Categories: Cinema

Cinema: a nova Hollywood

 

Cinema 
Livro sobre a Nova Hollywood em 1968 chega ao Brasil

O ano de 1968 foi um ano político de grande importância e uma data chave no movimento de radicalização do cinema norte-americano, com filmes como ‘Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Balas’, ‘A Primeira Noite de um Homem’ ou ‘No Calor da Noite’

24 de maio de 2011

 

Foi lançada recentemente no Brasil a primeira tradução em português de um dos mais significativos livros sobre cinema escritos nos últimos anos sobre Hollywood. É a obra Cenas de uma Revolução – O Nascimento da Nova Hollywood, do jornalista Mark Harris. O livro trata de um assunto ainda pouco explorado, mas de extraordinária relevância para a história do cinema, que é o surgimento da nova safra de diretores norte-americanos da década de 1960 que formou o que ficou conhecida como Nova Hollywood.

A nova geração era composta por nomes como Brian de Palma, Coppola, Scorsese, Penn, Bogdanovitch, Lucas e Spielberg, entre outros, e onde poderiam ser inclusos também cineastas mais velhos, como Stanley Kubrick ou Sidney Lumet, que também contribuíram de forma decisiva para a transformação da cara do cinema norte-americano a partir de então.

Estes diretores foram responsáveis por modernizar o cinema norte-americano da década de 1960, ainda impregnado daquele otimismo e ingenuidade característicos dos “anos prósperos” da década anterior. A nova década apresentou a todos um mundo totalmente diferente, marcado por uma profunda crise política e crescente radicalização do conjunto população de um modo geral, mas particularmente dos trabalhadores e da juventude. Acompanhando este movimento, os mais talentosos realizadores de Hollywood introduzem dezenas de novos filmes destacando o caráter de crise da época, em obras onde vinha a tona a decadência e corrupção geral da sociedade, a crise política e a revolta social.

A obra dedica-se a um dos episódios deste grande movimento de renovação do cinema, o significativo ano de 1968, quando foram indicados ao Oscar filmes que revolucionaram esta Nova Hollywood, como Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Balas, de Arthur Penn; A Primeira Noite de um Homem de Mike Nichols e No Calor da Noite, de Norman Jewison, entre outros.

Obra de extraordinária importância foi o filme de Penn,­onde o casal de assaltantes – vividos por Warren Beatty e Faye Dunaway –, são apresentados de forma romantizada e são os verdadeiros heróis do filme, caçados brutalmente pelo governo e a polícia. Esta inversão de papéis era significativa da nova atitude que cada vez mais passava a dominar o cinema.

Outra obra bastante importante é A Primeira Noite de um Homem de Mike Nichols (diretor que já havia realizado o também fundamental Quem tem medo de Virginia Woolf? em 1966). Filme que consagrou Dustin Hoffman, A Primeira Noite de um Homem jogava uma pá de cal sobre o moralismo e a hipocrisia norte-americanos da década de 1950 ao apresentar a história de um universitário nada heróico que se envolve simultaneamente com uma mulher casada, esposa do melhor amigo de seu pai, e a filha dela, com quem se relaciona por mero jogo. A personagem de Hoffman revelava a total decadência da sociedade norte-americana da época, onde a juventude vivia sem objetivos ou perspectivas enquanto que o “mundo adulto” é também uma completa ruína.

Já No Calor da Noite destacava o problema do racismo presente nos Estados Unidos em um momento decisivo da luta dos negros por seus direitos civis.

O livro Cenas de uma Revolução procura analisar filme a filme sua importância para a época, detalhes de sua produção, os problemas enfrentados, as crises internas e finalmente, a recepção do público, da crítica e sua presença ou boicote nos festivais internacionais. É uma obra que vale a pena ser lida pois de dedica a um ano chave no processo de politização do cinema dos Estados Unidos em um dos momentos de maior crise da história do século XX.


Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Copom reduz ritmo de corte e baixa Selic para 10,50% ao ano

Decisão foi tomada com voto de desempate de Roberto Campos Neto; tragédia no RS pode…

9 minutos ago

AGU aciona influencer por disseminar fake news sobre RS

A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com ação judicial pedindo direito de resposta por conta…

2 horas ago

Assembleia Legislativa de SP celebra Dia da Vitória contra o nazismo, por Valdir Bezerra

Para a Rússia trata-se de uma data em que os russos homenageiam os mais de…

3 horas ago

Diálogo com o Congresso não impede cobertura negativa do governo pela mídia, diz cientista

Para criador do Manchetômetro, mídia hegemônica se mostra sistematicamente contrária ou favorável à agenda fiscalista

3 horas ago

Tarso Genro aponta desafios e caminhos para a esquerda nas eleições municipais

O Fórum21 comemorou o seu segundo ano de existência no dia 1⁰ de Maio e,…

3 horas ago

Desmatamento na Amazônia cai 21,8% e no Pantanal 9,2%

A redução no desmatamento ocorreu entre agosto de 2022 e julho de 2023, em comparação…

3 horas ago