PT cobra explicação de ministro sobre espionagem contra Lula

Jornal GGN – O PT na Câmara dos Deputados está cobrando explicações do ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional, general de Exército Sergio Westphalen Etchegoyen, sobre monitoramento ilegal que o órgão fez do ex-presidente Lula.

O assunto veio à tona recentemente. A Folha de S. Paulo publicou que o Planalto estava sendo recebendo informações de serviços de inteligência a respeito de encontros de Lula com o líder do MTST, Guilherme Boulos. “Ora, se faz isso com os movimentos sociais, pode estar fazendo em outros encontros do ex-presidente com outras instituições, com organismos internacionais”, disse o deputado Adelmo Leão.

Ele é autor de um pedido oficial na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara para que o ministro se explique.

Do PT na Câmara

Gabinete Institucional do governo golpista terá que explicar denúncia de monitoramento do ex-presidente Lula

Por Vânia Rodrigues

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general de Exército Sergio Westphalen Etchegoyen, do governo golpista de Michel Temer, tem 30 dias para explicar as ações da pasta referentes à denúncia de monitoramento do ex-presidente Lula. “Este monitoramento desvirtua a missão constitucional do órgão de Estado, que age com função político-partidária. Isso é extensão do golpe que se aplicou no Brasil, no Estado Democrático de Direito”, denunciou o deputado Adelmo Leão (PT-MG), autor do pedido de informação aprovado hoje (21), pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara.

O deputado Adelmo explicou que recentemente a imprensa divulgou que o GSI estava monitorando o ex-presidente Lula. O painel da Folha de S.Paulo, por exemplo, publicou que “o Planalto recebeu informações de serviços de inteligência sobre encontros recorrentes entre o ex-presidente Lula e Guilherme Boulos, líder do MTST, além da relação das reuniões com manifestações contra o presidente interino Michel Temer”.

“Ora, se faz isso com os movimentos sociais, pode estar fazendo em outros encontros do ex-presidente com outras instituições, com organismos internacionais”, analisou o parlamentar do PT mineiro. Adelmo enfatizou que Lula ainda continua como uma das autoridades mais respeitáveis e queridas nesse País e no exterior.

“Isso (monitoramento) é falta de responsabilidade. E nós queremos saber efetivamente do general Etchegoyen se está acontecendo, porque isso é um fato extremamente danoso ao respeito, à dignidade humana, à liberdade das pessoas, à impessoalidade das relações”, argumentou Adelmo Leão.

Aliás, continuou o deputado, “esse monitoramento já aconteceu no passado por parte de um juiz, o Sérgio Moro”, disse, se referindo às gravações ilegais de conversas entre a presidenta eleita Dilma Rousseff com o ex-presidente Lula. “Foram gravações feitas de maneira absolutamente ilegais e ofensivas”, reforçou. Adelmo enfatizou ainda que, ao reconhecer o erro, Sérgio Moro errou de novo pedindo desculpas ao Supremo Tribunal Federal. “Moro deveria sim, com respeito, pedir desculpas a Dilma e ao Lula e garantir que essa prática, contra o Estado Democrático de Direito, não vá mais se repetir”.

Na avaliação do deputado Adelmo Leão, o Estado de direito, de justiça e de liberdade não permite esse tipo de abuso, de autoritarismo. “Isso é inaceitável. Se eventualmente continua acontecendo monitoramento, nós queremos condenar. Ele é mais uma expressão do Estado ditatorial do golpe que lamentavelmente está acontecendo no Brasil”.

O deputado Adelmo Leão avaliou ainda que, “o grupo do golpe está preocupado com o ex-presidente Lula pelo que ele representa para o Brasil”. “Como eles que não têm nada de prova contra Lula, atacam as conquistas, os ganhos, a verdadeira revolução que ele fez. O monitoramento é uma ação de constrangimento para a sociedade, para os movimentos sociais, para todos nós e isso não podemos aceitar”. 

Ditadura – O presidente da Comissão de Fiscalização Financeira, deputado Leo de Brito (PT-AC), também condenou a prática de monitoramento. “Se forem confirmadas as denúncias de que os serviços de inteligência do governo estavam vigiando o ex-presidente Lula, é muito grave. Essa prática é condenável, ela flerta com o autoritarismo e com as práticas utilizadas no período da ditadura militar”, criticou.

Leo de Brito afirmou ainda que o monitoramento fere frontalmente as atribuições do Gabinete de Segurança Institucional e informou que se as explicações não chegarem em 30 dias, o ministro do GSI poderá responder por crime de responsabilidade.

Vânia Rodrigues
Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara

Redação

Redação

View Comments

  • Lulinha paz e amor

    é assim que a direita fascista governa. Nada de republicanismo. 

    Será que agora o Lulinha paz e amor (o republicano) e o PT aprendem?

     

  • Isole-mo-lo, vaie-mo-lo e escrache-mo-lo até que caia!

    Expressão do Estado policial!

