No Tratado de Utrecht, "Equilíbrio de Poder" foi citado pela primeira vez em um grande acerto internaiconal.

    Que absurdo, dizer que os EUA do pós-segunda guerra(guerra fria)não eram idealistas, completamente ridículo. A política externa da Guerra Fria foi completamente ideológica até Nixon adotar os paradigmas realistas defendidos por Kissinger. A política externa americana costuma alternar períodos de idealismo(como a fase inicial da Guerra Fria, a Nova Guerra Fria de Reagan e a Guerra ao Terror de W. Bush)com períodos realistas(Nixon, H. Bush, Obama).

    No caso da lava jato, a destruição das empresas brasileiras representa a fiel aplicação da doutrina do bacharelismo, ideologia dominante durante a República Velha. Tanto que todo o processo está sendo elaborado pelo bacharelismo institucionalizado(Judiciário, MP)e partidário(a UDN, i.e., PSDB e afins).

    A destruição da Petrobrás, criada por Vargas, um dos maiores inimigos do bacharelismo, que derrubou a oligarquia bacharel em 1930, é simbólica desse processo.

    O senhor Motta Araújo é um exemplo concreto da ideologia bacharelesca em ação, baseada em uma visão essencialmente ideológica de mundo, comumente baseada em certos valores morais e preconceitos, que vê comunistas, bolivarianos e petistas em qualquer opinião que não se conforme com seus dogmas.

    O dogmático bacharelesco é aquele que defende rompimento de relações com a Venezuela(mais superávit comercial do Brasil)ou com a Bolívia(território cordial da América do Sul e país com enromes reservas energéticas)por serem esses países governados por "bolivarianos cucarachas" ou "índios de cabelo lambido".

    Esses termos depreciativos são batsante exemplificativos do nível de irracionalidade contido nessa visão de mundo retrógrada do conservadorismo brasileiro.

  • "Eles preferem morrer..." Não

    "Eles preferem morrer..." Não haverá morte nem risco.  A PF, os juízes, o MPF continuarão recebendo os gordos proventos pontualmente.

  • principismo é apenas um álibi

    Há muito que principismo é apenas o álibi que governos utilizam para impor seus interesses. No Brasil temos duas correntes distintas : os patrimonialistas e defensores de previlégios para minorias encabeçados pela oposição ,judiciário e mídia , e as correntes comprometidas com algum equilibrio social e distribuição de renda encabeçada pelo PT e correntes difusas da sociedade. As duas correntes utilizam diversas graduações de realpolitik para atingir seus objetivos e tem como álibi principismos toscos : neoliberalismo e desenvolvimentismo.  

  • Há controvérsias

    "O Brasil pode perfeitamente crescer e ser próspero com corrupção até certo limite e pode afundar e empobrecer com uma política de excesso de controle e punições criadas por um terrorismo policial-judiciário."

    "Excesso de controle e punições criados por um terrorismo policial-judiciário" é impensável numa democracia.Ou não?

Recent Posts

Eduardo Leite cobra soluções do governo federal, mas destruiu o código ambiental em 2019

Governador reduziu verbas para Defesa Civil e resposta a desastres naturais, além de acabar com…

6 horas ago

GPA adere ao Acordo Paulista e deve conseguir desconto de 80% dos débitos de ICMS

Empresa soma dívida de R$ 3,6 bilhões de impostos atrasados, mas deve desembolsar R$ 794…

7 horas ago

Lula garante verba para reconstrução de estradas no Rio Grande do Sul

Há risco de colapso em diversas áreas, devido à interdição do Aeroporto Salgado Filho, dos…

7 horas ago

Privatizar a Sabesp é como vender um carro e continuar pagando o combustível do novo dono

Enquanto na Sabesp a tarifa social, sem a alta de 6,4% prevista, é de R$…

8 horas ago

Al Jazeera condena decisão do governo israelense de fechar canal

O gabinete israelense vota por unanimidade pelo encerramento das operações da rede em Israel com…

10 horas ago

Chuvas afetam 781 mil pessoas no RS; mortes sobem para 75

Segundo o Ministério da Defesa, foram realizados 9.749 resgates nos últimos dias, dos quais 402…

10 horas ago