Por título a Lula, reitor da Uneal é ameaçado de morte

Em Salamanca, Lula recebe o 27o. título de Doutor Honoris Causa (Foto Ricardo Stuckert)

Jornal GGN – O reitor da Uneal (Universidade Estadual de Alagoas), o professor Jairo José Campos da Costa, entregará título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O evento se dará no mês de agosto aproveitando a passagem do ex-presidente por Alagoas, em caravana pelo Nordeste.

O título a Lula foi aprovado em 2012, mas ainda não tinha sido entregue. Segundo o reitor, a solenidade estará na programação da caravana, porém sem dia definido, somente o mês.

A decisão de conceder o título a Lula foi do Conselho Superior da Uneal, e por unanimidade. Segundo Jairo José, sejam quais forem os desdobramentos atuais do que acontece com Lula, a Universidade não pode e não irá negar a importância das políticas do ex-presidente para o País, e com destaques para a democratização do ensino superior durante seu governo.

Agora, depois de anunciado que o título será finalmente concedido, o reitor Jairo Costa recebe ameaça de morte. O clima de ódio perdura, persiste e atinge a todos, indiscriminadamente. Lula foi pintado pela mídia e pela Lava Jato que aparece nos holofotes como o traidor da Pátria que desmerecem o reconhecimento por parte de tantas Universidades ao redor do mundo.

Leia abaixo o comunicado do reitor sobre as ameaças.

URGENTE: REITOR DA UNEAL AMEAÇADO DE MORTE!!!!

Venho, através da presente postagem, tornar público a comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL e à sociedade alagoana, que ontem, quando eu voltava do almoço para a Reitoria, aproximadamente, às 14h30min., a Secretária Executiva da UNEAL recebeu uma ligação no telefone fixo da Instituição, ameaçatória, destinada a mim, afirmando que eu seria um homem morto, no primeiro dia após a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula, prevista para o mês de agosto. 

Como realizarei, mesmo, a concessão do ato, aprovado, democraticamente, respeitando todas as normas regimentais da UNEAL, por 100% do Conselho Superior, órgão máximo de deliberação da Instituição que represento, com resolução publicada no Diário Oficial de Alagoas ainda em 2012, tomei os seguintes encaminhamentos:

1-Abri um boletim de ocorrência-BO na delegacia civil de Arapiraca. (Fui acompanhado pelo advogado da UNEAL, a secretária executiva, a assessora de comunicação e a pró-reitora de gestão e planejamento).
2-O advogado solicitou o rastreamento da ligação para identificar a procedência da ligação e demais providências de investigação.
3-Comuniquei ao excelentíssimo senhor governador Renan Filho para que, junto com  a Secretaria de Defesa Social de Alagoas, tomem as medidas cabíveis.

Lamento, profundamente, que tenhamos que conviver com tais posturas fraudadas no ódio e contra a integridade e dignidade humana. Não bastassem os problemas de toda ordem ora vividos pelos gestores das Universidades públicas brasileiras, em função das recentes posturas políticas relacionadas ao cumprimento de nossas missões institucionais.

Comunico aos meus familiares e amigos que tenho buscado a tranquilidade que o caso requer e, como homem público que sou, estou sob controle e proteção do Estado.

Espero continuar seguindo o curso da vida e de minha missão concedida pela maioria da comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL.

Prof. Jairo José Campos da Costa
Reitor da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

View Comments

  • Comentário.

    Quem ameaçou foi alguém que, quando ouve falar de cultura, puxa o revólver.

    Claro, deve ser mais um privilegiado da elite, com sua inegável paranóia.

  • Militância deve proteger Lula e Reitor na cerimônia.

    Se ainda fosse "ministro" da Justiça, José Eduardo Martins Cardoso acharia as ameaças ao Reitor muito "republicanas". Do mesmo modo que também achou "republicanos" o atentado terrorista contra o Instituto Lula, as agressões a petistas pelas ruas do Brasil e o ensaio da "Noite dos Cristais" em 15 de março de 16, quando diretórios do PT foram incendiados pelo país.

    Agora, que os fascistas colocaram seu "gangster" no Planalto, quem vai dar um basta nos seus ataques? Já que o Estado se omite, que a militância proteja o Reitor e o Lula, justamente homenageado.

  • Parabéns por mais esse, Lula

    Qualquer homenagem ao eterno presidente do Brasil é muito mais do que merecida.

    Galera e militância, muita festa nessa hora!

Recent Posts

A Lei de Alienação Parental no Brasil, por Salvio Kotter

Entre a Tutela da Justiça e a Proteção da Infância, nem manter nem revogar, reformar…

11 minutos ago

O Direito de Julgar no vale tudo do mundo, por Marcelo Henrique

Com que “direito” têm estas inúmeras e incontáveis, pessoas, iguais a nós, de declararem suas…

25 minutos ago

Concessão de terras e combate ao MST foram fake news do Bolsonaro

Ceres Hadich conta à TVGGN que concessão de 420 mil terrenos foi apenas um contrato…

38 minutos ago

Anarriê, alavantú XXVI – O espermatozoide que invadiu o Banco Central do Brasil, por Rui Daher

Como os espermatozoides são únicos, independentes, as taxas de juros no Brasil também o são…

58 minutos ago

O senador Romário continua oportunista, mesmo fora do campo, por Percival Maricato

Romário e cia conseguem emplacar outra CPI, para o mesmo fim: investigar a corrupções na…

1 hora ago

O STF e os guardas da porta do presídio, por Luís Nassif

Mais um desafio para o CNJ e para o CNMP. Se não for enfrentado desaparecerá…

3 horas ago