    O Inominável Golpista e seus "ministros" e aspones que nomeou devem ser denunciados, vaiados e escrachados por onde quer que passem! 

    O PT deve articular para que este governo golpista seja humilhado durante os Jogos Olímpicos. Nenhum atleta, treinador ou dirigente deve cumprimentar estes golpistas imundos ou aceitar receber medalhas deles!

    Se o Inominável Golpista está tentando sitiar a Presidente Dilma no Alvorada, ele deve ficar sitiado no Jaburu como um rato acuado na toca.

    #TemerJamais .

  • Enquanto isso o Brasil padece

    Enquanto isso o Brasil padece com as suas fronteiras abertas ao tráfico de armas, tráfico de órgãos humanos, tráfico de pessoas, tráfico de drogas etc. Por quê não grampeiam e prendem essa gente?

     

  • Esses gal de nome esquisito é

    Esses gal de nome esquisito é meio aloprado, corre o risco de dá uma banana para os parlamentares do PT.

    Principalmente porque os milicos "estão assim" com os golpistas. Tem foto do gal. Villas Boas sorridente ao lado do ladrão, traidor e golpista Temer.

    Por enquanto não vejo nenhuma repulsa dos milicos em relação aos golpistas, traidores, entregadores do patrimônio público`às empresas americanas, lambe botas do americanos, sabotadores das causas sociais, apoiadores dos rentistas e por aí vai

    Acho que esses gal não dará explicação p ... nenhuma

    • Oi Gilson AS
      Concordo com

      Oi Gilson AS

      Concordo com você.

      Os militares estão a mil, só aguardando a chance de dar  um rapa nos petistas e movimentos sociais.

      E até parece que eles estão, só agora, de olho no Lula.

      Saudações

       

       

  • A nação gasta uma fortuna

    A nação gasta uma fortuna na formação de um traste para que chegue ao generalato e depois o sujeito gasta mais uma fortuna para vigiar (perseguir) o político brasileiro mais admirado no mundo .

    Não estranharei se o militar que executou a onça considerando-a como uma grande ameaça a segurança nacional seja urgentemente promovido .

    O lisraB está realmente de cabeça pra baixo .

    VERGONHA !!    VERGONHA !!

  • Dinheiro jogado fora

    O general está desperdiçando recursos públicos. As "importantes" informações que ele está obtendo do monitoramento provavelmente estão disponíveis no clipping diário dos principais jornais. Falta de serviço é um problema.

  •  
    Que forças armadas são

     

    Que forças armadas são essas? A quem servem? São mantidadas pelo povo brasileiro para defender os interesses do Brasil, ou, dos USA?...

    Todas as nações independetes e autonômas tem seus exercitos voltados para defesa do próprio povo e do País. Apenas as republiquetas de merda, utilizam suas forças armadas contra os verdadeiros interesses da Naçãol e do Povo.

    Espero e acredito que os atuais lideres militares não sejam mais tão alienados e subalternos aos norte-americanos como o foram aqueles que embarcaram na patranha armada pelos golpistas, à soldo da FIESP e da embaixada americana, que veio à furo, naquele fatídico primeiro de abril de 1964.

    Orlando

  • Pelotão de taifeiros do US ARMY.

    É isso...

    O EB não passa de um pelotão de taifeiros do US ARMY.

    Sempre foi assim e sempre será.

    Está entranhado na doutrina das forças armadas brasileiras.

    Esse Etchegoyen tem DNA de milicos torturadores.

    Basta ver o histórico da família desde o golpe militar de 1964.

  • Fazem isso com que o Lula há

    Fazem isso com que o Lula há mais de 30 anos, desde os tempos das greves do ABC, nenhuma novidade aí, exceto o fato de que até o temer reconhece que é golpista na "grobo". FORA TEMER PICARETA!!!!!!!

Recent Posts

Copom reduz ritmo de corte e baixa Selic para 10,50% ao ano

Decisão foi tomada com voto de desempate de Roberto Campos Neto; tragédia no RS pode…

8 horas ago

AGU aciona influencer por disseminar fake news sobre RS

A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com ação judicial pedindo direito de resposta por conta…

10 horas ago

Assembleia Legislativa de SP celebra Dia da Vitória contra o nazismo, por Valdir Bezerra

Para a Rússia trata-se de uma data em que os russos homenageiam os mais de…

11 horas ago

Diálogo com o Congresso não impede cobertura negativa do governo pela mídia, diz cientista

Para criador do Manchetômetro, mídia hegemônica se mostra sistematicamente contrária ou favorável à agenda fiscalista

11 horas ago

Tarso Genro aponta desafios e caminhos para a esquerda nas eleições municipais

O Fórum21 comemorou o seu segundo ano de existência no dia 1⁰ de Maio e,…

11 horas ago

Desmatamento na Amazônia cai 21,8% e no Pantanal 9,2%

A redução no desmatamento ocorreu entre agosto de 2022 e julho de 2023, em comparação…

11 horas ago